Como dono da empresa, ninguém mais do que você, empreendedor, conhece o seu empreendimento e pode realizar as tarefas de forma tão ágil e rápida, não é mesmo? Isso, contudo, não o torna autossuficiente, afinal de contas, você precisa dos seus funcionários. Por isso, é preciso desenvolver uma comunicação assertiva, exata, certeira para conseguir delegar as atividades de modo produtivo e obter os resultados desejados.
Neste artigo, você vai conferir algumas reflexões sobre este tema, incluindo algumas dicas para comunicar-se de forma eficaz com as suas equipes de trabalho. Para saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura a seguir!
Contents
5 dicas para comunicar-se de forma eficaz com a sua equipe de trabalho
1. Seja específico e acessível
Sempre que for delegar qualquer tarefa, busque fazer isso de forma clara e detalhada, certificando-se sempre de que o seu funcionário tenha entendido bem o que você disse e de que não tenha nenhuma dúvida sobre a demanda. Após fazer isso e em posse de um cronograma de execução, acompanhe o desenvolvimento do trabalho e mantenha um canal de comunicação aberto com a sua equipe.
Isso é essencial, pois, caso haja algum questionamento não levantado anteriormente, os seus funcionários terão a possibilidade de se comunicar com você, entrar em contato, resolver a pendência e concluir o trabalho, de modo correto e sem ruídos na comunicação.
2. Respeite as habilidades e conhecimentos de cada um
Um bom líder não vai pedir relatórios financeiros ao publicitário da empresa, assim como não vai solicitar uma campanha criativa de comunicação ao analista de finanças corporativas. Parece óbvio, mas alguns líderes simplesmente não respeitam os cargos, funções e habilidades dos seus colaboradores, geralmente porque não os conhecem bem.
Diante disso, ao delegar as funções, considere a formação, o tempo de experiência, o cargo, as habilidades e a própria personalidade do indivíduo. Cada profissional tem uma série de competências técnicas e comportamentais que precisam ser consideradas nesse momento.
3. Não seja um líder microgerenciador
Os microgerenciadores são aqueles líderes que delegam as funções aos seus colaboradores, mas não lhes dão liberdade para trabalhar individualmente. Esses líderes estão sempre “em cima” do funcionário, decidindo cada detalhe do que é feito e impedindo que o colaborador caminhe com as próprias pernas.
É importante que o líder se comunique com frequência e ajude o funcionário quando ele precisar. Todavia, isso não quer dizer que ele deve estar ali, supervisionando cada vírgula do trabalho, de forma constante. Portanto, dê liberdade para que os seus funcionários ajam com autonomia e proatividade, pois isso é importante para um trabalho bem feito e para o crescimento individual e coletivo na empresa.
4. Explique o passo a passo dos procedimentos
Por mais que os funcionários sejam capacitados e qualificados, é importante que os líderes sejam detalhistas ao explicar procedimentos. Com didáticas de professor, devem explicar o passo a passo da execução das tarefas, de modo que os colaboradores não percam tempo e nem tenham que refazer as atividades porque as entenderam errado.
Por isso, o líder deve delegar as funções, explicando: o que deve ser feito, por quem deve ser feito, onde deve ser feito, quando deve ser feito e como deve ser feito. Isso pode parecer cansativo, mas é muito mais prático e simples do que ter que repetir essas mesmas informações diversas vezes por já não tê-las deixado claras logo de início.
5. Ouça os seus colaboradores
A comunicação assertiva é uma via de mão dupla. Isso significa que o líder deve falar, mas também deve estar aberto a ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer. Pode ser que eles demandem prazos maiores para a execução das tarefas ou até mesmo que tenham sugestões sobre maneiras melhores de realizar as atividades.
Sendo um líder democrático e inclusivo, ouça os seus colaboradores. Mesmo que você não concorde com o que eles dizem e que vá lhes dar uma resposta negativa, ao menos dê a todos a chance para que expressem os seus pontos de vista. Lideranças autoritárias em que nenhuma ordem pode ser questionada nem sempre são eficazes, criando um clima de medo e pressão desnecessários.
Comunicação assertiva e confiança na equipe
Um empreendedor é um executor por natureza, pois sempre está pronto para colocar a mão na massa e realizar as suas ideias e projetos. Entretanto, delegar é, antes de tudo, aprender a confiar nas pessoas que você contratou e treinou e reconhecer que elas também são capazes de fazer bem o trabalho. Por isso, por mais urgente e por mais difícil que seja a tarefa, controle o seu ímpeto centralizador e demonstre respeito e paciência com os liderados.
Isso envolve diretamente ter uma comunicação efetiva, que permita aos seus funcionários aprender com as suas instruções, recomendações e exemplos, bem como colocar isso em prática no seu negócio. Por isso, podemos dizer que a junção de confiança e boa comunicação é poderosa, pois ajuda a empoderar a equipe e dar-lhe o subsídio necessário para que todos os profissionais se sintam motivados, valorizados e autoconfiantes para executar bem as suas respectivas tarefas.
Como líder ou empreendedor, esteja atento a isso, busque desenvolver as suas habilidades de delegação, distribua as tarefas, confie nos seus funcionários e dê-lhes o tempo justo para que possam executá-las tão bem quanto você.
Seja otimista e acredite no potencial, nas competências e nos talentos do grupo que você formou, pois um dos maiores benefícios de saber delegar efetivamente é ter a liberdade para cuidar de outros aspectos importantes da empresa, enquanto a sua equipe de especialistas cuida das demais tarefas. Confie, comunique-se de forma assertiva, delegue e conquiste resultados extraordinários!
E você, querida pessoa, como avalia a sua comunicação com os seus liderados? Ou como avalia a comunicação dos líderes da sua empresa com você? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
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