Se alguém perguntasse a você qual é a melhor fase da sua vida, o que você responderia? Citaria algum momento memorável do passado? Responderia que a melhor fase da sua vida será no futuro, quando alcançará um objetivo específico? Bem, muita gente dá esse tipo de resposta, mas ele é bastante problemático.

Não. Não há nada de errado em lembrar-se do passado com alegria ou em planejar o futuro com entusiasmo. O problema é achar que eles são a melhor fase da sua vida. Se você aprofundar essa crença, vai tirar valor de algo extremamente importante: o presente.

Neste artigo, vamos entender melhor por que o hoje é a melhor fase da sua vida!

O passado não pode ser mudado

Existem pessoas que são verdadeiros “museus vivos”, ou seja, vivem do passado. Falam com nostalgia que tudo era melhor “no seu tempo”, como se nada prestasse hoje em dia. Ou então, há aqueles que se prendem aos erros que cometeram ao longo da jornada, lamentando continuamente por terem sido ingênuos ou pouco inteligentes. Essas pessoas “perdem” o momento presente, seja pelos arrependimentos que carregam consigo, seja pela idealização de que o passado era infinitamente superior.

O passado deve ser visto como um lugar de referência. Se algumas coisas deram certo nele, você pode tomá-las como base para tomar decisões inteligentes no presente. Da mesma forma, os erros cometidos podem indicar o que não deve ser feito. Portanto, procure pensar ou falar sobre o passado como um lugar de aprendizados, mas tenha o otimismo de vivenciar o presente da melhor maneira possível. Não se prenda aos seus arrependimentos ou às memórias, mesmo as mais alegres.

O futuro ainda não chegou

Se há quem vive no passado, também existem aqueles cuja mentalidade reside no futuro. A ansiedade, ou seja, o pensamento com foco no amanhã, tem a sua importância, afinal de contas, precisamos planejar os nossos próximos passos. Entretanto, não podemos nos descuidar do presente ou deixar de prestar atenção nele, pensando apenas no que está por vir. O que você vive hoje pode ter sido um desejo intenso no passado. Portanto, valorize o que você está vivendo agora.

PSC

É importante planejar o seu futuro, mas você não pode se esquecer do hoje. É agindo no presente que você conseguirá se preparar melhor para os desafios que estão por vir. É como um estudante em fase pré-vestibular: não adianta passar os dias se preocupando com a concorrência na hora da prova se ele não estudar desde agora. Use o presente para planejar o futuro, mas sem se esquecer de efetivamente vivê-lo.

O presente é a única coisa que existe

O passado não pode ser mudado. O futuro ainda não chegou (e, sendo bem pessimista, pode não chegar). Portanto, a única coisa que de fato existe é o presente — e ele é um presente mesmo! Hoje é o único dia que você está de fato vivendo. É apenas nele que você pode fazer algo. É no hoje, e só nele, que você pode estudar, trabalhar, investir, curtir a sua família, fazer algo de que você gosta, entre outros.

Você até pode dedicar alguns momentos aos aprendizados extraídos do passado e ao planejamento do futuro, mas, em excesso, esses atos podem se traduzir em melancolia ou em ansiedade, fazendo com que você desperdice esse dia especial que é o hoje.

Dicas para viver o hoje da melhor forma

Confira algumas dicas para que você viva o presente da melhor maneira, deixando o passado e o futuro nos seus respectivos lugares!

  • Seja grato

Em primeiro lugar, lembre-se de valorizar tudo o que você já conquistou. Em algum dia no passado, você desejou ter o que tem hoje, lembra? Por isso, mesmo que pareça que você não tem muito, agradeça. Se você tem um lar, uma família, alguns amigos, um emprego, uma oportunidade de estudo e um alimento na mesa, seja grato. A gratidão é uma maneira de valorizar a vida e de aproveitar melhor o momento presente.

  • Aprecie a companhia das pessoas

Quem está ao seu lado agora? Quem são as pessoas com as quais você mais convive? A arte da convivência pode ser bastante complexa e desafiadora, mas certamente você tem pessoas cuja companhia pode ser apreciada. Quando estiver com alguém, esteja 100% presente, escutando a pessoa na essência e extraindo aprendizados dessa relação. Nunca sabemos quando a vida vai nos separar delas!

  • Foque no que você estiver fazendo

Quantas vezes você precisou interromper uma atividade porque estava pensando em outra coisa? É o que acontece quando estamos lendo um parágrafo de um livro pela terceira vez porque estamos pensando nas contas que devem ser pagas amanhã, por exemplo. Evite que isso aconteça. No que quer que esteja fazendo, concentre-se. Se algo estiver tomando a sua atenção, anote o assunto em um papel e retome a sua atividade. Esteja 100% presente.

  • Lembre-se de que os problemas passam

Na vida, tudo passa. Nada dura para sempre. As alegrias do passado se foram. Os problemas do passado também. Portanto, mesmo que o seu momento presente seja difícil, concentre-se naquilo que estiver ao seu alcance para superá-lo. Tenha em mente que essa adversidade não vai durar eternamente. Até hoje, você sobreviveu e superou todos os seus problemas — e isso continuará acontecendo.

  • Medite

Para estimular a gratidão e o foco no presente, existe um hábito muito valioso que você pode desenvolver: a meditação. Meditar é exatamente a prática de concentrar a sua atenção no momento, aprendendo, pouco a pouco, a não levar o pensamento para o passado ou para o futuro. Quanto mais exercitamos essa prática, mais desenvolvemos a concentração e o controle da ansiedade.

Como você pode notar, a melhor fase da sua vida é agora. Mesmo que não pareça, é apenas no momento presente que você pode efetivamente agir para ser feliz. Por isso, pare de colocar a sua felicidade como um estado futuro. Você pode e deve definir as suas metas, mas não se esqueça de celebrar a jornada toda, e não apenas o alcance desses objetivos.

E você, ser de luz, tem valorizado o presente ou tem vivido no passado ou no futuro? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!