A cefaleia de tensão é considerada o tipo mais comum de dor de cabeça e, pode ter diversas causas diferentes. Embora não seja um problema grave, é algo um tanto quanto desagradável, que pode comprometer o bum humor e a produtividade do indivíduo. Por essa razão, é importante estar atento a si mesmo, para identificar as possíveis causas da dor e, assim, evitá-la. Continue acompanhando e saiba mais a respeito da cefaleia de tensão e de hábitos que podem ajudar a preveni-la.

Entenda o Que é a Cefaleia de Tensão

Você já sentiu um tipo de dor de cabeça em que parece que há uma faixa apertando a sua testa? Se sim, é provável que tenha experimentado uma cefaleia de tensão, que se caracteriza por uma dor que começa perto dos olhos e pode chegar até próximo do pescoço, com intensidade de leve a forte. Esses episódios podem ser esporádicos, ocorrendo cerca de duas vezes ao mês, em média, ou frequentes, nos casos de quem sofre de um problema crônico.
Pesquisas revelaram que mais de 80% da população experimenta a cefaleia de tensão esporádica. Dentro desse universo, a grande maioria daqueles que apresentam o problema são mulheres. Em se tratando da dor de cabeça crônica, estima-se que apenas 3% dos indivíduos adultos sejam acometidos, experimentando 15 episódios ou mais por mês. Por isso, ao perceber que as dores estão se tornando frequentes, é muito importante buscar ajuda médica.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Principais Causas da Cefaleia de Tensão

Existem diversos fatores que podem causar a cefaleia de tensão, que vão desde certos tipos de alimentos e atividades, até o contato com fatores estressantes. Uma causa bastante comum é quando uma pessoa passa muito tempo olhando para a tela do computador ou depois de dirigir por longos períodos. Além disso, temperaturas frias também podem desencadear dores de cabeça de tensão. Confira, a seguir, algumas das principais causas do problema.

  • Ingestão de álcool;
  • Forçar a visão por muito tempo;
  • Falta de lubrificação nos olhos;
  • Cansaço intenso;
  • Má postura;
  • Gripes e resfriados;
  • Excesso de cafeína;
  • Situações de estresse;
  • Problemas de vista, como a miopia;
  • Má alimentação.

Sintomas da Cefaleia de Tensão

Os sintomas de uma cefaleia de tensão costumam incluir dores na cabeça que incomodam mas são toleráveis, pressão e sensibilidade ao redor da testa. A dor é geralmente leve ou moderada, mas também pode ser intensa. Nesse caso, é comum que se confunda a dor tensional com uma enxaqueca, que é um tipo de problema que causa dor latejante em um ou em ambos os lados da cabeça.
No entanto, as dores de cabeça tensionais, embora possam ser intensas em algumas situações, não apresentam todos os sintomas da enxaqueca, como náuseas e vômitos. Em casos raros, a cefaleia tensional pode levar o indivíduo a experimentar uma sensibilidade em relação à luz e a ruídos muito altos, assim como acontece em episódios de enxaqueca. Nesse caso, ir para um local sem barulhos e escuro ou utilizar uma máscara para dormir, pode ajudar a aliviar a dor.

Dicas Para Aliviar a Cefaleia de Tensão e Evitá-la

Como você viu no decorrer do artigo, qualquer pessoa pode ter uma cefaleia de tensão, inclusive é bem provável que você já tenha passado por isso pelo menos algumas vezes na vida. As dicas a seguir irão te ajudar a aliviar o problema quando acontecer e, também, a evitá-lo, confira!

1 – Evite Se Estressar

PSC

A primeira dica para evitar a cefaleia de tensão é tentar não se estressar. Aqui, é importante lembrar que existem coisas que são alheias à sua vontade e que você não pode evitar, contudo, pode escolher o modo com o qual irá reagir em relação a elas. Portanto, antes de perder a cabeça, pare, reflita e veja se aquilo realmente merece que se desequilibre, saiba que em boa parte dos casos a resposta será “não”.

2 – Faça Exercícios de Respiração

Por mais que procure manter o equilíbrio, é natural que em alguns momentos acabe se estressando. Nesse caso, esteja ou não sentindo dores de cabeça, é interessante que realize exercícios de respiração. Assim, conseguirá voltar ao seu estado normal e evitar ter uma cefaleia ou ajudar a reduzi-la.

3 – Respeite os Horários das Refeições

Como disse no decorrer do artigo, a má alimentação também é capaz de gerar dores de cabeça tensionais. Então, para evitar passar por isso e também para oferecer ao seu corpo todos os nutrientes que ele precisa, é essencial que se alimente bem. Dessa forma, busque programar a sua rotina para que tenha tempo para fazer as suas refeições e que, de preferência, elas sejam saudáveis.

4 – Faça Pausas no Decorrer do Dia

Se o seu trabalho exige que fique por muito tempo olhando para a tela de um computador ou realizando qualquer atividade que envolva esforço repetitivo, é importante que faça pequenas pausas no decorrer do dia. Você pode aproveitar para fazer um alongamento quando for ao banheiro, respirar profundamente e se permitir aliviar a mente por alguns minutos.

5 – Atente-se à Postura

Outro ponto de muita importância para evitar a cefaleia de tensão é a postura corporal, afinal, quando os músculos ficam tensionados, isso pode acabar gerando dores que podem chegar à cabeça. Desse modo, procure manter uma boa postura para dormir, atentando-se principalmente ao colchão e ao travesseiro, para trabalhar e realizar qualquer outra atividade do seu dia a dia.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus
relacionamentos!Acesse gratuitamente nosso
Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

6 – Se Observe Para Identificar Possíveis Causas

Além de todos os pontos citados, é essencial que sempre se observe para identificar possíveis causas da cefaleia de tensão. Assim que a dor começar, pense nos alimentos que ingeriu, pois pode haver algum tipo de relação. As mulheres também podem considerar o período do mês em relação ao seu ciclo menstrual. Lembre-se que se observar faz parte do processo de autoconhecimento e certamente te ajudará a ter uma vida mais equilibrada.

7 – Busque Orientação Médica

Por último, é muito importante que evite se automedicar. Embora analgésicos sejam vendidos sem prescrição, o abuso de medicamentos pode causar graves prejuízos para a sua saúde. Portanto, converse com o seu médico e peça para que ele indique o que você deve fazer ao passar por um episódio de cefaleia de tensão.
As dores, por mais simples que sejam, sempre refletem algo que está acontecendo com o seu corpo. Portanto, se observe com atenção e se cuide, pois os aspectos físicos refletem o emocional e vice-versa. Lembre-se que a prevenção é a melhor maneira de cuidar da sua saúde.
 
Copyright: 566092885- https://www.shutterstock.com/pt/g/puhhha