Você já se perguntou o que empresas como Facebook, LinkedIn e Waze têm em comum? São empresas globais, de sucesso inquestionável e que movimentam grandes verbas. No entanto, elas não nasceram já prontas e com essas características bem desenvolvidas. Ao contrário, foram marcadas por inícios modestos, mas conseguiram “passar de fase” rapidamente, configurando um crescimento acelerado.

Esse modelo de crescimento rápido foi batizado de blitzscaling pelo fundador do LinkedIn, Reid Hoffman. Ele consiste em 5 etapas que levam uma empresa de pequeno porte a um negócio global, como o das empresas citadas acima. As cinco etapas são: Família, Tribo, Vila, Cidade e Nação. Cada uma delas possui suas características e estratégias próprias para passar para o próximo nível. Assim, muitos problemas podem ser prevenidos.

Não existe uma fórmula pronta que funcione para todas as empresas, mas há recomendações genéricas que podem ser adaptadas a cada realidade. Para tomar decisões mais assertivas e saber onde focar em cada fase do crescimento, vamos conhecê-las mais detalhadamente:

Família: o início

Nesta fase, a empresa ainda tem menos de uma dezena de funcionários. É preciso focar em um produto que encante os clientes, com um sólido propósito de utilidade. Nesta fase, ainda experimental, adaptações nos produtos são feitas até encontrar a versão que mais agrade o ainda pequeno grupo de clientes. Enquanto isso, a empresa descobre seus canais de distribuição e um modelo de negócios (preço x benefícios) sustentável.

Os fundadores definem seus papéis e contratam seus primeiros funcionários. O objetivo principal da fase da família é ouvir o que o cliente tem a dizer e fazer ajustes em seus negócios. É essencial encontrar um nicho de mercado e oferecer um produto ou serviço que resolva algum desejo ou necessidade da sociedade. No entanto, é importante que essa oportunidade de negócios não seja óbvia, e que você consiga se diferenciar de todos os concorrentes de forma original, obtendo uma vantagem competitiva.

Tribo: começando a crescer

Na fase da tribo, a empresa já tem dezenas de funcionários e deve dar continuidade ao desenvolvimento do produto e financiar seu crescimento. Com pesquisas de mercado, é preciso ajustar tudo o que for preciso nos produtos e serviços, de modo a vencer os concorrentes com rapidez. A empresa começa a ganhar uma estrutura mais complexa, com contratação de novos colaboradores (especialistas) para focar em seu desenvolvimento.

É necessário fortalecer o valor do seu produto por meio da viralidade e do marketing boca a boca. Além disso, é preciso aumentar e engajar a audiência por meio de publicidade, estratégias de SEO, redes sociais e parcerias.

Vila: obtendo escala

O foco da fase Vila é obter escala, ou seja, fazer os negócios crescerem. Para isso, é importante criar um plano de negócios, estudar a concorrência, o mercado consumidor e o capital que a empresa possui para investir em seu próprio crescimento. Como a empresa já possui uma centena de funcionários, é hora de investir em uma rede sólida de comunicação interna e criar uma cultura organizacional. O sistema de recrutamento e seleção também deve ser muito bem estruturado. A automação ajuda muito nessa fase.

Nessa etapa, sua empresa cresce e a concorrência começa a notar que você existe. Por isso, é ainda mais importante contar com profissionais altamente qualificados. Também é necessário verificar se aquelas pessoas que estavam na empresa nos estágios anteriores estão dispostas a continuar nesta fase de maior crescimento e profissionalismo. Não é mais o momento de fazer experimentos, mas de focar em poucos itens, em busca de excelência.

Cidade: eficiência e velocidade

Como se diz popularmente, é preciso subir o sarrafo. Em tudo. Na fase da cidade, a empresa já ultrapassou a marca de mil funcionários e já tem uma grande massa de clientes. É necessário criar novos processos, mas sem que a burocracia diminua a velocidade de produção da empresa. Para isso, é fundamental investir mais nos recursos humanos, financeiros e de infraestrutura da empresa.

É nesta etapa também que as empresas, já com um produto principal sólido, passam a investir também em outros produtos de menor receita em seu portfólio. Manter o entusiasmo das equipes com a visualização de um futuro de sucesso é a chave do momento.

Nação: ganhando o mundo

Com milhares de funcionários e milhões de clientes, a fase Nação é aquela em que a empresa pensa em internacionalizar suas operações. A definição de uma estratégia global exige um sistema de comunicação clara entre os colaboradores, respeitando as diferenças geográficas e culturais. Para dominar o mercado global, são criadas novas linhas de produtos, e a empresa cresce, mas sem perder sua cultura organizacional.

Nesta etapa, cabe ao CEO conceber a estratégia global de negócios e manter a cultura da empresa, mesmo crescendo aceleradamente. Os fundadores de uma empresa multinacional não têm mais aquele perfil “faz-tudo” dos estágios iniciais, tornando-se grandes estrategistas que sabem delegar tarefas a gestores de alta capacitação.

São estes os cinco estágios que permitem que grandes empresas globais alcancem esse status, mesmo com inícios modestos. O importante é compreender que, em cada etapa, atitudes diferentes precisam ser tomadas até que os objetivos corporativos sejam alcançados.