Os profissionais, entre muitos motivos, trabalham para receber, todos os meses, o seu salário, o seu sustento, pois essa é uma das formas de sobrevivência do seu humano e também de motivação. Entretanto, não é apenas por meio, da remuneração direta, que uma empresa pode pagar os seus funcionários; pois a Gestão de Benefícios também é uma ótima maneira de agregar valor ao salário e, com isso, obter e oferecer diversas vantagens.
Gestão de Benefícios: O Que é?
A gestão de benefícios é a forma que cada empresa define para oferecer mais vantagens para os funcionários, além do salário. Ela pode ser realizada por meio de cestas básicas, planos de saúde e odontológicos, vale-refeição ou alimentação, bolsas de estudos, bolsa cultura e por ai vai. São produtos ou serviços ofertados para suprir três necessidades principais, que são:
Individuais: Atender as necessidades individuais dos funcionários, a fim de proporcionar uma vida mais tranquila a eles.
Econômicos: Atrair os melhores talentos e manter os que já fazem parte do quadro de funcionários da empresa. É uma forma de agregar valor ao salário e dar mais motivos para que os profissionais queiram trabalhar na organização.
Sociais: Suprir carências do município, principalmente em relação à assistência médica e odontológica.
O principal objetivo da gestão de benefícios é promover o bem-estar dos funcionários. Eles não são moedas de troca para que a produtividade aumente, esta pode ser uma consequência, mas não é, e nem deve ser, a motivação primeira da empresa. Se a intenção é promover uma maior produtividade, deve-se criar um programa de recompensa, que inclui bônus e comissões.
Há alguns anos, poucas empresas ofereciam um pacote de benefícios para os seus colaboradores, havia, no máximo, o plano de saúde e a oferta do vale- transporte, que é obrigatória por lei. Porém, com um mercado cada vez mais competitivo, as organizações sentiram a necessidade de oferecer mais do que o salário para conseguirem atrair e manter os profissionais mais capacitados em sua equipe.
Resultados da Gestão de Benefícios Para a Empresa
Os benefícios são concedidos para os funcionários, porém as empresas têm muito a ganhar com o resultado disso. Confira alguns deles:
Bem-Estar dos Funcionários: Se um profissional ou algum familiar dele não está bem de saúde ou ele está com dificuldades financeiras, certamente isso irá afetar o seu desempenho no trabalho. Quando a empresa oferece planos de saúde, vale – refeição ou alimentação e outras vantagens, torna a vida das pessoas melhor e isso também influenciará no seu desempenho de forma positiva.
Retenção de Talentos: Um profissional competente é o sonho de toda empresa, então se a oferta por vagas é maior, ele certamente escolherá a que lhe oferecer um melhor salário e com mais benefícios sociais. Por isso, se você quer que a sua organização seja competitiva no mercado de trabalho, o mínimo que pode fazer é oferecer benefícios equiparados ou melhores que os da concorrência.
Ao realizar uma boa gestão de benefícios tanto a empresa quanto seus colaboradores serão beneficiados. Certamente é um investimento que vale a pena e que se torna cada vez mais necessário.