alimentação saudável

AllAnd/Shutterstock Ter uma alimentação saudável é essencial parra melhorar nosso racioncínio

Existe uma frase que diz: Você é o que você come. De fato, quando investimos numa alimentação saudável e balanceada, nós temos bem mais disposição, saúde, inteligência e energia. Por outro lado, quando comemos apenas alimentos hipercalóricos, gordurosos, com baixo índice de vitaminas e sustâncias boas, colocamos em risco o nosso bem- estar físico e mental.

Tudo é uma questão de escolha. Quando temos uma dieta equilibrada, com alimentos saudáveis como frutas, legumes, verduras e peixes, por exemplo, isso se reflete numa pessoa mais disposta e, que recebe daquilo que come todos os nutrientes necessários a manter a qualidade de sua concentração, foco e raciocínio.

Já se optamos por fast ou junk food (frituras, alimentos enlatados, processados, com muito sal e muito açúcar), comidas ricas em calorias e com percentual quase nulo de nutrientes, a tendência é quase sempre o desenvolvimento de doenças como à obesidade, diabetes e problemas do coração como a hipertensão.

Portanto, ter uma alimentação saudável não é um modismo, faz bem pata corpo e mente e definitivamente deve ser entendido como uma necessidade de preservação de todo ser humano. Pensando nisso, separei algumas dicas de alimentos poderosos e que podem ajudar a melhorar seu raciocínio e sua concentração no trabalho e na vida de modo geral.

Exemplos de Alimentação Saudável

Açafrão – segundo cientistas além de saboroso, este alimento também ajuda na manutenção dos nossos neurônios, influenciando diretamente em nossa capacidade cerebral, em nossa neuroplasticidade. A indicação de consumo diário é de uma colher de chá. Pode ser usado no preparo de chás, arroz e carnes, por exemplo.

Ferro – presente em alimentos como feijão, fígado de vaca, sardinha, couve e folhagens escuras; o ferro produz as hemoglobinas que levam oxigênio para o nosso cérebro, facilita o nosso metabolismo e favorece nosso aprendizado e também evita que fiquemos anêmicos.

PSC

Cafeína – encontrada no mundialmente amado cafezinho, este alimento é um poderoso estimulante mental, pois ativa nosso sistema e nos deixa mais alertas e, consequentemente, mais concentrados em nossas ações. Também presente em alimentos como o chá verde e o chocolate, a indicação e que todos sejam consumidos com moderação.

Nitratos – se a ideia é aumentar a irrigação de sangue no cérebro e torná-lo mais nutrido, os nitratos são poderosas fontes nutricionais e estão presentes em alimentos como: beterraba, morango, espinafre, rabanete e couve, por exemplo.

Coloque estes poderosos alimentos em sua lista de compras e insira-os em seu cardápio diário. Além de fontes de nutrientes eles vão ajuda seu cérebro a funcionar ainda melhor, portanto, tenha uma alimentação saudável e potencialize seu raciocínio e sua saúde.