A busca pelo autoconhecimento envolve saber quais são os valores, as crenças, a missão que conduz nossa vida. Compreende também os objetivos e as metas que queremos alcançar, daqui a 5 ou 10 anos e ter ciência de nosso estado atual, para saber o que queremos como estado desejado.
Tudo isso é determinante para que tenhamos sucesso em nossa carreira, pois fica claro que este depende muito mais de nossos esforços do que de fatores externos. É nesse momento que iremos nos questionar se o que desejamos é ter uma situação financeira melhor, ter mais amigos, sermos mais desenvolvidos espiritualmente, mais voltados à convivência familiar ou para vida no trabalho.
Quanto Mais eu Me Conheço, Mais eu Me Curo e Me Potencializo!
Questões como: saber quais os nossos limites, até onde estamos dispostos a ir para alcançar nossos objetivos, bem como nossas características mais marcantes, são importantes para nos fazer refletir sobre nós mesmos. A partir disso, poderemos elaborar melhor os caminhos que iremos percorrer para sermos seres completos.
Hoje, estas podem não ser as informações que você mais busca, no entanto, as pessoas à sua volta têm expectativas com relação a você, e desejam que você responda satisfatoriamente a elas. Porém, deve-se tomar cuidado para não se anular com o intuito de agradar o outro.
Primeiramente, leve os seus anseios em consideração, e em seguida lembre-se que das outras pessoas o que você precisa é da ajuda e companheirismo, que elas lhe impulsionem a seguir em frente, que realmente contribuam com o seu crescimento, afinal não somos ninguém sozinhos.
Alguns itens são comumente levados em consideração por muitas pessoas na hora de tentarem descobrir o que rege suas vidas. Como coach de carreira, podemos ajudar nossos coachees a desenvolverem seu autoconhecimento por meio de perguntas poderosas.
Perguntas sobre Valores e Crenças
Responda: O que cada um dos itens abaixo representa para você e o que é mais importante!
– O que o dinheiro representa para mim? É ele que rege e orienta minha vida?
– O que os meus amigos representam para mim?
– Como separo amizade de negócios?
– A minha necessidade de ser aceito, ajuda ou atrapalha na minha caminhada rumo ao sucesso?
– Como eu me sinto com relação à espiritualidade? Trata-se de um fato importante para o meu desenvolvimento?
– Como eu costumo me divertir? Existe algum momento em minha vida dedicado ao lazer ou não tenho tempo para isso? Se a resposta for negativa, por quê?
– O quanto estou disposto a me expor para conseguir o que eu quero?
– Qual é o meu limite?
– O que o outro representa para mim?
Estes são questionamentos que vão começar a mexer conosco, com nossa estrutura e pensamentos. São perguntas que têm o poder de nos incitar pela busca do que é mais importante para nós, nos mostrando quem realmente somos e o que desejamos para nossa vida.
Faça o alinhamento de suas ideias, de seus valores à suas crenças aos seus objetivos, para que assim você inicie sua jornada tendo maior clareza do que deseja; de quem você é e sendo mais coerente consigo mesmo, para que assim não haja grandes frustrações em sua vida.
Permita-se conhecer a sua essência!