Hoje em dia, o mercado de trabalho tornou-se uma verdadeira competição. São muitas pessoas disputando uma quantidade limitada de vagas, de modo que diferenciais competitivos são cada vez mais importantes.
O currículo continua sendo o principal documento de um processo seletivo. É nele que a pessoa descreve seus dados pessoais, seu grau de escolaridade e suas experiências profissionais prévias.
No entanto, há outro documento que têm adquirido muita importância nesse contexto, ao lado dos currículos: a carta de apresentação profissional. Se você ainda não sabe o que é este documento e qual a sua importância nos dias de hoje, continue acompanhando este artigo.
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O que é uma carta de apresentação profissional?
A carta de apresentação é uma mensagem de apresentação do candidato à empresa, acompanhando o currículo no início de um processo seletivo. O documento é redigido em primeira pessoa, ou seja, o próprio indivíduo fala de si mesmo.
Essa carta costuma ter entre 200 e 500 palavras e serve para que o candidato apresente-se de forma menos técnica do que o currículo. No conteúdo da carta, a pessoa apresenta a si mesma, faz um resumo geral de suas competências e experiências profissionais, mostra a sua motivação para a vaga e explica o porquê de ela ser o candidato ideal.
Ao contrário do currículo, a carta de apresentação deve, portanto, ser personalizada para cada vaga a que o indivíduo se candidatar. Por meio dela, a pessoa consegue expressar de forma mais livre o seu estilo e sua personalidade, o que é bastante importante para o recrutador.
Dicas para uma boa carta de apresentação profissional
A seguir, você confere algumas dicas para criar uma boa carta de apresentação profissional e arrasar nos processos seletivos.
1. Nunca mande sempre a mesma carta
O lado bom do currículo é que ele diz respeito exclusivamente às informações do candidato. Por isso, um mesmo currículo pode ser mandado para diferentes vagas em diversas empresas, desde que esteja atualizado.
No entanto, o mesmo não pode acontecer com a carta de apresentação profissional. Primeiramente, ela precisa ser mais personalizada, mostrando que a pessoa já tem algum conhecimento prévio e interesse naquela empresa, especificamente. Recrutadores sabem diferenciar uma carta escrita com um objetivo específico de um texto mais genérico.
Em segundo lugar, lembre-se de que as empresas têm personalidade. Se você está se candidatando a uma vaga num tradicional escritório de advocacia, provavelmente desenvolverá um texto muito mais formal do que seria para uma vaga numa startup descolada.
2. Mostre como você e a empresa podem se beneficiar mutuamente
Como citado anteriormente, é importante que a carta de apresentação seja personalizada. Dessa forma, você conseguirá explicar de forma mais específica por que você é o candidato ideal para aquela empresa, ou seja, de que forma a sua experiência e as suas habilidades profissionais poderão ajudar a empresa a alcançar resultados mais expressivos.
Da mesma maneira, é importante também mostrar o quanto você acredita que o trabalho naquela empresa contribuirá para o desenvolvimento de suas competências e para o crescimento geral de sua carreira. Isso mostra que você está interessado em progredir, e não em se acomodar.
3. Escreva aquilo que não coube no currículo
Muita gente pensa que a carta de apresentação é apenas um “reforço” do currículo, mantendo o mesmo conteúdo num formato diferente. Isso não é verdade, já que o currículo é um resumo (em tópicos) da vida profissional da pessoa.
A carta permite que o indivíduo explore e desenvolva itens que não conseguiu pormenorizar no currículo. Por exemplo, se você está se candidatando para uma vaga que exige uma competência específica, pode relatar um projeto semelhante que você viveu em sua carreira e que obteve grande êxito.
Use essa oportunidade para usar uma linguagem mais persuasiva e histórias mais detalhadas de sua carreira, desde que sejam relevantes para a vaga em questão. Apenas tome cuidado para que a carta não fique muito extensa, já que o recrutador provavelmente estará lendo dezenas delas.
4. Mostre seu estilo pessoal
É possível conhecer uma pessoa pelo jeito como ela escreve. Já citamos anteriormente que é interessante que o estilo de linguagem seja adequado à empresa dona da vaga para a qual você está se candidatando.
No entanto, não se esqueça de cuidar também de seu estilo pessoal de escrita. Seja simples, objetivo, sem ser muito rebuscado. Mostre quem você é por meio do texto. Só não se esqueça de fazer uma boa revisão gramatical, pois pequenos erros podem prejudicar sua imagem e impedir sua contratação.
Estrutura de uma carta de apresentação
Agora você já conhece os principais conteúdos de uma carta de apresentação, mas talvez ainda esteja um pouco confuso quanto à sua estrutura. Se você não sabe por onde começar a sua carta de apresentação, uma boa dica é organizá-la em três partes, apresentadas na seguinte ordem:
1. Introdução
Dedique um ou dois parágrafos para a sua apresentação pessoal. Fale quem você é, o que você estudou (e onde), o que você faz profissionalmente hoje em dia, quais experiências já teve e por que gostaria de candidatar-se a esta vaga.
Modelo:
À empresa XPTO,
Prezados,
Chamo-me Maria Fernandes e sou recém-formada em Administração de Empresas com enfoque na área de Recursos Humanos. Fui estagiária e hoje sou profissional de RH, mais especificamente na área de Treinamento & Desenvolvimento.
Conheço bem a empresa XPTO e sei o quanto a área de T&D é bem desenvolvida. Por este motivo, gostaria de candidatar-me à vaga de analista de recursos humanos. Tenho um bom conhecimento inicial na área e sei que posso contribuir com vocês. Da mesma maneira, tenho certeza de posso adquirir valiosos conhecimentos e experiências trabalhando na XPTO.
2. Contextualização
A parte da contextualização é a mais específica, pois é nela que você deve mostrar os seus diferenciais e os porquês de ser tão adequado à vaga. Conte histórias de sua vida profissional que ilustrem seus argumentos. Não tenha medo nem vergonha de vender suas habilidades, mas certifique-se de que aquilo que você está relatando na carta tem a ver com o que está exigido no descritivo da vaga.
Modelo:
Estagiei na empresa ABC, sempre na área de treinamento e desenvolvimento. Aprendi muito sobre progressão e promoção de funcionários, programas de bonificação, condução de processos seletivos e cursos de reciclagem e aprimoramento profissional. Eu auxiliava os analistas da área em todos esses processos, especialmente na condução de avaliações de desempenho.
3. Motivação
Por fim, a parte da motivação consiste em explicar como e por que você se interessa pela vaga. Relate como essa vaga pode ser benéfica para você, de que maneira você “combina” com o estilo da empresa, como você pode ajudá-la a crescer e de que modo pode prosperar junto com a organização.
Modelo:
Sei o quanto a XPTO se preocupa com o desenvolvimento constante de seus funcionários para que executem um bom trabalho. Assim como vocês, eu também acredito que a produtividade de uma pessoa está profundamente atrelada à satisfação dela em seu local de trabalho — fato que constatei inúmeras vezes durante meu estágio.
Auxiliar as pessoas a encontrarem oportunidades de desenvolvimento profissional compatíveis com seu talento é o que amo e o que aprendi a fazer em meus estudos e em meus anos de experiência. Por esse conhecimento e por compatibilidade de valores com vocês, manifesto meu interesse em participar do quadro de funcionários da XPTO. Tenho certeza de que tenho muito a aprender e a agregar neste local.
Atenciosamente,
Maria Fernandes.
E você, já teve que escrever alguma carta de apresentação profissional? Agora se sente seguro para redigir uma e partir em busca da vaga dos sonhos? Deixe seu comentário abaixo.
Que as dicas acima possam te auxiliar neste momento tão importante. Não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar de seu conteúdo.