Para compreender os benefícios do Feng Shui no trabalho é importante saber que essa é uma poderosa técnica chinesa milenar, utilizada para harmonizar e equilibrar todo e qualquer tipo de ambiente. Por isso, também nesse contexto, podemos afirmar que ele é uma excelente alternativa para melhorar o clima na empresa.

Normalmente, o Feng Shui é mais utilizado em residências, entretanto, nada impede que os seus benefícios também sejam inseridos no contexto de trabalho dos profissionais. Isso ocorre porque a técnica defende nos seus conceitos a necessidade de organização, harmonização e limpeza para absorvermos mais coisas positivas dos ambientes onde estamos.

Dicas de como aplicar o Feng Shui no trabalho

Compreendendo a essência básica do Feng Shui, agora podemos partir para as dicas práticas, que têm o objetivo de trazer mais paz e harmonia para o ambiente profissional. Confira-as a seguir!

1. Limpe e organize a sua mesa

A nossa mesa de trabalho diz muito sobre nós e como estamos nos sentindo em cada momento, sendo é um dos principais elementos de atenção do Feng Shui no trabalho. Quando tudo está organizado, é sinal de que internamente tudo está indo bem, mas, quando a bagunça impera, é hora de começar a arrumar. Por isso mesmo, para equilibrar o ambiente é importante que a mesa esteja limpa e organizada, de modo que isso o ajude a ter mais ânimo e um melhor desempenho diário.

2. Fique atento às cores

Se você busca sucesso e prosperidade, segundo o Feng Shui, você pode colocar na sua mesa algum objeto dourado ou flores como rosas vermelhas, girassóis ou outras flores amarelas — que representam o triunfo e a vitória. Quanto às cores gerais do ambiente, o que funciona melhor em espaços de trabalho são o branco, o preto, o azul e o verde. Utilize-as em móveis ou paredes. Além disso, pesquise sobre psicologia das cores, identificando quais delas têm as energias que você deseja ativar.

3. Estabeleça uma posição estratégica para a sua mesa

Evite colocar a sua mesa de trabalho de frente para a porta principal da sala, pois é por onde entram as energias externas. Quanto mais próximo à porta você estiver, mais exposto você fica e mais vulnerável às energias e pensamentos negativos também. No lado direito da mesa, que é o lado criativo, deixe fotografias e objetos de decoração. Já no lado esquerdo, que é o lado da prosperidade, procure deixar agendas, projetos, flores e luminárias.

4. Preste atenção à organização do seu computador

PSC

A dica aqui é usar na tela de descanso do seu computador imagens calmas, positivas, divertidas, que tragam paz de espírito e leveza sempre que são vistas. Paisagens com cachoeiras, praias, flores, sol, animais e pessoas sorrindo são indicadas. Contudo, de nada adianta ter uma tela de fundo linda, se ela estiver poluída com uma quantidade absurda de arquivos espalhados, sem organização em pastas. A organização do Feng Shui passa não apenas pelo ambiente físico, mas também pelo digital.

5. Livre-se das energias negativas

Segundo a técnica chinesa, se bocejamos muito quando entramos num ambiente e nos sentimos muito sonolentos e sugados durante o trabalho, isso é sinal de que estamos carregados das energias nocivas do ambiente e das pessoas, com sentimentos ruins.

Nesse caso, precisamos urgentemente nos livrar delas para voltarmos a ser mais produtivos. As opções são usar um amuleto de proteção bem de frente para você e também colocar flores brancas ou vermelhas na sua mesa. Além de protegido, você também pode atrair olhares mais positivos para o seu trabalho e retrair a inveja que os outros sentem.

6. Cuide com carinho da porta de entrada

Conforme citamos, a porta de entrada é um ponto específico, pois é nela que está o equilíbrio entre as energias internas e as energias externas. Objetos com poder refletor, espelhos e mandalas podem ser ótimos recursos nessa posição. Além de serem decorativos, eles também atraem o sucesso e servem como proteção contra qualquer energia incompatível com o ambiente que você deseja construir. As plantas também cumprem essa função, podendo ficar espalhadas pelo ambiente.

7. Evite o acúmulo de objetos

Os objetos têm uma energia própria. Por isso, saiba que armazenar por muito tempo itens que já não são mais utilizados pode ter um efeito negativo, com uma sensação de imobilidade. Dessa forma, de tempos em tempos, faça uma limpeza geral no ambiente, jogando fora os objetos, papéis e documentos que já não têm utilidade. Além disso, poeira, sujeira, restos de alimentos e embalagens precisam ser imediatamente descartados, liberando espaço para energias renovadas.

8. Fique atento à iluminação do ambiente

Por falar em renovar as energias, é importante que o ambiente de trabalho conte com janelas que deixem o espaço arejado e recebendo iluminação natural. As energias positivas fluem por meio dos raios do sol, sendo que esse tipo de iluminação também gera economia de energia. Deixe a luz artificial como uma fonte secundária, sendo um reforço ao estado de alerta e à produtividade dos colaboradores. Dê preferência às luzes brancas, que despertam a atenção, em relação às amarelas, que relaxam.

Gostou de conhecer algumas técnicas do Feng Shui? Aproveite e, se fizer sentido para você, busque incorporá-las ao seu dia a dia de trabalho, organizando e mantendo limpinha a sua mesa de trabalho, bem como as suas ideias e energias sempre em alta!

E você, ser de luz, já utiliza alguma dica de Feng Shui no seu ambiente de trabalho, ou mesmo na sua casa? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!