Empreender se transformou no sonho de muitos e muitos brasileiros. Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de empreendedorismo no país já ultrapassa 35%, esse número corresponde a, aproximadamente, 52 milhões de brasileiros.

Esses números colocam o Brasil como um dos maiores pólos de empreendedorismo do Mundo. Representando o sonho que o brasileiro possui em conduzir o seu próprio negócio.

E mais, mostram que o nosso povo está buscando, diariamente, por soluções que atendam de modo cada vez melhor, mais criativo, eficiente e produtivo, as demandas deficitárias que o nosso país possui. Além disso, almeja também o sucesso profissional

Mas para alcançar esse objetivo é importante um grande conjunto de ações e características. Afinal, ser empreendedor não é uma tarefa fácil. Muitos acabam desistindo no meio do caminho em decorrência dos obstáculos que vão surgindo.

E para contribuir com a sua busca pelo sucesso nessa trajetória eu separei uma lista com características imprescindíveis para que você se torne um empreendedor de sucesso. Confira. 

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

O que é espírito empreendedor?

PSC

Antes de nos aprofundarmos sobre a figura do “espírito empreendedor”, vamos falar um pouco mais a respeito do empreendedorismo.

Ele diz respeito à capacidade que as pessoas possuem em encontrar soluções criativas e inovadoras a fim de lidar com alguma escassez social. Em outras palavras, ele cria produtos e serviços que contribuam, de algum modo, com as necessidades presentes na nossa sociedade.

Trata-se da arte de encontrar oportunidades rentáveis e com impacto positivo que é percebido pelo empreendedor e as pessoas que usufruem, de algum modo, com o que ele produz.

E quando falamos de espírito empreendedor, falamos de uma otimização de características que potencializam as ações criativas e inovadoras dessa figura.

Essas características vão além de suas habilidades técnicas. Está ligado também a um sentimento de propósito. Esses dois fatores contribuem para que o empreendedor reconheça os seus empreendimentos como parte da sua missão maior de vida.

Mas não se engane, não existe mágica que estimule o espírito empreendedor. E também não se trata de um dom com o qual apenas algumas pessoas sorteadas são gratificadas. É possível desenvolvê-lo sim.

E no decorrer dessa leitura eu vou falar um pouco mais sobre como.

Principais características do espírito empreendedor

Visão de futuro, capacidade de planejamento, realização e feeling para reconhecer e aproveitar novas oportunidades. Essas são algumas das características dos empresários e profissionais que possuem espírito empreendedor e que conseguem pensar e agir fora da caixa.

Características do espírito empreendedor

1. Capacidade de Sonhar

Todo projeto nasce de um sonho, de um desejo maior de fazer algo novo e diferente. O empreendedor nato busca avidamente realizar seus objetivos, e não desiste deles.

Tenha em mente que o sonho é apenas o primeiro passo. Durante a trajetória serão necessários muito foco e empenho. Mas vencer desafios é uma característica que toda pessoa com espírito empreendedor possui.

2. Visão de futuro

Projetar o futuro é visualizar as oportunidades de mercado e, de antemão, aproveitá-las para criar um negócio inovador e aumentar as chances de sucesso.

Esta característica está totalmente relacionada com as metas e objetivos que o empreendedor tem para si.

3. Planejamento

Nenhum sonho é aplicável sem que haja uma fundamentação para a sua aplicação. Qualquer ideia deve ser vista de modo analítico a fim de torná-la, de fato, uma oportunidade viável.

Nesse ponto é necessário planejamento e organização.

4. Atitude e foco

Constância e congruência são essenciais a todo empreendedor. Por isso, além de atitude empreendedora, é essencial ter foco nos objetivos e trabalhar com afinco para conquistá-los.

Afinal, não se trata apenas de sonhar e planejar. É preciso agir a fim de tornar o sucesso algo verdadeiramente real.

5. Decisão e determinação

Para manter um negócio, é preciso saber tomar grandes decisões, se arriscar e arcar com as consequências de suas ações. É necessário, também, ter determinação para levar os projetos adiante, mesmo encontrando limitações e dificuldades;

6. Pensamento positivo

Para empreender, é preciso crer. É preciso crer que vai dar certo, que é possível. Crer em suas competências, manter-se otimista e alimentar a crença positiva de que você realmente merece alcançar o sucesso em seu negócio;

7. Coragem e autoconfiança

Para empreender, é preciso ter força para lidar com as dificuldades e enfrentar os desafios do universo empresarial, além de ter confiança em si mesmo, em seus conhecimentos, experiências e acreditar que seu sonho pode se tornar real.

Dicas para desenvolver o espírito empreendedor

Tornar-se um empreendedor de sucesso é um verdadeiro desafio que se torna ainda mais nítido quando avaliamos todas essas características, não é mesmo?

Entretanto, a partir do momento que você faz desse desafio uma meta e vive segundo o seu propósito, lutar por essas conquistas se torna um verdadeiro deleite de prazer.

Isso não quer dizer que não haverão momentos ruins, mas entenda que eles fazem parte da nossa construção pessoal e profissional. No fim você vai perceber que todos os obstáculos que enfrentou servirão para enaltecer ainda mais a sua vitória.

E pensando na sua conquista eu separei uma lista com algumas dicas para que você possa desenvolver enfim o espírito empreendedor. Confira:

– Acredite em si mesmo, no seu sonho e em suas capacidades;

– Desenvolva seu plano e modelo de negócio;

– Tenha objetivos e metas bem claros e definidos;

– Busque capacitação e evolução contínua;

– Seja criativo, inovador, autêntico e tenha resiliência;

– Cerque-se de profissionais competentes;

– Desenvolva um senso crítico apurado;

– Trabalhe com projeções financeiras realistas;

– Desenvolva a habilidade de liderança e gestão de pessoas;

– Mantenha- se otimista e focado no sucesso de seu projeto;

– Busque sócios congruentes com seus valores;

– Seja paciente e trabalhe com resultados realistas;

– Faça Coaching.

E você, conseguiu identificar quais dessas capacidades estão presentes em você? Aproveite, utilize estas dicas poderosas e desenvolva seu espírito empreendedor!