Quando falamos em aprendizagem acelerativa e meta aprendizagem, é importante ressaltar que a superinteligência, esse conceito inovador do qual estamos tratando, tem duas facetas importantíssimas. Vamos conhecê-las logo a seguir:
1ª – As hiperconexões, ou seja, fazer com que o cérebro faça o máximo de conexões possíveis, ligando conhecimentos e vivências para a expansão da mente.
2ª – A aceleração e introjeção do aprendizado. Fazendo com que aprendamos mais rápido e de forma mais sólida.
Já ouvimos falar em diversos métodos extraordinários de aprendizagem. Vira e mexe temos uma nova forma de aprender cálculos matemáticos, leitura, regras gramaticais, química etc. Isso mostra que sempre estivemos, de alguma forma, preocupados com nossa forma de aprender. Seja para nos destacarmos como estudantes ou profissionais, seja para passar em um vestibular ou concurso público.
A fim de sanar essa necessidade humana de estar no controle da aprendizagem, a criação de métodos não parou. A pedagogia tratou de avançar nos estudos sobre ensino e aprendizagem, criando formas que, aplicadas à escolarização, devem auxiliar na aquisição de conteúdos escolares e também morais e sociais. Mas como nossa sede de aprender e aprender melhor e mais rápido não se resume à escola, outros campos do saber foram criando meios de, para além do universo escolar, continuarmos a buscar pela máxima capacidade cerebral.
Desvendando a Aprendizagem Acelerativa
Nesse contexto, nasceram as formas conhecidas como “aprendizagem acelerativa”. Trata-se de um conceito próximo à neurociência, mas também psicopedagógico, que visa a “criar as melhores condições para aprendizagem”. O resultado disso é um aprendizado mais rápido e mais sólido. Como se vê, a aprendizagem acelerativa é um conceito geral atribuído a um grupo de métodos, e o Coaching, em sua essência, trabalha uma forma de aceleração de resultados o que também pode ser transformado em aceleração de aprendizados.
De forma geral, para acelerar o aprendizado pretende-se otimizar o tempo encurtando a distância entre a pessoa e o conteúdo. Veja que na figura abaixo que há uma distância entre a pessoa e o que se quer aprender. Para alcançar o que se quer aprender, essa pessoa usará um método. Imagine que ela quer aprender uma nova língua. Há vários métodos para isso. Logo, a partir do método, esse conteúdo será assimilado e isso acarretará na aprendizagem. Portanto, busque meios efetivos para potencializar sua assimilação de novos conhecimentos, de modo que isso expanda sua mente, aumente suas competências e habilidades e forneça todos os recursos necessários ao seu desenvolvimento como pessoa, profissional e ser humano!