Todas as nossas atitudes têm origem nos nossos pensamentos e sentimentos. Por isso, quanto mais uma pessoa reflete sobre o seu comportamento, mais ela é capaz de compreender o universo maravilhoso que é a sua própria mente.
Esse processo, conhecido como autorreflexão, permite que as pessoas identifiquem as atitudes que são positivas para si, bem como aquelas que provocam problemas. Esse discernimento entre o que faz bem e o que deve ser melhorado nos torna pessoas melhores.
Mas o que exatamente é a autorreflexão? De que maneiras ela beneficia as nossas vidas? As respostas, você confere no artigo a seguir. Boa leitura!
Contents
O que é autorreflexão?
A autorreflexão é o exercício de refletir sobre quem você é, considerando os seus hábitos, atitudes, pensamentos, sentimentos, motivações, dores, opiniões e desejos. A totalidade de um ser humano é extremamente complexa, de modo que conhecer a si mesmo é um processo que dura do primeiro ao último dia das nossas vidas.
Esse processo é benéfico porque nos leva a diagnosticar o nosso momento atual, bem como nos ajuda a identificar o estado desejado. Aonde queremos ir? Quais são os nossos objetivos? Quais comportamentos devem ser adotados para que isso aconteça? Quais devem ser deixados para trás?
A autorreflexão é o ato de colocar em prática o autoconhecimento, de modo que as análises pessoais nos tornem pessoas melhores. Você compreende as suas características? Assume as responsabilidades sobre os seus atos e resultados? É capaz de tomar decisões compatíveis com as suas metas de vida e de felicidade?
Esses questionamentos são poderosos, pois nos levam a agir de uma maneira que não nos machuque e que não machuque mais ninguém ao nosso redor. Esse senso de responsabilidade deriva justamente da reflexão acerca das nossas atitudes, o popular “exame de consciência”, ou autorreflexão.
Quais vantagens esse processo proporciona?
Agora que você já compreende o conceito de autorreflexão, confira, a seguir, algumas das vantagens práticas que ele pode proporcionar para as nossas vidas.
-
Autoconhecimento
Muitas vezes, as pessoas tomam atitudes apenas porque outras pessoas estão agindo assim, mas sem que elas mesmas queiram. Isso nos leva a uma vida inautêntica e bastante problemática. Quem vive apenas para agradar aos outros deixa de ser feliz consigo mesmo. Além disso, é conhecendo a si mesmo que um indivíduo reconhece as suas forças pessoais, bem como os seus pontos que precisam ser melhorados.
A autorreflexão e o autoconhecimento, portanto, caminham juntos, pois é refletindo sobre as nossas atitudes e pensamentos que nós descobrimos quem verdadeiramente somos. Isso nos leva a um processo de melhorias contínuas, em que valorizamos as nossas forças pessoais, ao mesmo tempo em que extraímos aprendizados das vivências diversas e daqueles pontos que não são tão bacanas em nós mesmos.
-
Novas visões de mundo
Se o autoconhecimento nos leva ao conhecimento de quem somos, ele também pode promover reflexões mais profundas, do tipo: “O que eu estou fazendo aqui?” “Qual é o meu propósito de vida?” “Qual é o meu lugar no mundo?” “Por que eu existo?”. Assim, a autorreflexão nos leva a ver a vida sob diferentes óticas, tanto em relação a nós mesmos como em relação ao mundo que nos cerca.
Ela nos ajuda a nos posicionarmos melhor, a defender os nossos interesses e a interagir com o outro de uma maneira positiva, sem que os conflitos sejam explosivos. Essa nova perspectiva nos ajuda a compreender as pessoas e os comportamentos que nos fazem bem, assim como as pessoas e os comportamentos de quem devemos nos afastar, pois não contribuem com o nosso progresso pessoal. Isso evita a perda de tempo e de energia com aquilo que não é útil ou agradável.
-
Mais confiança em si mesmo
Quem reflete continuamente sobre as próprias atitudes, com o passar do tempo, torna-se mais sereno e menos impulsivo. Assim, as escolhas que fazemos na vida são mais planejadas, o que ameniza a insegurança e nos torna mais conscientes e autoconfiantes. Quem conhece a si mesmo sabe até onde pode ir, de acordo com as suas forças e limitações.
Quando desenvolvemos essa confiança, conseguimos definir objetivos realistas e efetivamente lutar por eles. Isso pode nos tornar até mesmo mais ousados, isto é, capazes de correr riscos calculados, como a vida quase sempre demanda de nós. A autorreflexão favorece essa identificação do que fazemos bem e daquilo em que devemos melhorar, o que nos torna mais confiantes nos caminhos que escolhemos.
-
Aprendizado contínuo com as próprias experiências
Cada experiência, seja boa, seja ruim, é uma fonte de aprendizados. As boas nos fortalecem e nos motivam. As não tão boas, como os erros, podem até causar um impacto inicial negativo, mas também geram lições e ensinamentos. É errando que aprendemos o jeito certo de fazer as coisas, lembrando que sempre podemos tentar novamente e com mais inteligência. Erros não são definitivos e também não definem quem nós somos.
A autorreflexão deve fazer com que as pessoas exercitem mais esse aprendizado que as experiências oferecem. Em vez de mergulhar na tristeza ou na revolta que surge nas adversidades, é melhor aprender o que for possível com elas e tornar-se alguém melhor a cada dia, progredindo gradativamente nas diferentes áreas da vida. Para isso, não tenha pressa. Exponha-se, vivencie diferentes experiências e tire proveito de cada uma delas.
Como o coaching favorece a autorreflexão?
O processo de coaching é composto por diversas ferramentas que proporcionam justamente o autoconhecimento e uma reflexão profunda sobre a conduta do indivíduo. As suas ideias, emoções, pensamentos e atitudes o trouxeram até este momento. A partir daqui, se você deseja alcançar outros resultados, deverá manter consigo apenas o que é benéfico, transformando e substituindo os hábitos que não são tão produtivos.
O coach é o profissional que administra essas ferramentas e conduz o processo de autorreflexão. Isso é o ponto de partida para uma profunda transformação pessoal na área da vida que o coachee (indivíduo que passa pelo processo de coaching) deseja trabalhar e alcançar objetivos. Para essa finalidade, saiba que você pode sempre contar com a grande referência nacional em coaching, que é o IBC!
E você, querida pessoa, tem colocado a autorreflexão em prática ou está agindo no “piloto automático”? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!