Ah, o tempo! Como dizem, ele é o senhor da razão e sempre nos ensina lições poderosas sobre a vida. Para se convencer disso basta que pense em sua trajetória até chegar até aqui, nos medos que te afligiam e sobre como hoje eles deixaram de fazer sentido. Isso acontece porque amadurecemos e, conforme os anos passam, vamos deixando para trás uma série de ideias que serviam apenas para nos limitar. Que bom que com o tempo a gente aprende que nem tudo o que parece realmente é, e que somos capazes de conquistar tudo o que desejarmos.

Com o Tempo a Gente Aprende e Se Liberta

Você se lembra dos medos que tinha quando era criança? Alguns dos mais comuns incluem o medo do escuro, do monstro debaixo da cama, de se perder dos pais do supermercado, entre tantos outros. Hoje, imagino que não tenha mais esse tipo de receio, pois, conforme foi crescendo, aprendeu que tudo isso era apenas fruto da sua imaginação. Assim, conseguiu se libertar de um sentimento que te trazia sofrimento e que bloqueava as suas ações.

Isso acontece com uma centena de situações no decorrer da vida, porque, conforme vamos vivendo novas experiências, aprendemos coisas novas e nossas ideias se transformam. Mas, para que isso aconteça, é fundamental que mantenha a sua mente aberta e se permita conhecer o novo antes de formar sua opinião. O julgamento e o preconceito podem minar as suas chances de desenvolvimento e comprometer a sua evolução.

10 Coisas Que Aprendemos Com o Tempo

Se eu fosse listar todas as coisas que podemos aprender com o passar do tempo, passaria dias escrevendo este artigo. Então, como o tempo é algo precioso, tanto para mim quanto para você, selecionei dez lições que o senhor da razão é capaz de nos proporcionar.

1 – É Melhor Ser Feliz do Que Ter Razão

Quando você entra em uma discussão com alguém, costuma fazer de tudo para mostrar que está com a razão? Se sim, sugiro que reflita sobre o motivo para agir dessa maneira. Será que realmente vale a pena se estressar apenas para mostrar para as outras pessoas que está certo? Uma das lições mais valiosas que podemos aprender com o tempo é que ser feliz é muito melhor do que ter razão.

2 – Devemos nos Amar em Primeiro Lugar

O amor-próprio é fundamental para que uma pessoa se sinta bem consigo mesma e possa se relacionar de maneira saudável com os demais. Se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, de forma alguma, é um sinal de equilíbrio e autoestima. É claro que é importante ter consideração por aqueles que ama, mas sempre se lembrando de que você também precisa estar feliz.

3 – Errar Faz Parte do Processo de Desenvolvimento

Falhar pode ser decepcionante, principalmente nos casos em que se esforçou e deu o seu melhor. Entretanto, errar faz parte do processo e, inclusive, pode te ajudar a se aperfeiçoar e obter resultados ainda melhores no futuro. Portanto, quando algo sair diferente do que esperava, não desista, levante-se, mantenha a cabeça erguida e continue caminhando.

4 – As Pessoas Que Amamos Podem nos Magoar

É bastante comum colocarmos as pessoas que amamos em uma espécie de pedestal, como se elas fossem perfeitas e, na realidade, sabemos que elas não são. Então, mais uma vez, o tempo faz o seu trabalho com maestria e ensina que os nossos entes queridos também podem nos decepcionar, assim como nós também podemos fazer o mesmo com eles. Considerar a humanidade que habita em você e nos demais é fundamental para evitar guardar mágoas que apenas causam dor e sofrimento.

5 – A Confiança Pode Ser Destruída em Segundos

A confiança pode levar anos para ser construída e apenas alguns segundos para ser destruída. Por esse motivo, é fundamental saber honrar a fé que depositam em você e se mostrar sempre digno dela através de suas ações. Dessa maneira, reflita antes de fazer promessas, verifique se realmente é capaz de cumpri-las e trate com seriedade os sentimentos das outras pessoas.

6 – O Respeito é Fundamental Sempre

O respeito deve ser a base de qualquer tipo de relação, sempre e em todo o lugar. Assim sendo, respeite o porteiro do seu prédio da mesma forma que respeita o seu chefe, o seu amigo que pensa como você e aquele colega que tem uma opinião diferente. Agindo assim, estará demonstrando que também é digno e merecedor de respeito e, claro, contribuindo para um mundo melhor.

7 – Ninguém é Perfeito

A perfeição é um conceito que está bastante distante dos seres humanos, simplesmente porque somos todos seres em evolução e evoluir envolve errar, tentar novamente e insistir até que seja possível acertar. Lembre-se dessa lição que o tempo ensina através das nossas experiências e, também, das outras pessoas. Seja gentil consigo mesmo, não se compare e busque sempre se tornar a melhor versão de si mesmo.

8 – Amigos São Verdadeiros Tesouros

Não é à toa que dizem que os amigos são a família que nos foi permitido escolher, pois não é preciso ter o mesmo sangue para amar e desejar o bem de outra pessoa. Tenho a certeza de que, se o tempo ainda não lhe ensinou essa lição, logo irá ensinar. Até lá, valorize sempre os seus companheiros de vida e retribua todo o amor que eles te oferecem.

9 – O Perdão é Libertador

Guardar mágoas é algo extremamente nocivo, que pode prejudicar inclusive a sua saúde. Se carrega ressentimentos dentro de si, sobre coisas que aconteceram no passado, reflita a respeito disso e pense na possibilidade de perdoar. Você não precisa voltar a ter o mesmo relacionamento que tinha com a pessoa que te magoou se não desejar, basta que se liberte dos sentimentos ruins.

10 – A Gratidão Multiplica as Bênçãos

Por fim, uma das lições mais importantes que o tempo pode ensinar envolve um ato simples, mas extremamente transformador: agradecer. A partir do momento em que começar a agradecer mais do que reclamar verá o quanto as bênçãos irão se multiplicar em sua vida.

Espero que tenha gostado e que este artigo te inspire a se atentar a todas as lições que o tempo pode te ensinar. Aproveito para desejar a você uma caminhada repleta de aprendizado, evolução e muita felicidade.

 

Copyright: 523020367 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sonpichit+salangsing