Bravura é a definição de alguém que não recua diante das ameaças, desafios, dores ou dificuldades. Esta força de caráter é representada pela valentia. Entretanto, esta coragem vai além de ações heroicas demonstradas diante da morte, e também inclui posturas intelectuais (bravura moral) representadas, por exemplo, por uma crítica dura a um governo ditador.
Também destacamos as atitudes emocionais (bravura psicológica) que podem ser impopulares, difíceis ou perigosas. O indivíduo dotado de valentia consegue superar as reações naturais ao medo (como a fuga, por exemplo) e enfrentar situações assustadoras sem hesitar.
Contents
Benefícios da Força Bravura
- Pessoas que possuem bravura são mais dispostas a lutarem por aquilo que acreditam.
- A coragem confere mais força física e emocional para superar desafios, obstáculos e problemas.
- Uma pessoa valente pode, sem hesitar, dar a vida para salvar outra pessoa.
- Indivíduos reconhecidos por esta força são fontes de inspiração para as pessoas a sua volta.
- A bravura permite ao indivíduo superar seus limites e reafirmar suas convicções.
O Que Isto Revela sobre o Indivíduo?
Esta pessoa se reconhece como alguém valente e capaz de enfrentar sem medo as adversidades. Tem uma postura decidida e luta por aquilo que considera o certo. Não teme desafios, ameaças, dificuldades ou dor. Age de acordo com suas convicções mesmo que isso seja incomum ou impopular. Sua virtude ajuda ainda a desenvolver seus pontos fortes e a alcançar seus objetivos.
Refletindo Sobre esta Força Pessoal
- O que lhe faz crer que é uma pessoa com a força bravura?
- O que motiva a sua coragem?
- Que atitudes mais demonstram sua valentia?
- Em que situações você acredita que sua bravura é fundamental?
- Como esta força influencia as pessoas ao seu redor?
- O que sente quando as pessoas o reconhecem como uma pessoa valente e corajosa?
Subutilização da Virtude
Esta pessoa se reconhece como alguém de grande bravura e que está sempre disposta a superar obstáculos e lutar, custe o que custar, por seus objetivos. Entretanto, muitas vezes pode gastar energia demais de forma exagerada em causas que não trarão nenhum benefício real para ele ou seu grupo social, por exemplo. Deste modo, cria discussões e conflitos desnecessários apenas para reafirmar suas convicções, ao invés de buscar um entendimento pacífico.
Dicas Para Usar a Bravura a seu Favor
- Faça de sua bravura um modelo a ser seguido e inspire através de seus exemplos.
- Use sua coragem em prol do bem comum e não para impor suas convicções pessoais.
- Direcione sua bravura para solucionar problemas e não alimentá-los.
- Procure formas pacíficas de demonstrar sua valentia.
- Use seu direito de expor suas convicções e demonstrar sua bravura, mas sem oprimir o direito do outro em fazer o mesmo.
Ser bravo é realmente uma poderosa virtude, nos faz ir além e superar medos e dificuldades em nome de nossas convicções e dar um passo adiante em direção ao alcance das metas, objetivos e sonhos pessoais, profissionais que temos em nossa vida. Portanto, inspire-se vença os medos que te impedem de realizar seus sonhos e ser uma pessoa mais feliz, satisfeita e empoderada.
Gostou de conhecer mais uma força de caráter da Psicologia Positiva? Então aproveite e curta, comente e compartilhe estes conhecimentos em suas redes sociais.