Quando uma empresa decide iniciar um processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores, ela já sabe que serão semanas de bastante trabalho e até mesmo de custos elevados para si. Isso porque muitos de seus esforços e sua atenção serão direcionados para encontrar os melhores profissionais, capazes de atender suas expectativas e necessidades naquele momento.
Por esta razão, com o passar do tempo, as organizações foram elaborando formas de otimizar este processo, para que as contratações se tornassem cada vez mais assertivas e também otimizadas, reduzindo, significativamente, os custos decorrentes dele.
Neste contexto, foi criado o Banco de Talentos, que nada mais é que uma ferramenta extraordinária, capaz de deixar este processo de recrutamento e seleção ainda mais acelerado.
Para entender como o Banco de Talentos funciona, como ele pode ser aplicado e quais seus principais benefícios, convidamos você a nos acompanhar nessa leitura e conferir.
Contents
O que é Banco de Talentos?
Com certeza, você e seus colegas de trabalho já ouviram falar no Banco de Talentos. Ele, nada mais é, que uma espécie de conjunto de informações, relacionados aos candidatos a uma vaga dentro da empresa. Nele, é possível encontrar dados pessoais do indivíduo, como idade, telefone, endereço, bem como informações técnicas, como a sua formação, experiências e especializações profissionais, entre diversos outros.
Por mais que se acredite que o Banco de Talentos é composto apenas de informações relacionadas aos profissionais externos, é possível incluir também nele dados dos colaboradores que já fazem parte da organização. Assim, os profissionais de recrutamento e seleção podem recorrer a ele na hora de realizar, por exemplo, promoções internas e reestruturação de equipes.
Além disso, o Banco de Talentos serve também para guardar dados e informações de candidatos, que participaram, anteriormente, de processos seletivos da empresa, porém não tiveram a oportunidade de serem contratados naquele momento.
Como formar um Banco de Talentos em sua empresa?
Depois de entendermos do que se trata, efetivamente e na prática, o Banco de Talentos, vamos conhecer os passos para formar um, que realmente contribua para tornar os processos seletivos mais assertivos e otimizados.
Conte com uma plataforma digital
Na construção do Banco de Talentos da sua empresa, é fundamental contar com apoio tecnológico. Isso porque ele vai deixar os dados e informações que você precisa mais organizados, contribuindo para que a sua equipe de recrutamento tenha uma facilidade maior na gestão de currículos.
Por isso, procure uma ferramenta que auxilie e torne este processo o mais ágil e otimizado possível.
Atualize sempre os currículos
Atualizar constantemente as informações e dados dos candidatos vai ajudar na interpretação correta dos perfis e também na contratação assertiva dos mesmos, evitando que currículos antigos sejam descartados, por falta de atualização, e que se perca a oportunidade de contar com um profissional verdadeiramente capacitado para ocupar a vaga oferecida.
Opte pela organização por categorias
Este é um ponto primordial na construção do Banco de Talentos de sua empresa. Isso porque, ao organizá-lo por categorias, você diminui, consideravelmente, o tempo de busca das informações que você precisa, no momento de realizar a seleção do perfil de candidatos que almeja.
Você pode organizar as categorias da forma mais diversa que desejar, no entanto, é preciso que elas mantenham-se sempre de acordo com as habilidades e competências procuradas por sua empresa.
Mantenha os melhores currículos separados
Nos processos de recrutamento e seleção, determinados currículos vão acabar se destacando dos demais. Ao se deparar com esta situação, opte por mantê-los separados, porque isso pode ter grande serventia para a sua empresa no futuro, já que poderá convidar, novamente, para uma conversa, profissionais que quase preencheram uma vaga na organização, mas não conseguiram naquele momento.
Lembre-se da LGPD
Por se tratar de uma grande reunião de dados e informações dos mais variados tipos de profissionais, o Banco de Talentos com certeza está sujeito à Lei Geral de Proteção de Dados.
Por isso, é fundamental que somente pessoas autorizadas tenham acesso às informações contidas no Banco, bem como à sua atualização; que haja transparência no armazenamento destes dados, ou seja, que seja esclarecida a finalidade deste armazenamento; que se peça autorização para a coleta de dados; e que, principalmente, haja responsabilidade no manuseio destes dados, para que nenhum profissional seja prejudicado.
Construir um bom Banco de Talentos para a sua empresa, vai ajudá-la a fazer melhores contratações, contando, cada vez mais, com profissionais altamente capacitados, para compor o quadro de colaboradores da organização.
Você já conta com esta ferramenta em sua empresa? Quais resultados está obtendo através dela? Deixe um comentário, falando da sua experiência com o Banco de Talentos, e lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos diários, para aprimorar ainda mais seus conhecimentos pessoais, profissionais e empresariais.
Imagem: Por Andrii Yalanskyi