Ao longo da história, diversas religiões e tradições filosóficas se debruçaram sobre os temas mais diversos do mundo: a vida, a humanidade, a ética, a natureza, enfim, o funcionamento geral do universo. São muitos os mistérios que permeiam a nossa existência, e muito plurais as prováveis explicações.

O Caibalion é um livro datado de 1908 que contém 7 leis ou princípios que oferecem uma valiosa visão de mundo. Alguns dos conceitos mais popularizados hoje em dia, como a “lei da atração”, são derivados dessa publicação. Continue a leitura e conheça mais profundamente as 7 leis do Caibalion!

Caibalion: o que é?

O Caibalion é um livro publicado em 1908 pela Yogi Publication Society. Não se sabe ao certo quem o escreveu, já que a sua autoria é creditada ao pseudônimo “Os Três Iniciados”. Os seus ensinamentos são derivados da tradição hermética, atribuída a divindades do Egito Antigo e da Grécia Antiga.

O termo Caibalion também é motivo de discussão. Alguns defendem que ele é originado do hebraico, significando “tradição ou preceito que vem de cima”. Por outro lado, também pode ter se originado do grego, significando “ensinamento recebido”. Acredita-se que tenha a mesma origem da palavra cabala.

A obra apresenta os 7 princípios herméticos fundamentais: princípio do mentalismo, princípio da correspondência, princípio da polaridade, princípio do ritmo, princípio da vibração, princípio da causalidade e princípio do gênero. Essas leis gerais se referem à natureza, ao funcionamento do universo, à mente humana e à nossa capacidade de criar a realidade que desejamos. Assim, elas compõem uma filosofia que pode ser aplicada à vida cotidiana, sobretudo à espiritualidade.

Original em inglês, o Caibalion já foi traduzido para diferentes línguas e tem influenciado várias correntes filosóficas e espirituais. Ele tem sido empregado como um guia para compreender melhor os princípios básicos que norteiam o funcionamento do universo.

As 7 leis do Caibalion

PSC

Os princípios citados acima compõem as chamadas “7 leis do Caibalion”, que regem todas as coisas que existem no universo. A seguir, vamos conhecer essas leis mais a fundo.

  • Princípio do mentalismo

A primeira lei do Caibalion afirma que tudo o que existe no universo foi, antes de tudo, uma ideia. Uma mesa, por exemplo, antes de ser criada foi uma ideia de uma mente humana. Já o universo, por sua vez, foi concebido pela mente divina. Tudo o que vemos ao nosso redor é uma manifestação do pensamento. As coisas artificiais são originadas do pensamento criativo humano, já os elementos da natureza são originados do pensamento divino. Todo o universo é mental.

  • Princípio da correspondência

O segundo princípio defende que existe no universo uma correspondência entre os planos físico, mental e espiritual. O que está em cima é como o que está embaixo, e vice-versa. Os diferentes planos da existência estão, dessa forma, interligados, e o microcosmo humano é regido pelas mesmas leis do macrocosmo universal. O sistema solar, por exemplo, tem uma estrutura bastante parecida com a dos modelos atômicos mais modernos, sendo um exemplo de fácil visualização dessa lei da correspondência.

  • Princípio da polaridade

A terceira lei do Caibalion define que tudo o que existe no universo pode ser classificado em espectros que variam de um extremo para outro. Por exemplo, a temperatura dos ambientes e dos seres vivos está em uma escala entre dois extremos. Isso é válido também para os nossos sentimentos, valores, amor e ódio, bem e mal etc. Assim, desde que estejamos em uma escala de mesma natureza, nós podemos transitar entre esses dois extremos, de acordo com as circunstâncias.

  • Princípio do ritmo

O princípio do ritmo pode ser metaforicamente explicado pelo efeito pêndulo. Se você puxar um peso preso em uma corda para um lado, ao soltá-lo ele vai se mover para o lado oposto. Dessa forma, existe uma oscilação nos efeitos da natureza e até mesmo nas ações humanas. O dia sucede à noite, as alegrias sucedem às tristezas, a euforia sucede à calma, e assim sucessivamente. O ritmo tenta compensar essas forças de um lado para o outro, de forma cíclica, tentando equilibrar os extremos.

  • Princípio da vibração

A quinta lei determina que tudo o que existe no universo apresenta uma vibração própria, desde as matérias mais densas até os seres mais leves e sutis. Assim, as pessoas, os animais, os vegetais, enfim, todos os seres estão em constante vibração e movimento — o que reflete as frequências das suas respectivas energias. Portanto, nada é estático, pois tudo vibra em diferentes frequências, de acordo com a sua natureza e com as circunstâncias. Fatos, palavras, pensamentos: tudo faz você vibrar.

  • Princípio da causalidade

O princípio da causalidade define que todo efeito tem uma causa e que toda ação tem uma consequência. Essa lei vai ao encontro do princípio cristão que afirma que a semeadura é opcional, mas a colheita é obrigatória. Em outras palavras, você escolhe como vai agir, mas precisará arcar com as consequências dos seus atos. Nada é acaso, tudo tem uma causa. Nada é aleatório, de modo que nós podemos (e devemos!) trabalhar sobre as causas para encontrar os efeitos que desejamos.

  • Princípio do gênero

Por fim, o princípio do gênero afirma que todas as coisas do universo, inclusive as pessoas, carregam dentro de si energias opostas, como o masculino e o feminino. São aspectos que estão presentes em absolutamente tudo, o que nos ajuda a compreender melhor quem nós somos e como o universo funciona. Esse princípio não diz respeito ao sexo propriamente dito, mas às energias antagônicas que existem no universo, sendo que ocupamos diferentes posições no espectro entre os polos.

Mesmo com origens diversas e autorias desconhecidas, o Caibalion é uma obra conhecida e utilizada em diferentes culturas como um guia prático de leis gerais para o funcionamento do universo — e até mesmo para o comportamento humano. As 7 leis acima descritas servem como bússolas para compreendermos a natureza e as nossas próprias atitudes, em busca do equilíbrio e da evolução espiritual.

Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!