Quando você tem uma dúvida sobre matemática e liga para aquele seu primo que sabe tudo sobre o tema, você sabe que ele vai, certamente, auxiliá-lo com facilidade. Quando isso ocorre, é comum dizermos que essa pessoa é autoridade no assunto, ou seja, é um profundo conhecedor do tema e, portanto, será plenamente capaz de ajudar a quem precisar.
No mundo da internet e das redes sociais, as empresas também procuram tornar-se autoridades em suas respectivas áreas de atuação. Para que isso ocorra, elas não apenas dedicam-se ao desenvolvimento de produtos e à prestação de serviços de qualidade, mas também à produção de conteúdo. Neste artigo, você vai entender a importância de construir autoridade na internet e como isso é possível. Boa leitura!
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Por que é importante ter autoridade na internet?
Imagine que você esteja interessado em comprar um apartamento no centro da cidade, de modo que não more tão longe do trabalho. Você acessa os sites e páginas de redes sociais de duas imobiliárias. A imobiliária A se limita a publicar fotos e preços de casas e apartamentos em todos os cantos da cidade. A imobiliária B, por sua vez, produz diversos conteúdos relevantes, como dicas de escolha de imóvel, benefícios de viver no bairro X, vantagens e desvantagens de viver um apartamento, entre outros.
Qual das duas imobiliárias transmitirá mais confiança ao público? Se você respondeu que é a imobiliária B, acertou. O conteúdo que produzimos, seja em sites, blogs ou redes sociais, é o que realmente demonstra que uma empresa conta com profissionais experientes, que sabem o que estão fazendo.
Além disso, essa construção de autoridade muitas vezes demonstra que a empresa está interessada em satisfazer o cliente, tirando as suas dúvidas, dando dicas e personalizando o atendimento. Já no caso das empresas que agem como a imobiliária A, que basicamente postam fotos dos seus produtos, isso não é suficiente para mostrar o conhecimento e a experiência da instituição. Além disso, essa atitude revela que essa empresa só está preocupada em vender, e não necessariamente em satisfazer as pessoas.
Como podemos construir a autoridade na internet?
Construir autoridade não é algo difícil, desde que você se empenhe em produzir conteúdos de qualidade. Além disso, separamos mais algumas dicas para que você obtenha esse efeito de tornar-se referência no assunto do seu nicho. Confira-as na sequência.
1. Revele os seus conhecimentos
Como citamos, para que uma empresa ou profissional freelancer se posicione como autoridade em sua área, ele precisa, essencialmente, mostrar que é um profundo conhecedor do seu nicho. Assim, ele deve publicar conteúdos com informações úteis, dicas, tutoriais, infográficos e lives explicando as principais questões do seu setor.
Nesse sentido, destaca-se quem consegue ser profundo nas explicações, mas utilizando-se de uma linguagem simples e didática, como se fosse um professor. Assim, um nutricionista, por exemplo, poderia fazer uma live explicando o que exatamente são calorias e qual é o seu papel nos processos de emagrecimento com saúde.
No mundo do marketing, é comum dizer que precisamos “educar” ou “nutrir” as pessoas, pois, quanto mais bem-informadas elas estiverem, mais facilmente tomarão as suas decisões de compra. Além disso, sempre que você demonstra profundidade nos seus conhecimentos, isso facilita que as pessoas confiem em você. Dessa forma, não tenha medo de oferecer informações gratuitamente, pois as pessoas vão pensar: “Se gratuito já é bom assim, imagine quando eu pagar!”.
2. Mostre os bastidores da sua empresa
Outra dica muito importante para construir autoridade é mostrar os bastidores da sua empresa. Mostre a sua mesa de trabalho, as pessoas que fazem parte da sua equipe, a infraestrutura que você tem à disposição, e por aí vai. Tudo isso ajuda as pessoas a construírem a seu respeito uma imagem de seriedade e profissionalismo.
Mostre os momentos em que você trabalha e estuda. Compartilhe os livros que você tem lido, os projetos em que está trabalhando e os eventos dos quais participa, pois isso revela, além de tudo, que você não é uma pessoa acomodada, e sim um profissional sedento por atualizar-se e por crescer cada vez mais.
Por fim, se for possível, mostre também a sua formação, os seus diplomas e os prêmios que você já recebeu, se isso tiver acontecido. É sempre bacana mostrar às pessoas que você tem como provar os seus conhecimentos, já que bons resultados têm sido obtidos.
3. Tire as dúvidas dos seus seguidores
Outra dica muito bacana para que você construa a sua autoridade é tirar dúvidas dos seus seguidores. Isso pode ser feito por meio das caixas de perguntas do Instagram, das lives no YouTube e pelo simples fato de responder aos questionamentos que surgem nos comentários das publicações e nas mensagens inbox.
Aproveite essas ocasiões para mostrar o seu conhecimento, explicando tudo de forma detalhada e didática. Isso demonstra que você de fato domina a área e pode esclarecer tudo aquilo que ainda estiver confuso na mente de quem o segue.
Além do mais, esse tipo de atitude aproxima você da sua audiência, colocando-o como um amigo acessível, e não como uma personalidade distante e inalcançável. Essa proximidade também favorece a confiança das pessoas, que percebem não apenas que você é um profundo conhecedor da sua área, mas também que é um ser humano atencioso e dedicado.
4. Publique depoimentos e avaliações
Por fim, é sempre importante lembrar que a autoridade sempre ganha força quando outras pessoas confirmam os nossos conhecimentos — muito mais do que quando nós mesmos mostramos os nossos resultados.
Por isso, procure colher depoimentos de clientes e, com a autorização deles, publique-os nas redes sociais. As pessoas gostam de ver que outros indivíduos já compraram aquele produto/serviço e ficaram satisfeitos. Elas usam esses depoimentos alheios como critérios para que tomem as suas próprias decisões.
Por isso, mostre esses depoimentos, seja em textos ou em vídeos. Peça para que os clientes comentem sobre os resultados positivos que obtiveram com a ajuda da sua empresa. Apenas certifique-se de que tudo seja o mais natural possível, pois, se o depoimento ficar com “cara de publicidade”, a credibilidade pode ser questionada. Contudo, se houver naturalidade, cada depoimento será uma prova social da sua competência.
As 4 dicas acima são úteis para que você construa a sua autoridade na internet. No entanto, é necessário ressaltar que esse processo é construído de forma gradativa, e não do dia para a noite. Ninguém chega ao topo de um segmento em apenas uma semana. É preciso ter paciência e, no decorrer do tempo, colocar em prática as estratégias citadas acima.
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