O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, realizou em 2012, durante o 27º Congresso Brasileiro de Treinamento & Desenvolvimento (CBTD), uma pesquisa com mais de 250 profissionais e gestores da área de Treinamento e Desenvolvimento – T&D e Educação Corporativa das maiores empresas do país. O resultado da pesquisa constatou que 100% desses profissionais acreditam que o Coaching é uma metodologia efetiva para o desenvolvimento de lideranças.

Mais um dado interessante da pesquisa é que 83% dos respondentes consideram que o que há de mais importante em um líder é o foco nas pessoas, acreditando ainda que o Coaching é a metodologia ideal para prepara-lo para esse fim.

Com base nisso, hoje vou falar um pouco sobre a forma como o Coaching pode influenciar positivamente no processo de motivação e liderança de equipes, para que assim você entenda como funciona e possa aplicar efetivamente e na prática em seu dia a dia. Continue a leitura e confira:

A conexão entre Coaching, motivação e liderança

Acredito verdadeiramente que Coaching, liderança e motivação estão diretamente conectados. Quando se fala em Coaching, estamos falando de um método que consiste em um conjunto de conhecimentos, técnicas e ferramentas, de desenvolvimento humano e de liderança, de diversas áreas como administração, gestão de pessoas, gestão de negócios, recursos humanos, neurociência, psicologia, entre muitas outras.

A união de tudo isso serve para capacitar o profissional, neste caso o líder, para atuar em uma gestão assertiva, contribuindo para o crescimento de indivíduos e equipes, ou seja, líder formando líderes.

O gestor que adota o Coaching como filosofia profissional e de vida terá um time de alta performance, desenvolvendo habilidades e competências de seus colaboradores, a fim de despertar o potencial infinito de cada um.

PSC

Em meu livro “Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança” abordo, com profundidade, esse tema, apresentando conceitos, ferramentas e técnicas para conduzir uma liderança efetiva, em uma leitura prática e leve, que vai levá-lo à reflexão, bem como a verdadeiras mudanças de comportamentos, tornando-se, assim, um líder visionário e que consegue motivar seus colaboradores pelo exemplo e inspiração.

Como o Coaching transforma lideranças?

“No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.”

As palavras de Jack Welch, executivo que transformou os resultados da General Electric Company, são verdadeiramente assertivas e um exemplo do impacto que o Coaching pode ter sobre o líder que permite ter a sua liderança transformada por este processo.

A seguir, vou falar um pouco mais sobre a maneira como o processo de Coaching transforma, efetivamente e na prática, o jeito como gestores lideram e motivam suas equipes.

Comunicação efetiva

O líder que se transforma em Leader Coach, ou seja, que tem o Coaching como filosofia de liderança, consegue motivar a sua equipe através de uma comunicação clara, conversando com todos de forma transparente, sem deixar espaço para especulações e fofocas.

Além disso, trata-se de também de um bom ouvinte, que abre espaço para que seus colaboradores exponham suas ideias, opiniões e sugestões, ouvindo-os na essência, transmitindo-lhes a mensagem de que o que dizem realmente importa.

Liderança participativa

Outro ponto positivo do Leader Coach, que motiva bastante seus colaboradores, e o fato de que ele faz questão de participar e estar presente em todos os processo e projetos dos quais sua equipe faz parte. Com isso, ele mostra que não se sente superior a nenhum deles, fortalecendo, assim, o laço de confiança e respeito que deve existir entre líder e liderados.

Atenção e respeito às individualidades

Um bom líder deve entender que cada membro de sua equipe é único e, assim sendo, cada um tem seus anseios, expectativas e objetivos, devendo todos estes, bem como todos os aspectos de suas personalidades, serem respeitados, para que assim, eles sintam-se motivados a alcançar os resultados extraordinários almejados pela empresa.

Faça Coaching e torne-se um líder de sucesso

Verdadeiros líderes inspiram seus colaboradores e os motivam a dar o melhor de si. Por isso liderança e motivação andam lado a lado. Caso sua equipe não esteja produtiva e motivada, analise se o tipo de liderança que você está utilizando é o mais adequado, pois grande parte dos resultados que uma equipe produz são reflexos de quem a conduz.

Comunicação, flexibilidade, inteligência e controle emocional, resiliência, capacidade de tomada de decisões rápidas, realização de planos de ação estratégicos, são algumas habilidades que o Coaching trabalha quando falamos em alta performance de líderes, gestores e profissionais. A intenção é valorizar as diferenças que existem nas equipes, além das competências de cada um, fazendo delas uma engrenagem que resulte no alcance do objetivo proposto.

Assim, o Coaching mune o profissional de ferramentas e técnicas de conhecimento comportamental, que visam potencializar os pontos fortes e trabalhar os pontos de melhoria, minimizando as ações negativas dentro do contexto organizacional.

Independentemente do cargo que você ocupe atualmente na empresa em que trabalha, se você deseja se tornar líder ou potencializar os resultados de sua liderança, a minha dica é que você conheça o Leader Coach Training – LCT, treinamento voltado para gestores, líderes e profissionais, que desejam obter atingir a alta performance, de forma rápida e efetiva.

Participando do LCT, você terá a oportunidade de desenvolver todas as habilidades e competências, que citei acima, e ao longo de todo este texto, para, assim, conseguir motivar e inspirar ainda mais as pessoas ao seu redor e sua equipe. O resultado disso será colaboradores mais engajados, uma empresa cada vez melhor posicionada no mercado em que atua e um verdadeiro upgrade em sua carreira.

 

 

Convido você a ousar ir além e entrar em contato agora mesmo com um de nossos consultores coaches, para conhecer melhor o LCT e garantir a sua inscrição para a próxima turma do curso em sua cidade!

Uma liderança, aliada ao processo de Coaching, é uma grande ferramenta de gestão e motivação de equipes, capaz de transformar, de forma positiva, os resultados individuais e e também os que a empresa deseja alcançar.

Invista neste processo e alcance verdadeiramente resultados positivos em sua vida profissional!

Agora me conte, querida pessoa: o que você achou deste conteúdo? Gostou de conhecer e saber um pouco mais sobre como o Coaching impacta positivamente a liderança nas empresas? Deixe o seu comentário e lembre-se sempre de lembrar de nunca esquecer de compartilhar os conteúdos aos quais tem acesso aqui com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também desenvolvam ainda mais suas carreiras.  

 

Copyright: 1144449209 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alexander+supertramp