O casamento é uma relação que deve ser baseada na cumplicidade, no amor e no respeito. Contudo, mesmo que se tenha todos esses elementos, é necessário considerar que o convívio diário pode ser bastante desafiador. Dividir a casa, as contas, responsabilidades, educação dos filhos, enfim, a vida com outra pessoa diferente de você requer paciência e, também, saber ceder quando for preciso. Mesmo sabendo de tudo isso, alguns casais têm maior dificuldade de lidar com suas diferenças, o que acaba gerando uma crise no casamento e, se algo não for feito, estes atritos podem levá-lo ao fim.
Se você está passando por momentos delicados com o seu cônjuge, saiba que existem técnicas do Coaching que podem ajudar a superar as dificuldades para que, juntos, encontrem o entendimento. Uma crise não precisa significar o fim de uma relação e pode ser vista como uma oportunidade de refletir, constatar o que precisa ser melhorado e, especialmente, para o casal evoluir junto.
Contents
Situações Que Podem Gerar Uma Crise no Casamento
Uma rotina atribulada, a chegada de um filho, problemas financeiros, um deslize cometido por uma das partes, o desgaste causado pela rotina, são exemplos de situações que podem gerar uma crise no casamento. Na maioria dos casos, ela acontece sem que seja possível prever e, quando se percebe, as duas pessoas que tanto se amavam se tornaram cada vez mais distantes.
Entretanto, existem alguns sinais de alerta que demonstram a aproximação de uma crise, como a falta de diálogo, excesso de brigas, distância física, falta de respeito, empatia e o sentimento constante de irritação em relação ao outro. Ao perceber algum desses comportamentos em você ou no seu cônjuge, é importante tomar algumas atitudes para evitar que esta situação se prolongue. Saiba que, quando ainda há amor, é possível superar todos os problemas e recomeçar e ter uma relação bem melhor.
Dicas de Coaching Para Vencer a Crise no Casamento
O Coaching é uma metodologia que tem como principal objetivo o desenvolvimento humano de uma forma geral e, por isso, pode trazer resultados extraordinários quando se trata da melhoria relacionamentos. Através de técnicas efetivas e perguntas poderosas, que geram reflexões profundas sobre a união é possível trazer ao casal novas perspectivas sobre si mesmo e sobre seu casamento, como também sobre a forma de ser, pensar, sentir, agir do parceiro ou parceira e ainda como este expressa tudo isso.
Além disso, o processo de Coaching de Relacionamentos também promove o autoconhecimento necessário a que cada um entenda seu papel na relação, seus desejos em relação ao matrimônio e à vida e, especialmente, apoia o par a enfrentar suas dificuldades com maior maturidade, incentivando um diálogo sempre respeitoso e que busque soluções em conjunto para os problemas apresentados.
A Importância da Comunicação
Um casal que está em crise, geralmente não está se comunicando de forma eficaz e, muitas vezes, as tentativas de conversa se transformam em discussões intermináveis e, que nos casos mais sérios, podem levar a agressões verbais e até mesmo físicas. Então, o primeiro passo para vencer essa fase delicada é iniciar um diálogo por meio de uma comunicação não violenta. A interação deve acontecer de forma pacífica e aberta, ou seja, sempre respeitando o direito do outro de falar, expor seu ponto de vista, seus sentimentos, ouvindo seu parceiro ou parceira, na essência, e buscando o entendimento verdadeiro sobre o que está sendo colocado na mesa.
Por mais afinidades que um casal tenha, cada um tem sua própria percepção e visão sobre as coisas, porém, se há atritos constantes é sinal de que algo está em desequilíbrio. Para ter uma conversa produtiva procure se colocar no lugar do outro, sem fazer julgamentos precipitados ou acusações. Entender a forma como seu par enxerga a situação pela qual estão passando, ouvir e falar a respeito da sua percepção, pode ser o início do entendimento. Busque isso!
Viver o Presente
A partir do momento em que decidirem recomeçar, é fundamental que comecem a viver a partir de agora, seu tempo presente, sem focar nos erros e brigas do passado. As experiências vividas devem ser usadas como aprendizado, para que juntos tomem melhores decisões no presente, apenas isso. Remoer atitudes que o seu cônjuge teve anteriormente apenas irá fazer com que se afastem ainda mais. Se decidiu perdoar e seguir em frente, assuma sua decisão e viva o seu melhor sem carregar mágoas antigas.
O mesmo vale para a ansiedade e a insegurança em relação ao futuro. Evite ficar pensando se esse recomeço irá ou não dar certo, se a outra pessoa vai pisar na bola, se você vai sofrer. Elimine o “se” da sua mente e permita-se viver esse recomeço com o coração aberto e com disposição para se reconectar com quem você ama.
Exerça o Perdão
O perdão é um sentimento libertador e que deve fazer parte de um processo de reconciliação entre um casal que passou por uma fase de provações. É fundamental que os dois estejam verdadeiramente prontos para colocar um ponto final nos erros cometidos e perdoar o outro. Esse momento deve ser como um novo capítulo de um livro, os anteriores ainda continuarão existindo e fazendo parte da história, entretanto, o foco agora deverá estar nas páginas seguintes.
É importante deixar claro que o perdão deve ser genuíno, para que o erro cometido no passado não volte a ser citado na primeira discussão que tiverem. Conversem a respeito do assunto até que cada um consiga zerá-lo completamente, sem deixar detalhes mal resolvidos. Então, depois disso, estarão com o coração mais leve e prontos para prosseguir com a história.
Gratidão Pelo Casamento
Muitos casais se desentendem porque começam a focar demais nos problemas, se esquecendo do quanto é importante serem gratos por tudo o que têm. Pensem em tudo o que já conquistaram juntos, os problemas que conseguiram superar, a família que formaram. Reflita sobre o que te levou a querer casar com essa pessoa, certamente é porque ela tem muitas qualidades que admira.
Ao aprenderem a exercer a gratidão, passarão a tratar um ao outro com mais carinho, respeito, afeto e empatia e isso irá se tornar um círculo virtuoso. Você se lembra daquele ditado que diz que se deve tratar as pessoas como gostaria que elas te tratassem? É exatamente assim que deve acontecer no casamento e a gratidão é o principal caminho para isso.
Um Relacionamento é Formado Por Duas Pessoas
Por fim, tenha em mente que um relacionamento é formado por duas pessoas e é necessário que ambas estejam dispostas a lutar pela relação. Sempre que começar a pensar que o seu par está deixando a desejar com algum tipo de comportamento que te desagrada, pense se você está fazendo a sua parte também. Uma das formas mais eficazes de ensinar algo para uma pessoa é através do exemplo. Então, se está sentindo falta de carinho no casamento, seja mais carinhoso, mostre que isso é importante para ti.
A relação deve ser construída dia após dia pelo casal, de forma colaborativa. Isso inclui os mais diversos aspectos, desde os afetivos, financeiros até em relação às tarefas do dia a dia, como cuidar da casa e dos filhos, por exemplo. Um casamento feliz é aquele que é baseado na parceria, no amor, na admiração, na cumplicidade e no respeito mútuo.
Se você deseja conquistar esta felicidade em seu casamento e ter uma relação de maior harmonia e entendimento com seu par, saiba que a metodologia do Coaching de Relacionamentos pode apoiar um casal em crise a aparar as arestas, se reconectar, decidir os melhores caminhos e também fortalecer sua união. Com certeza, por meio deste processo e através de uma mudança positiva de hábitos e comportamentos é possível encontrar o entendimento, permitir que o amor fale mais alto ou mesmo dar um novo rumo à história do casal. Está buscando por isso? Invista em Coaching!
Copyright: 201882463 – https://www.shutterstock.com/pt/g/aslysun