Você já ouviu falar no carrossel? Não estamos falando do clássico brinquedo dos parques de diversão, mas do formato de post que algumas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, permitem que seja publicado.
O post carrossel é aquele que possibilita que, em uma única publicação, sejam postadas duas ou mais fotos e/ou vídeos, cada uma com seus textos próprios. Por isso, o formato é perfeito para a publicação daqueles conteúdos mais extensos, que precisam ser acompanhados em uma determinada sequência.
Esse formato, portanto, permite que você inclua mais informações no post em si, não dependendo tanto da legenda, por exemplo, para adicionar esse conteúdo. As legendas continuam importantes, mas, geralmente, quem as lê são apenas as pessoas que já conhecem melhor a sua página. Dessa forma, o conteúdo em carrossel é uma tática para impactar também aqueles “preguiçosos” que não são muito fãs da leitura de legendas.
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6 dicas de posts para o formato carrossel
O formato carrossel permite que você inclua diversas imagens estáticas ou vídeos. Estudos têm apontado que quanto mais slides você adicionar, mais engajamentos tende a receber, já que o post demonstrará ser mais relevante e informativo. A seguir, você conferirá 6 dicas de conteúdos que são excelentes sugestões para o formato carrossel, sobretudo para o Instagram, mas também para o Facebook (com algumas adaptações).
1. Listas com retrospectiva
Na internet, as pessoas gostam muito de listas de dicas ou rankings avaliativos sobre diferentes itens. Assim, se você produz conteúdo sobre turismo, por exemplo, poderia fazer um carrossel intitulado “7 destinos imperdíveis da América do Sul”. No caso dos rankings em especial, você deve começar do pior colocado, deixando o melhor para o final, como forma de reter a atenção do seu público.
Crie uma capa atrativa e, depois, adicione os slides com as dicas. Para concluir, inclua um slide final com uma retrospectiva das dicas ou do ranking exibido, de modo que a informação permaneça na mente dos espectadores.
2.Tutoriais
Os tutoriais são sequências de passos que ensinam as pessoas a fazerem algo. Eles são especialmente úteis para os influenciadores que lidam com assuntos mais complexos ou com os quais a maioria das pessoas não tem muita afinidade. Portanto, se você fala sobre finanças pessoais, poderia, por exemplo, construir um carrossel com um passo a passo sobre como investir no Tesouro Direto.
Faça uma capa bacana e coloque um passo em cada slide, na sequência adequada para que o procedimento seja bem-sucedido. O texto precisa ser muito claro e didático. Quanto mais específico você for, mais fácil ficará a vida do seu seguidor que deseja aprender algo. Se desejar, uma dica bacana é colocar um bônus no último slide, que pode ser uma dica, “truque” etc.
3. Mitos e verdades
Outra dica muito interessante que tem um quê de gamificação é o post de mitos e verdades. Nesse tipo de post, você deve elencar algumas crenças comuns sobre o seu nicho e revelar se elas são mito ou verdade, como uma forma de testar os conhecimentos do seu público.
Por exemplo, se você é do nicho da nutrição, pode pensar em frases do tipo: “existem alimentos que beneficiam o sistema imunológico” (verdade) e “a laranja é o alimento mais rico em vitamina C que existe” (mito). Se desejar, também pode fazer variações, como “dica bacana” e “dica furada”, por exemplo.
4. Recomendações de outras páginas
Um tipo de conteúdo que funciona muito no formato carrossel e que pode render boas parcerias e colaborações são as recomendações de outras páginas. Assim, se você produz conteúdo sobre a área da saúde, por exemplo, pode criar um carrossel mencionando páginas de outros profissionais que você admira em cada slide, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, dermatologistas, e por aí vai.
Selecione as pessoas que produzem conteúdos de áreas próximas à sua, que sejam úteis a quem segue você. Dessa forma, você e os donos dessas páginas poderão “compartilhar públicos” entre si. Faça um trabalho de pesquisa e comente os diferenciais de cada página recomendada, citando por que o seu público deve conferir os seus respectivos conteúdos.
5. Infográficos
Os infográficos são imagens que esquematizam visualmente determinados fenômenos, acontecimentos e procedimentos, em geral. Assim, você pode subdividi-lo em vários slides, formando um passo a passo mais pormenorizado e de fácil visualização.
Esses formatos são também ótimas maneiras de reforçar a sua criatividade e a sua identidade visual, ao incluir elementos gráficos que facilitem a compreensão de assuntos mais complexos. Seja criativo e didático ao construir esse tipo de post em carrossel. Uma dica bacana é incluir memes para dar uma descontraída, uma vez que, em geral, os infográficos costumam abordar temáticas mais sérias e importantes.
6. Carrossel institucional
Por fim, um tipo de post muito importante é o carrossel institucional. Nesse tipo de publicação, você deve apresentar em cada slide quem você é, a história da sua empresa, a sua missão, a sua visão, os seus valores, os seus diferenciais, enfim, pode “vender a si mesmo” um pouquinho.
O conteúdo desse formato é muito útil, especialmente para quem estiver começando a sua jornada pelas redes sociais. Além disso, também é importante ter uma publicação com esse tipo de informação para recepcionar os novos seguidores, enaltecendo de que maneiras você pode ser útil em suas vidas.
Não se esqueça do CTA
Para concluir, lembre-se de que o CTA, ou chamada para ação, é aquela frase que dá ao seguidor algum comando específico ao encerrar o post, como: “curta e compartilhe!”, “deixe o seu comentário no espaço abaixo” ou “clique no link que está na bio e inscreva-se já!”. Nos posts tradicionais, o CTA costuma encerrar as legendas.
Contudo, nos posts em carrossel, você pode adicionar um slide de encerramento, especificamente dedicado ao CTA. Assim, você poderá dar um comando ou sugestão de atitude ao seu seguidor, tão logo ele termine de ler o conteúdo em questão. Para ser bem-sucedido nesse aspecto, é primordial que o CTA escolhido esteja, de alguma maneira, relacionado ao assunto do post.
Como você pode perceber, o carrossel é um formato interativo, visualmente atraente e menos cansativo na hora de levar dicas e conhecimentos diversos ao seu público. Portanto, experimente as dicas deste post e identifique o tipo de conteúdo que mais gera engajamentos junto a quem segue a sua página.
E você, querida pessoa, já criou carrosséis em sua estratégia de conteúdos nas redes sociais? O que pensa a respeito? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo em suas redes sociais. Leve estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas!