O tempo é o recurso mais valioso da vida humana. Todas pessoas possuem um tempo de vida limitado. O que significa, portanto, ser rico de tempo e liberdade? Ser rico de tempo é muito mais do que ter muitos anos de vida pela frente. Até porque, ninguém sabe com certeza quanto tempo de vida tem pela frente. Ser rico de tempo é na verdade ser rico de liberdade. Liberdade para fazer o que quiser com o seu tempo. Seja esse tempo um mês, 10 anos ou 100 anos. Aquele que vive o seu tempo de forma livre é rico em liberdade e tempo.

Por que devo buscar riqueza de liberdade/tempo?

Ser livre é a melhor coisa que existe. Apenas essa afirmação já deveria ser motivo o suficiente para mover todo ser humano em busca de riqueza de liberdade e de tempo. A verdadeira felicidade depende não só da prosperidade financeira, mas também do que nós fazemos com um outro recurso muito valioso: o tempo. Estar no controle do seu tempo promove comportamentos diretamente associados com o aumento do bem-estar e da felicidade. Não adianta nada acumular riqueza material se você sente que não tem tempo para nada. Se a sua riqueza não é fruto do uso que você faz livremente do seu tempo, dificilmente ela trará felicidade.

Quando fazemos algo com amor, o tempo cronológico deixa de ser um problema e passa a ser uma mera convenção de horários. Pois quando estamos envolvidos com nossos propósitos, percebemos que o tempo é uma metáfora. Cada instante, cada momento, pode ser infinito. Assim, aproveitamos cada segundo de nossas vidas como algo especial.

Como busco a riqueza de liberdade/tempo?

Para ser livre, é preciso se declarar livre. Diga para si mesmo e para o mundo inteiro: EU SOU LIVRE. O seu tempo de vida é somente seu para fazer o que quiser com ele. Obviamente, existem escolhas e consequências. Uma pessoa que busca riqueza de liberdade e de tempo deve preferencialmente atingir uma estabilidade financeira antes. Priorize a si mesmo. Priorize os seus momentos de lazer e os seus momentos a sós consigo mesmo. Organize suas atividades de forma a não perder tempo com tarefas desnecessárias.

Reserve sempre algum tempo livre na sua agenda. Não estou falando de ter um horário disponível para marcar algum compromisso. O seu compromisso é exatamente com o tempo livre. É ter um horário disponível para você mesmo, para não marcar nada. Para ser livre.

Como saberei que tenho riqueza de liberdade/tempo?

Pergunte a si mesmo: você é feliz fazendo o que está fazendo? Se você tivesse que reviver sua vida, você estaria satisfeito em refazer as mesmas coisas? Se você responder sim a essas questões, provavelmente você é uma pessoa rica em liberdade e tempo. Pessoas que conquistam a riqueza de liberdade e de tempo se dedicam de coração às atividades que escolheram. Esse é um diferencial de pessoas livres: trabalham não apenas por necessidade ou para sobreviver, trabalham para construir e realizar sonhos.

Ter riqueza de liberdade e tempo é estar no controle da sua rotina e das suas atividades. É também sentir-se realizado com sua ocupação diária.

PSC

Copyright: 795242092 – https://www.shutterstock.com/pt/g/evgenyataman