Se eu te pedisse para listar as cinco coisas com as quais mais se preocupa, em que lugar citaria o seu bem-estar? Falar sobre isso é importante porque muitas pessoas se preocupam tanto com os outros que acabam se esquecendo da importância de cuidar de si mesmas. Zelar pela própria felicidade não é uma atitude egoísta, mas sim um medida de autocuidado que é fundamental para que se sinta bem e, assim, possa ser alguém melhor para si e para o mundo.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

A Importância do Autocuidado na Busca Pelo Equilíbrio

Desejar o bem dos seus entes queridos é um gesto muito nobre, mas, para que esse desejo se transforme em ações que realmente contribuam com a felicidade deles e com a sua, é necessário que cuide de si e zele pelo seu próprio equilíbrio. Afinal, todas as ações de uma pessoa começam em seu interior e se ela não estiver se sentindo bem, isso poderá afetar negativamente suas relações.

O mesmo vale para o trabalho e qualquer coisa que for realizar, pois de nada adianta ter uma grande bagagem de conhecimentos técnicos se o lado emocional não estiver bem. Todos nós somos seres humanos, formados através de uma combinação de razão e emoção, e é preciso que haja equilíbrio para que tudo funcione de maneira saudável em nosso interior.

Um indivíduo que não cuida de si, no sentido mais amplo da palavra, incluindo necessidades físicas e emocionais, tem maiores chances de desenvolver problemas psicológicos e de agir de maneira descontrolada. Então, se deseja evitar isso e viver de forma coerente em relação aos seus valores e ao que acredita, é fundamental que passe a olhar para si com mais carinho e se dedique a zelar pelo seu bem-estar.

7 Dicas Essenciais de Autocuidado Para Ser Feliz

Depois de saber mais a respeito da importância do autocuidado, confira sete dicas essenciais para cuidar de si e ser mais feliz. Coloque-as em prática e, pouco a pouco, aprenda que se colocar em primeiro lugar não é sinal de egoísmo, mas sim de amor-próprio.

1 – Olhe Para Si Com Mais Atenção

PSC

Um grande erro que muitas pessoas cometem é viver no piloto automático e se esquecer de olhar para si com mais atenção, a fim de identificar as próprias necessidades e, claro, as qualidades que possui. Dessa maneira, é importante que se lembre de se questionar e busque se conhecer melhor, porque é assim que irá se tornar consciente em relação ao seu potencial para realizar todos os seus objetivos e encontrar o verdadeiro caminho para a sua felicidade.

2 – Evite Querer Fazer Tudo de uma Vez

Buscar dar o seu melhor para realizar suas atividades é maravilhoso e uma grande demonstração de dedicação. Entretanto, é necessário estar sempre atento para evitar que o empenho não se transforme em excessos que comprometam o seu equilíbrio e a sua saúde. Não queira abraçar o mundo, o melhor é se concentrar em uma tarefa de cada vez, para que possa se dedicar para concluí-la e, então, iniciar a próxima. Assim, conseguirá manter a qualidade e o seu bem-estar.

3 – Permita-se Descansar e Relaxar

Todo mundo precisa descansar e relaxar a mente para que possa recuperar as suas energias e recomeçar. Dessa maneira, procure sempre priorizar esses momentos tanto quanto prioriza a realização das suas obrigações. Reduzir o ritmo não é sinal de descaso ou falta de comprometimento, mas sim de inteligência. Afinal, nenhum ser humano consegue trabalhar ininterruptamente sem fazer pausas para se recompor e aqueles que insistem em ignorar isso em algum momento acabarão sofrendo as consequências.

4 – Não Se Compare Com Outras Pessoas

Você costuma se comparar com outras pessoas? Se sim, sugiro que reveja essa atitude, pois ela serve apenas para fazer com que se culpe e se sinta inferior em relação aos demais. Além disso, não se trata de um método justo para medir o seu sucesso e o de ninguém, já que cada indivíduo é único, com suas próprias características, valores, experiências e oportunidades. Dessa maneira, ao invés de se comparar com terceiros, procure olhar para o seu passado e ver o quanto já evoluiu para chegar até aqui.

5 – Tenha Momentos de Lazer

O trabalho dignifica o homem, mas a vida de ninguém deve se resumir a ele. Ter momentos de lazer e descontração é tão importante quanto se dedicar à carreira, pois através deles é possível relaxar a mente e recuperar as energias para continuar sendo um profissional competente e produtivo. Além disso, você pode aliar divertimento e cultura por meio de atividades como teatro, cinema, livros, entre tantos outros. Encontre as opções que mais lhe agradarem e divirta-se ao lado de amigos e familiares.

6 – Se Abra Com Pessoas da Sua Confiança

Você não precisa guardar para si as suas angústias e sofrer em silêncio. Se abrir com alguém da sua confiança, o que pode tanto ser alguém próximo quanto um profissional, irá te fazer muito bem. Falar sobre seus sentimentos é terapêutico, pois faz com que se sinta mais leve e, também, ajuda a entender melhor a situação. Portanto, eleja alguém para ser o seu confidente e abra o seu coração. Se for um amigo, lembre-se de incentivá-lo a também se abrir contigo, assim, um irá colaborar com o outro na busca pelo autocuidado e equilíbrio.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Cuide do Corpo e da Mente

Por último, mas não menos importante, procure sempre cuidar do seu corpo e da sua mente. E, quando digo corpo, não me refiro a dietas e exercícios para conquistar um corpo perfeito e sim a atitudes que façam você se sentir bem. Buscar ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas é ótimo, mas desde que faça porque isso te deixa feliz e não para se curvar a uma imposição social. Ah, e lembre-se de que a saúde da mente é tão importante quanto a do corpo, afinal ambas estão completamente conectadas.

Como bem disse Mário Quintana, o segredo não é correr atrás das borboletas, mas sim cuidar do seu jardim para que elas venham até você. Por isso, olhe sempre para o seu jardim e cuide dele com carinho, assim as borboletas e a felicidade estarão sempre presentes em sua vida.

 

Copyright: 501126559 – https://www.shutterstock.com/pt/g/hbrh