As perguntas são as ferramentas mais poderosas do Coaching. Elas são a chave para as respostas, mas mais do que isso, são muitas vezes o verdadeiro xis da questão. Sua grande finalidade está mais em propô-las do que em respondê-las. Perguntas devem estimular a ação, gerar opções, criar comprometimento e propiciar autoconhecimento.
Perguntas estão para o Coaching como a bola para uma partida de futebol, ambos são elementos fundamentais que fazem o jogo acontecer. E assim como uma partida não acontece apenas com jogadores muito bem preparados, um bom processo de Coaching não pode acontecer sem que o coachee tenha sido estimulado a pensar e repensar suas visões através de perguntas poderosas.
Contents
Por que as Perguntas são Tão Importantes?
Quando não fazemos perguntas acabamos por nos acomodar com as circunstâncias, nos tornamos reféns dos problemas e, pior, não temos iniciativa para solucioná-los. Ouvir as perguntas certas de um coach ou de si mesmo funciona como um despertar para a realidade, equivale a um chamado para agir em prol das mudanças que queremos protagonizar.
Não é em vão que quase sempre tratamos dos questionamentos essenciais como perguntas poderosas. E ao falarmos em “poderosas”, o adjetivo aí acrescentado não é por acaso, ele expressa o caráter transformador que as reflexões desencadeadas por perguntas bem colocadas podem representar.
Você já sabe que a um bom coach não cabe o papel de puramente induzir ou orientar seu coachee. Essa prática pode até ser bem vista para outros segmentos, mas não para quem quer uma autotransformação alinhada com o autoconhecimento. Para recorrermos a uma metáfora clássica, vale mencionar que quem recorre ao Coaching quer, antes de tudo, aprender a pescar e não simplesmente receber o peixe em suas mãos.
Mas como pode um coach ensinar a pescar sem atropelar um processo de aprendizagem que deve ser feito no tom e no ritmo dados pelo coachee? Através das perguntas se tem um excelente pontapé inicial. Elas ajudam a dar a sintonia entre você e seu coachee, a identificar os pontos fortes ou carentes de atenção, e a determinar as reais prioridades, metas e objetivos a serem buscados.
Os modelos abaixo servem de referência e orientação para um momento chave no processo de Coaching.
Exemplos de Perguntas de Coaching Típicas
Questões do tipo COMO? (busca pelo processo)
- Como você pode mudar essa situação?
- Como você reage em relação a…?
- Como você pode agir diferente de como sempre costuma agir?
- Como você pode melhorar essa ação para alcançar melhores resultados?
- Como você gostaria de ter se comportado/sentido/ agido para…?
- Como você pode assumir o controle da situação para…?
Questões do tipo QUÊ? (específica e direta)
- O que isso representa para você?
- O que você acredita que trouxe esse resultado?
- O que você poderá realizar na próxima oportunidade?
- O que você irá fazer se isso acontecer novamente?
- O que deseja melhorar em você?
- O que te motiva?
Questões do tipo QUAL?
- Qual outro caminho você teria para seguir?
- Qual seria uma nova forma de fazer isso acontecer?
- Qual o resultado positivo ou negativo dessa decisão?
- Qual grande lição você pode extrair desse acontecimento?
- Quais as suas opções diante dessa situação? Qual acredita ser a melhor?
- Quais mentiras você conta para você mesmo e que o impedem de ser feliz?
Questões do tipo QUANDO? (especifica tempo e prazo)
- Quando você começará a sentir as mudanças?
- Quando vai iniciar/finalizar?
- Quando você se sente pronto para iniciar esta ação?
- Quando você quer atingir resultados positivos em sua vida?
- Quando quer alcançar esses objetivos?
Gostou de conhecer algumas perguntas poderosas de Coaching? Conheça também a formação Professional & Self Coaching – PSC e aprenda muito mais sobre como fazer os questionamentos certos e acelerar os resultados por meio do processo de Coaching.