Sempre que falamos que houve uma discussão no trabalho, à primeira vista, isso soa como se os colegas ou líderes tivessem feito uma verdadeira guerra na empresa. Bem, embora de fato, nos piores cenários, isso possa acontecer, não é a isso que estou me referindo, mas sim, a uma troca saudável de ideias.
Neste sentido, segundo a definição do dicionário Infopédia, uma discussão consiste – na análise e troca de ideias sobre um assunto entre duas ou mais pessoas com o objetivo de chegar a um consenso. Portanto, podemos dizer que estimular esta atitude entre os profissionais é incentivá-los a refletir sobre determinado assunto e a buscar soluções em conjunto para resolver o dilema.
São as diferentes experiências, conhecimentos e formas de enxergar o mundo que enriquecem as discussões nas empresas, pois quando cada um tem a oportunidade de expressar seu ponto de vista e, também de ouvir a opinião do outro, a interação é levada a um nível maior. Deste modo, além de aprender mutuamente, os profissionais têm a chance de melhorar sua comunicação, apresentar e defender seus argumentos e vencer as discussões sempre por meio de ideias, da inteligência, do respeito e da criatividade.
O Que Podemos Aprender Com uma Discussão no Trabalho
Sempre que uma discussão no trabalho é iniciada não são apenas os nossos conhecimentos que são testados, mas também nossa inteligência emocional e social, afinal, um profissional não pode perder o controle, a paciência e ficar agressivo simplesmente porque não concorda com as opiniões divergentes. Para isso mesmo é essencial que tanto nesta como em outras circunstâncias, você aprenda a identificar seus sentimentos e emoções e saiba controlá-los.
Outro aprendizado importante que uma questão traz é o de que precisamos aprender a ouvir mais e tentar sempre agregar conhecimentos novos que nos ajudem a evoluir e crescer continuamente. Mudar de ideia é perfeitamente compreensível se os argumentos apresentados fazem sentido para você. Isto demonstra sagacidade, capacidade de raciocínio, flexibilidade e também que você tem a humildade e coragem para reconhecer quando o outro está certo.
Como podemos perceber todos estes pontos são favoráveis não apenas ao desenvolvimento profissional do colaborador e da equipe, como também de seu aprimoramento como seres humanos. Dentro e fora da empresa, o tempo todo nós temos que lidar com opiniões diferentes das nossas, e não como vimos, não é porque o outro pensa o oposto de nós, que vamos ignorar sua visão.
Por isso, ainda que não concordemos, a riqueza de uma discussão no trabalho está em respeitar o outro; ouvir o que tem a dizer e também ter o direito de contra-argumentar, mostrando assim o nosso lado da questão.
Isso na organização, conduzido e mediado de forma madura pelo líder, traz sempre uma rica troca de conhecimentos e um brainstorm poderoso, que permite solucionar as ideias para os problemas apresentados e ter outras mais. Faça bom proveito de suas discussões no trabalho, exercite a comunicação não violenta e cresça com o outro. Os resultados serão realmente extraordinários!