O ambiente de trabalho tem uma grande influência no desempenho da equipe. Afinal de contas, pessoas não são máquinas e precisam estar se sentindo bem física e emocionalmente para alcançarem bons resultados. Por isso, as empresas devem se esforçar para identificar um clima organizacional ruim e agir para transformá-lo.

Ao longo do artigo falaremos sobre os principais sinais de que o ambiente da companhia precisa de atenção, suas consequências e dicas de como revertê-lo. É papel dos gestores e líderes ditarem o tom a ser seguido pelos demais. Vamos lá?

10 Sinais de um clima organizacional ruim

O clima organizacional ruim torna o ambiente tóxico, prejudicando o desempenho individual e da equipe. Veja quais são os principais sinais disso e faça uma análise da sua empresa para identificar se estão apresentando esses pontos.

1. Os desentendimentos são frequentes

Quando se coloca seres humanos diferentes convivendo cerca de oito horas por dia, é natural que surjam divergências. Contudo, indivíduos adultos e profissionais conseguem chegar a um consenso rapidamente, o que não acontece em ambientes com clima organizacional ruim.

Se os colaboradores da sua empresa discutem com frequência, esse é um grande sinal de que é preciso agir para evitar essas situações. Isso se torna ainda mais urgente nos casos em que as discussões se transformam em brigas com exaltação da voz e xingamentos.

2. Há muita fofoca

A fofoca é mais um sinal de clima organizacional tóxico que precisa ser combatido. Falar sobre uma pessoa sem que ela esteja presente, principalmente fazendo acusações ou falando de questões pessoais, é algo inaceitável.

PSC

Quando uma empresa não combate esse comportamento e seus supervisores até participam dos comentários, os danos podem ser bastante graves. Para um ambiente positivo, é crucial que todos se respeitem e conversem abertamente sobre problemas para resolvê-los.

3. O índice de turnover é alto

Índice de turnover é o nome dado ao nível de desligamentos e contratações de uma empresa. Quando muitas pessoas pedem demissão ou precisam ser demitidas em um curto período, é sinal de que há algo errado com o clima organizacional.

4. Os colaboradores parecem estar competindo o tempo todo

Embora um certo nível de competição possa ser motivador e estimular o bom desempenho, o espírito de equipe deve vir sempre em primeiro lugar. É preciso que a companhia estimule a competitividade individual sadia apenas em momentos pontuais, como metas de vendas, por exemplo.

No caso dos objetivos a serem alcançados em conjunto, o melhor é que haja união, apoio, troca de conhecimento e experiências. É assim que os melhores resultados poderão ser obtidos.

5. Há muitos atrasos e faltas

A pontualidade e frequência ao trabalho é um sinal de responsabilidade e comprometimento. Claro que existem situações pontuais em que até mesmo o profissional mais responsável pode se atrasar ou precisar faltar. Contudo, o problema está no excesso.

É comum que em ambientes com clima organizacional ruim e gerência deficitária, muitos profissionais não sintam tanta preocupação em serem pontuais. Afinal, não veem ninguém ao seu redor fazendo a coisa certa, de forma que o comportamento inadequado é visto como padrão.

6. Os supervisores são autoritários

Os supervisores devem conquistar o posto de líderes através do respeito e da confiança. Assim, se tornarão naturalmente autoridades que não precisam agir com autoritarismo para obter o que desejam.

Em companhias em que os supervisores agem como verdadeiros tiranos, as pessoas acabam seguindo suas ordens apenas por medo. Assim, os resultados obtidos são apenas medianos, pois não há entusiasmo. 

7. O bom trabalho não é recompensado

O ser humano precisa se sentir recompensado para continuar se dedicando a algo. Dessa forma, empresas que não estimulam o bom trabalho acabam tendo que lidar com a desmotivação de sua equipe.

As pessoas simplesmente fazem o que é pedido sem se esforçar para ir além. Afinal, sabem que se houver esforço, não receberão ao menos um elogio, então, não há estímulo para a dedicação.

8. As críticas são realizadas em público

É mais um sinal de clima organizacional ruim que os supervisores critiquem os funcionários na frente de todos, dando as famosas “broncas”. Esse tipo de atitude acaba gerando mais resultados negativos do que positivos, porque constrange em vez de estimular.

9. Há formação de “panelinhas”

São chamadas de “panelinhas” os grupinhos fechados e, embora seja natural ter mais afinidade com uns do que outros, esse isolamento dos demais acaba se tornando prejudicial. É importante que todos estejam abertos para conviver dentro da empresa e deixem para realizar encontros com os mais próximos em sua vida pessoal.

10. Alguns colaboradores têm mais regalias do que outros

Por fim, mais um sinal capaz de gerar um clima organizacional ruim ocorre quando certos colaboradores têm mais regalias do que outros. Isso geralmente acontece quando há parentesco ou relações de amizade com gestores ou chefes. A principal consequência é o sentimento de injustiça que desestimula os demais. 

Como melhorar o clima organizacional nas empresas?

Para melhorar um clima organizacional ruim é necessário, em primeiro lugar, identificá-lo e entender quais são os seus fatores geradores. É válido realizar uma pesquisa com todos os colaboradores, dando abertura para que falem a respeito.

A partir das informações colhidas, chega o momento de começar a aplicar as mudanças. Vale dizer que não se trata de algo imediato e sim de um trabalho a ser realizado continuamente através da colaboração de todos.

Uma ação importante envolve oferecer treinamentos de liderança para aqueles que ocupam cargos de gerência. Uma formação em Coaching se mostra como um excelente investimento, pois os gerentes se tornarão também Coaches, aptos para lidar com pessoas e extrair o melhor de cada uma delas.

Atentar ao clima organizacional da sua empresa e investir nele é tão necessário quanto adquirir os melhores equipamentos e softwares. Afinal, sem pessoas capacitadas e motivadas, todos os outros recursos poderão acabar sendo mal aproveitados.

Invista em um ambiente positivo, marcado pelo respeito, pela união e honestidade. Assim, todos irão se dedicar em conjunto para alcançar resultados extraordinários!

Gostou do conteúdo? Tem algum comentário ou dica a acrescentar? Escreva a respeito abaixo!