O caráter é, basicamente, a personalidade de uma pessoa, o que determina o modo como ela age e pensa, pois se trata do conjunto de características que influenciam diretamente seu discernimento sobre o que é certo ou errado. São aspectos ligados ao caráter: a conduta moral, o temperamento, o humor e o gênio de um indivíduo. Siga a leitura para entender melhor o conceito e a sua importância.

Saiba mais sobre o que é caráter

Se cinco pessoas forem submetidas a uma mesma situação, cada uma delas irá agir de uma maneira. Afinal de contas, cada uma possui seu caráter, que é seu modus operandi, sua forma de enxergar o mundo.

Segundo Carl Jung, existem oito tipos de caráter (personalidade), divididos em dois grupos: introvertidos e extrovertidos. Para ele, uma pessoa pode ser reflexiva, sentimental, perceptiva ou intuitiva, voltada para a introversão ou extroversão.

Podemos confirmar o conceito desenvolvido por Jung nos observando e fazendo o mesmo com as pessoas com as quais convivemos. O nosso caráter é claramente percebido em nossas atitudes, falas, posicionamentos, enfim, no modo de ser de forma geral.

Costumamos ouvir por aí frases do tipo “fulano não tem caráter”, mas é importante considerar que se trata de uma maneira informal de descrever alguém, pois, na realidade, todos nós temos caráter, o que ocorre é que ele pode ser voltado para o bem ou para o mal.

Uma forma mais correta de dizer seria “fulano é mau caráter”, embora essa seja uma acusação um tanto quanto delicada a se fazer e que, portanto, exige cautela. Não podemos sair acusando terceiros por aí sem que tenhamos absoluta certeza de suas atitudes, lembre-se sempre disso.

PSC

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

7 Atitudes que mostram o bom caráter de uma pessoa

Como a nossa intenção é direcionar o foco para o bem, para o que agrega e contribui para a nossa realização, vamos nos concentrar aqui no bom caráter e nas atitudes que o destacam. Antes de refletir para saber se elas se encaixam com o comportamento das pessoas que o cercam, pense primeiro em você e veja se as identifica em sua forma de agir.

Lembrando que existem muitas atitudes que apontam para um bom caráter, aqui iremos focar em algumas consideradas as principais e mais marcantes. Acompanhe!

1 – Honestidade

A honestidade é um comportamento que funciona como a base de um bom caráter. Ser honesto é agir com a verdade, mesmo que isso te leve ao caminho oposto de obter uma vantagem. Uma situação hipotética que mostra isso com clareza envolve encontrar uma carteira com uma boa quantia em dinheiro na rua, devolver não trará nenhum benefício, além de saber que está fazendo a coisa certa, e essa é a escolha daqueles que são verdadeiramente honestos.

2 – Justiça

As pessoas que possuem um bom caráter buscam ser justas, independentemente se o resultado disso for proporcionar a elas algum tipo de vantagem. Por isso, não acusam terceiros sem provas e assumem os seus erros. O desejo de fazer a coisa certa vem sempre acima de qualquer outra coisa.

3 – Lealdade

A lealdade é um aspecto do caráter de uma pessoa que determina a forma como ela age em relação às suas promessas. Se ela promete ser leal a alguém, a um trabalho, a um objetivo, assim o fará, porque, antes de tudo, é leal a si mesma e ao que acredita ser o melhor para si e para os demais.

4 – Respeito

O respeito é um ponto do caráter que envolve uma série de atitudes que podem ser resumidas com: respeitar o espaço do outro para que o próprio espaço seja respeitado. Isso envolve ter respeito pelas escolhas das outras pessoas, reconhecendo que elas têm tantos direitos quanto você.

5 – Empatia

A empatia pode ser considerada com a mãe de várias outras atitudes desta lista, pois através dela e do exercício de se colocar no lugar do outro uma pessoa mostra o seu bom caráter. Quando se enxerga as situações através de outras perspectivas, a honestidade, o respeito, a lealdade, se tornam consequências naturais.

6 – Humildade

Uma pessoa humilde é aquela que sabe que não é superior a ninguém e que, portanto, precisa respeitar os espaços e direitos alheios. A humildade também traz o reconhecimento das próprias falhas, do fato de que não sabe tudo e que sempre pode aprender com os outros, enfim, a dimensão da própria pequenez diante do mundo, o que não reduz seu valor e sim mostra que ninguém é perfeito ou infalível.

7 – Generosidade

Por fim, uma atitude que diz muito sobre uma pessoa, a generosidade. Ser generoso é sacrificar os próprios interesses em benefício de outra pessoa, mas não fazer isso para mostrar o quanto é bom e sim porque julga a coisa certa, porque tem o desejo de acrescentar na vida do outro, seja ajudando-o a sanar uma necessidade ou apenas para demonstrar apreço.

É importante dizer que pessoas que possuem um bom caráter continuam sendo seres humanos e que, por isso, estão sujeitas a falhar. Entretanto, seus erros serão pautados na intenção de acertar e não em um desvio de sua personalidade.

Frases sobre caráter para refletir

Para finalizar, fique com algumas citações poderosas que falam sobre caráter e use-as como fonte de reflexão.

“O melhor indicador do caráter de uma pessoa é como ela trata aqueles que não podem lhe oferecer nenhuma vantagem ou que não podem revidar.” – Abigail Van Buren.

“Quase todos os homens podem suportar a adversidade, mas se você quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe poder.” – Abraham Lincoln.

“Fraqueza de atitude torna-se fraqueza de caráter.” – Albert Einstein.

“A reputação está para o tempo assim como o caráter está para a eternidade.” – John Bartholomew Gough.

“Nosso caráter é a marca deixada em nossa alma através das escolhas entre o bem e o mal que fizemos ao longo da vida.” – John C. Geikie

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas reflitam a respeito do caráter e sua importância.