Já aconteceu de você procurar por algum produto na internet e, semanas depois disso, ainda continuar sendo impactado a todo instante por anúncios desse mesmo produto?
Isso acontece porque os seus dados e seus comportamentos, sejam aí do monitor do seu computador ou da tela do seu celular, viajam a uma velocidade impressionante para as centrais das empresas, que estão de olho em nossos hábitos online. É por meio desses dados que as empresas desenvolvem estratégias de negócios cada vez mais adequadas aos seus públicos de interesse.
A coleta, a análise e a distribuição desses dados constituem um importante método empregado nos negócios atualmente, chamado Business Intelligence.
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O que é Business Intelligence?
Antigamente, as empresas, incluindo grandes marcas, tomavam suas decisões com base nas intuições e percepções de seus gestores. Assim surgiram muitos produtos e serviços, que inclusive fizeram bastante sucesso.
No entanto, o desenvolvimento da economia e da tecnologia teve como consequência o aumento da concorrência em praticamente todos os segmentos. Por conta disso, não havia mais espaço para testes, tentativas e erros. As decisões que antes eram tomadas por impressões pessoais e deduções passaram a ser pautadas nos dados.
Assim surgiu o Business Intelligence (BI), uma metodologia de coleta, organização, análise e interpretação de dados para servirem como base para as ações das empresas. Além disso, mesmo depois que as ações são postas em prática, a análise de dados continua ativa, desta vez para monitorar o desempenho e identificar se a estratégia adotada surtiu ou não o efeito esperado.
Para alcançar esse desempenho, softwares de BI cada vez mais completos têm sido desenvolvidos e colocados à disposição das empresas.
Os cinco pilares do Business Intelligence
A metodologia do Business Intelligence consiste em cinco pilares para fazer dos dados brutos fontes valiosas de lucro.
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Coleta
Para obter insights valiosos e diagnosticar possíveis problemas que a empresa esteja enfrentando, o primeiro passo é a coleta de dados. Monitorar os passos do público-alvo, da concorrência e dos demais públicos de interesse seria hoje impossível sem a tecnologia.
É por meio dela, por exemplo, que as empresas descobrem dados importantes sobre o comportamento online de seus clientes e registram seus hábitos de compra.
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Organização
O problema é que a quantidade de dados que chega à empresa é de um volume enorme e impossível de ser processado por um ser humano. Por isso, é essencial que as empresas contem com um banco de dados automatizado, que organiza a informação.
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Análise
Depois que os dados são organizados no banco, eles são apresentados de forma visual, por meio de tabelas e gráficos. Essa apresentação facilita a análise de dados, que nada mais é do que interpretá-los dentro do contexto da empresa. É nesse momento que um dado se transforma em uma informação.
Por exemplo: os consumidores da empresa de tênis X têm aumentado a procura por tênis esportivos na cor preta no mês de julho.
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Ação
Com base nas informações analisadas, os diretores executivos e demais profissionais das empresas tomam decisões que atendam aos desejos de seus consumidores. No exemplo acima, provavelmente a produção de tênis esportivos na cor preta será intensificada.
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Monitoramento
Depois que as ações são postas em prática, é preciso analisar as métricas de mensuração de resultados. Será que a expectativa de aumento nas vendas de tênis pretos realmente aconteceu? Monitorar a estratégia é primordial para que a empresa faça as correções necessárias o quanto antes, a fim de não ter prejuízos financeiros.
Vantagens do Business Intelligence na gestão das empresas
O BI oferece toda a confiabilidade dos dados para embasar as decisões. Isso ajuda as empresas a superarem os momentos de adversidade e a competitividade acirrada. Confira, a seguir, as principais vantagens oferecidas:
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Praticidade de informações
Não adianta que uma empresa tenha à sua disposição milhões de dados sobre o seu mercado, mas não saber o que fazer com eles, pois estão todos bagunçados. Por meio do BI, os dashboards organizam toda a informação para que sejam realmente úteis e de fácil interpretação.
As métricas e os KPIs (indicadores-chave de performance) são exibidos de modo claro para nortear a tomada de decisões da empresa.
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Processos mais rápidos
Sem a tecnologia do Business Intelligence, imagine quanto tempo levaria para que um departamento solicitasse uma informação para a área de TI. Até que a informação fosse obtida, ela já teria perdido a utilidade, dado o dinamismo da informação no mundo contemporâneo.
Em contrapartida, nas empresas que empregam o BI, a informação é acessível de modo muito mais rápido, acelerando todos os processos da empresa, de maneira geral. Isso se traduz em melhores atendimentos, produtos de melhor qualidade, mais vendas e, consequentemente, maiores lucros.
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Detecção rápida de erros
Toda empresa possui erros, os chamados gargalos do processo. É preciso identificá-los o quanto antes para que possam ser corrigidos antes que a produtividade seja comprometida.
Nesse sentido, contar com o Business Intelligence também faz muita diferença. A rápida e minuciosa análise de dados permite que os erros do processo sejam detectados rapidamente, permitindo que sejam solucionados sem provocar prejuízos.
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Insights valiosos
Lembra-se do exemplo do tênis esportivo na cor preta? Muito provavelmente, os diretores executivos não perceberiam que as pessoas estão procurando mais por modelos desse tipo por pura intuição. Somente os dados estatísticos foram capazes de comunicar a empresa sobre esse comportamento do consumidor.
Dessa forma, o monitoramento constante dos hábitos das pessoas permite que mais desses insights sejam obtidos. Isso vale para produtos, preços, merchandising, campanhas publicitárias, dias e horários de postagens, ações promocionais, parcerias com outras empresas, enfim, milhares de oportunidades.
Como o BI acelera os processos, ele permite que as empresas aproveitem essas oportunidades antes que seus concorrentes o façam.
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Redução de riscos
Se uma estratégia a ser adotada pela empresa parecer ousada, é preciso recorrer mais uma vez à confiabilidade dos dados para evitar os riscos. Assim, o BI não serve apenas para consertar erros nos processos organizacionais, como também para prevenir que os erros aconteçam.
Os dados também servem, desde que corretamente interpretados, para reduzir os riscos de novos projetos e também para desenvolver ações preventivas.
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Competitividade
O Business Intelligence pode oferecer às empresas dados extremamente relevantes, como: principais concorrentes, tendências do momento, novos comportamentos do consumidor, novas tecnologias, detalhamento do público-alvo, hábitos de compra, entre outros.
Quando essas informações são cruzadas umas com as outras, o BI atinge sua máxima eficácia, que consiste numa visão completa do segmento de mercado em que a empresa se encontra. É esse panorama que permite que a empresa antecipe suas estratégias sobre a concorrência e seja altamente competitiva.
Tecnologia e análise
É importante ressaltar que a tecnologia, por incrível que seja, não faz milagres sozinha. É preciso que haja pessoas com capacidades apuradas para interpretar os dados brutos e transformá-los em informações úteis.
A tecnologia vem para auxiliar a vida das empresas, mas continua exigindo a sensibilidade e a sensatez humanas.
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