Você quer ser alguém de sucesso? Precisamos compreender que isso depende da nossa capacidade de articular as diferentes áreas das nossas vidas: pessoal, social, familiar, intelectual, profissional, amorosa, espiritual, financeira etc. Um indivíduo de sucesso é alguém que se sente feliz nessas áreas, mesmo tendo a consciência de que uma vida 100% perfeita e sem problemas não existe, OK?

No entanto, alguém que, mesmo com problemas, chega feliz ao fim do dia, pois confia em sua capacidade de resolvê-los, pode ser considerado alguém de sucesso. Alcançar esse estado de autorrealização é um processo diário, que depende de vários fatores. Neste artigo, reunimos 7 passos que vão ajudar você!

1. Entenda o que é sucesso para você

O primeiro passo é compreender que o significado de sucesso é algo muito subjetivo, ou seja, varia de pessoa para pessoa. Alguém pode definir para si mesmo como significado de sucesso abrir o próprio negócio, enquanto outra pessoa pode entender que o sucesso para ela é cuidar de casa e da educação dos filhos. Percebe como isso pode variar?

Portanto, analise o que importa para você, sem levar em consideração apenas o que a sociedade impõe como sucesso. Defina os seus objetivos e as suas metas para as diferentes áreas da vida que citamos, com base nas suas crenças e nos seus desejos de felicidade. Para isso, é essencial conhecer a si mesmo, ou seja, desenvolver o autoconhecimento que tanto defendemos aqui no blog.

2. Defina estratégias para alcançar os seus objetivos

Depois de definir os seus objetivos de vida, é hora de descobrir o que você precisa fazer para deixar o ponto em que está agora e encontrar esse ponto desejado. Em outras palavras, é preciso planejar a conquista do seu objetivo. Para fazer isso, é importante que você divida esse objetivo em pequenas metas, que possam ser alcançadas gradativamente.

Isso permite que você monitore o seu progresso e não desanime. Assim, se você tem o objetivo de montar a própria empresa, pode dividir esse sonho em: obter investimentos, comprar um ponto físico, desenvolver o modelo de negócios, contratar pessoal, desenvolver produtos e serviços, criar ações de marketing etc. Aos poucos, você conseguirá dar forma à sua ideia, mas, sem planejamento estratégico, dificilmente ela sairá do lugar.

3. Conheça os seus valores

PSC

Como citamos acima, desenvolver o autoconhecimento é essencial para que você alcance os seus objetivos. Esse processo permite que você reconheça as suas qualidades, que devem ser potencializadas, e os seus aspectos mais fracos, que precisam ser trabalhados. Além disso, conheça também os seus valores individuais, ou seja, os princípios éticos que norteiam as suas ações, como honestidade, criatividade, transparência, clareza de comunicação etc.

Por exemplo, se você estiver abrindo uma empresa, mas perceber que não sabe nada de finanças corporativas, faça um curso sobre o tema para desenvolver-se nesse aspecto. Já se as suas habilidades de marketing forem notórias, faça um bom uso delas para desenvolver o seu negócio. Resumidamente, conheça quem você é e nunca pare de crescer.

4. Desenvolva a resiliência

O caminho para o sucesso não é um foguete que decola e alcança o objetivo de forma rápida e sempre ascendente. Pelo contrário, ele se parece mais com uma montanha-russa, repleta de altos e baixos, com curvas que nos fazem ficar com medo mesmo. Nesse sentido, entenda que o medo é normal; é o preço que pagamos por sair da zona de conforto. Contudo, lembre-se de que permanecer nela nos gera um preço ainda mais alto, que é o de não alcançar o que desejamos.

Isso nos leva a uma das “palavras mágicas” do sucesso, que é a resiliência. Ser resiliente significa entender que haverá momentos difíceis, mas ter a capacidade de reconstruir-se depois das perdas e continuar em frente, sem perder o entusiasmo.

5. Mantenha ativa a sua rede de contatos

Há um ditado em inglês que diz que “no man is an island”, podendo ser traduzido como “nenhum homem é uma ilha”. Isso quer dizer que ninguém, nem mesmo os mais introspectivos, consegue viver ilhado e isolado dos outros. As pessoas têm competências diferentes justamente para que possam ajudar-se umas às outras. As diferenças são o que nos fortalece enquanto sociedade.

Sendo assim, no caminho para a realização dos seus objetivos, não hesite em pedir ajuda. Você não precisa fazer tudo sozinho. Conte com amigos, familiares, colegas e até mesmo outros profissionais que possam ajudá-lo. Da mesma forma, ajude também a quem estiver precisando dos seus saberes. Boas parcerias são um auxílio de imenso valor para ter sucesso!

 6. Monitore os seus resultados

De tempos em tempos, é importante fazer uma autoavaliação sobre o seu desempenho no caminho do sucesso. Pegue o seu planejamento e avalie, etapa por etapa, quais delas foram atingidas e quais não foram. Verifique o que está aproximando você das suas metas e o que o está prejudicando na sua jornada.

Fazer ajustes no planejamento é bastante comum, pois a prática nem sempre coincide com a teoria. Além disso, pode ser também que, no meio do caminho, você perceba que é melhor seguir outra estratégia, recalculando a rota completamente. Assim, não tenha medo de analisar os seus dados e de ouvir a si mesmo. Muitas vezes, precisamos fazer mudanças até encontrarmos o que realmente funciona para nós. O importante é nunca desistir de ser feliz!

7. Faça coaching

Por fim, não poderíamos deixar de fora essa técnica tão impressionante e que não para de crescer no Brasil e no mundo: o coaching. Muitas vezes, as pessoas não têm certeza daquilo que desejam ou não sabem a melhor maneira de alcançar os objetivos que definiram. Nesse caso, o coach é o melhor profissional a ser escolhido para ajudar.

Extremamente experiente em desenvolvimento humano, esse profissional conduzirá sessões para que o indivíduo conheça a si mesmo e aprenda a definir objetivos específicos. Depois, ele o ajudará a perceber as suas forças individuais e os aspectos em que ainda precisa melhorar. Por fim, será capaz de traçar um planejamento estratégico para alcançar as suas metas com foco, disciplina e eficácia na tomada de decisões.

As 7 dicas acima são um pequeno checklist do sucesso — algo que toda pessoa deve colocar em prática para transformar os seus sonhos em realidade. Se estiver disposto a alcançar resultados extraordinários e a despertar as melhores versões de si mesmo, entre em contato com o Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, a grande referência nacional do ramo!

E você, ser de luz, tem colocado os 7 passos acima em prática para ser uma pessoa de sucesso? O que é ter sucesso para você? Deixe a sua visão pessoal aqui embaixo, nos comentários. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!