O Coaching é um eficaz processo de desenvolvimento humano e aceleração de resultados, que utiliza de distintas técnicas e métodos para propiciar ganhos diversos a quem vivencia esta fantástica oportunidade de evolução. O Coaching é construído a partir da somatória de ciências como a Administração, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Neurociências, Filosofia, Psicologia Positiva entre outras.
Os métodos e as técnicas de Coaching objetivam conduzir o indivíduo a um estado reflexivo durante as sessões, que vão ensejar um maior autoconhecimento e despertar o ímpeto pelo autodesenvolvimento sejam em âmbito pessoal, profissional, emocional ou espiritual.
Benefícios das Técnicas do Coaching
Esta metodologia única e poderosa também tem a capacidade de proporcionar diversos benefícios, alguns deles são:
- Foco, autoconfiança e resiliência;
- Autoconhecimento e autodesenvolvimento;
- Melhoria na comunicação e nos relacionamentos interpessoais;
- Quebra de crenças limitantes e autossabotadoras;
- Flexibilidade e melhor gestão do tempo;
- Liderança e autoliderança;
- Desenvolvimento e aprimoramento de habilidade e capacidades;
- Definição de metas e objetivos realistas;
- Inteligência e controle emocional;
- Planejamento estratégico pessoal e profissional.
Para alcançar tais benefícios e atingir os propósitos almejados pelo grupo é necessário que o coachee pesquise e selecione bem a técnica que será utilizada. Ao longo da minha trajetória no mundo Coaching vi vários coaches falhar em seus percursos por não escolherem bem a abordagem e técnicas certas para atender seus clientes.
Desse modo quero apresentar-lhes algumas técnicas, que em minha opinião, podem ser adaptadas e utilizadas nos atendimentos de Coaching Group, considerando as características e objetivos que cada grupo apresenta.
Técnicas de Aprendizagem Vivencial
A Aprendizagem Vivencial é uma das técnicas que possibilita perceber potencialidades, desejos e possibilidades de um indivíduo. Mas o que é essa técnica? Podendo ser desenvolvida individualmente ou em grupo, a Aprendizagem Vivencial consiste em a partir de uma dinâmica estabelecer pontos específicos a serem trabalhados de forma sistêmica.
O ciclo da Aprendizagem Vivencial origina-se da História Experiencial e do modelo proposto por David Kolb aplicado para essa metodologia:
<->Vivência -> Relato -> Processamento -> Generalização -> Aplicação <->
Essas etapas que compõem o ciclo de Aprendizagem Vivencial possibilitam que seja feita uma reflexão sobre a dinâmica com o intuito de um aprendizado efetivo. O coach desenvolve aqui o papel de facilitador para o processo de reflexão sobre a dinâmica que será aplicada e como um mediador do desenvolvimento do outro. Como nome sugere por meio de vivências práticas o coachee tem a oportunidade de entender seus afortunamentos e também dilemas e com mais clareza e ressignificá-los. Permita-se viver esta experiência também!