Nunca se falou tanto sobre saúde mental e isso é fantástico! Apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer, o fato de estarmos falando a respeito desse assunto já mostra que cada vez mais pessoas estão se dando conta do quanto é importante também zelar pela saúde da mente. No artigo de hoje falarei a respeito dos benefícios do exercício físico para a saúde mental, que são atividades diretamente ligadas ao corpo, mas que são igualmente positivas para o cérebro. Continue acompanhando e confira!

Conheça 7 Benefícios do Exercício Físico Para a Saúde da Mente

Quer se manter alegre, bem disposto e positivo? Vá se exercitar! É claro que a saúde da mente também depende de outros fatores, porém, ao adotar o hábito de praticar atividades físicas, estará dando um passo importante para uma vida mais equilibrada e feliz. Veja, a seguir, sete benefícios para a mente que a prática regular de exercícios pode proporcionar.

Quer uma dica incrível para promover o equilíbrio entre seu corpo e mente?
Clique aqui, conheça o Coaching, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento!

1 – Redução do Estresse

Teve um dia estressante no trabalho? Experimente sair para correr ou praticar qualquer outro tipo de atividade aeróbica depois do expediente e veja como irá se sentir muito melhor. Isso acontece porque o exercício aumenta as concentrações de norepinefrina, que é um neurotransmissor capaz de controlar a resposta do cérebro ao estresse. E, ao se exercitar, além de auxiliar no controle da sensação atual, estará fortalecendo o seu corpo para lidar com situações de estresse no futuro.

2 – Liberação de Hormônios Ligados ao Bem-estar

O exercício físico estimula a liberação de endorfinas no cérebro, resultando em uma agradável sensação de felicidade e bem-estar. Inclusive, estudos mostraram que os exercícios podem até aliviar os sintomas de pessoas que são diagnosticadas com depressão. E, para ter acesso a esse benefício, você não precisa se tornar um atleta e treinar durante muitas horas todos os dias, com cerca de 30 minutos de atividades, algumas vezes por semana, já é possível perceber melhoras significativas no seu humor.

3 – Melhora da Autoconfiança e da Motivação

Qualquer atividade física requer prática, porque é através dela que irá se desenvolver e melhorar sua resistência e suas habilidades. Dessa maneira, ter a oportunidade de ver a sua evolução e perceber o quanto é capaz de ir além, fará com que se torne mais confiante e motivado também em outras áreas da vida. Por isso, os exercícios são tão indicados para crianças e adolescentes tímidos, que têm problemas para se enturmar e se desenvolver, porque é um meio saudável e muito positivo de se darem conta do quanto são capazes.

4 – Fortalecimento das Habilidades Cognitivas

PSC

À medida em que o tempo passa, vamos perdendo nossas capacidades cognitivas. A boa notícia é que os exercícios físicos ajudam a fortalecer o cérebro, retardando esse declínio. Por isso, é tão importante manter a mente e o corpo em atividade, para que seja possível se manter mentalmente saudável e, assim, prevenir diversos tipos de doenças, como o Alzheimer, que começa com a perda gradativa da memória recente.

5 – Alívio Para a Ansiedade

O que acha que é mais eficaz para controlar a ansiedade: praticar corrida durante 20 minutos ou tomar um banho de banheira? Por incrível que pareça, a resposta para essa pergunta é exatamente a corrida. Isso acontece porque, durante a prática de uma atividade física com intensidade de moderada a intensa, são liberadas substâncias que ajudam o indivíduo a relaxar. Então, já sabe, a próxima vez que a ansiedade bater, vá se exercitar e torne-se muito mais resistente a ela.

6 – Auxílio no Controle de Vícios

Quando uma pessoa realiza alguma atividade que lhe proporciona prazer, seu cérebro libera a dopamina, que é um hormônio ligado à sensação de recompensa. E é exatamente isso o que acontece em relação aos vícios, pois é feita uma associação entre a substância ingerida, como álcool e drogas, ou à atividade realizada, como jogos e compras, com a sensação de prazer. Então, os exercícios podem servir como um substituto saudável para essas atividades, porque também são capazes de estimular a liberação de dopamina. Por essa razão, a prática de atividades físicas é bastante recomendada para aqueles que desejam se libertar de vícios.

7 – Mais Produtividade

Pesquisas mostraram que pessoas que se exercitam regularmente são muito mais produtivas do que aquelas que não praticam nenhum tipo de atividade física. Então, se está se sentindo desmotivado no trabalho, experimente adotar o hábito de se exercitar. Por mais que pareça que não há espaço em sua rotina e que incluir mais uma atividade fará com que se sinta mais cansado do que energizado, experimente dar esse passo. Depois de alguns dias, começará a ver como essa atitude foi positiva.

Quer uma dica incrível para promover o equilíbrio entre seu corpo e mente?
Clique aqui, conheça o Coaching, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento!

5 Dicas Para Começar a Prática de Exercícios Físicos e Melhorar a Sua Saúde Mental

Depois de conhecer os benefícios dos exercícios físicos para a saúde da mente, confira cinco dicas que irão te ajudar a adotar esse hábito tão poderoso e positivo.

1 – Verifique Como Está a Sua Saúde: em primeiro lugar, é fundamental que consulte um médico para verificar se está apto a começar a praticar exercícios físicos. Este passo é importante para que possa se exercitar de modo seguro e saudável.

2 – Comece de Forma Gradual e Respeite Seus Limites: até mesmo os grandes atletas tiveram um começo. Então, evite exigir demais de si, porque isso pode acabar gerando lesões. Prefira sempre respeitar os limites do seu corpo e ir aumentando a intensidade gradualmente.

3 – Experimente Modalidades Diferentes: existem pessoas que tentam apenas uma modalidade, não se identificam e logo desistem de tudo. Evite fazer isso, permita-se conhecer mais atividades, pois certamente encontrará uma com a qual se identifique.

4 – Conte Com o Suporte de um Profissional: existem alguns tipos de exercícios que requerem a execução de movimentos. Nesses casos, contar com o suporte de um profissional é importante para que saiba como realizá-los de modo correto e seguro.

5 – Monitore o Seu Progresso: a melhor maneira de se manter motivado na prática de atividades físicas é monitorando o seu progresso, para que veja claramente o quanto foi capaz de evoluir.

Praticar exercícios físicos faz bem para a mente, para o corpo e para a vida. Exercite-se e tenha mais saúde, bem-estar e disposição para superar todos os desafios que surgirem em seu caminho!

 

Copyright: Google – https://cardiologia.pro/