Negócio

Ivelin Radkov/Shutterstock A internet e as redes sociais são poderosos meios de impulsionar os resultados do seu negócio

O que é possível fazer para divulgar melhor o negócio e aumentar as vendas? É possível utilizar a internet para isso? Sim, e para isso você pode utilizar o processo de perguntas, que é uma característica do Coaching, para encontrar as respostas que precisa. As perguntas a seguir podem ser adaptadas de acordo com o seu tipo de negócio. Confira:

O que você sabe sobre o mercado em que seu negócio vai atuar?

Como as outras lojas do mesmo segmento que você, com uma melhor presença de internet, atendem o mesmo público usando a rede? O que elas têm: site, blog, loja virtual, página no Facebook? Usam algum site de vendas? O que o seu negócio poderia fazer de melhor e diferente?

Você possui um endereço eletrônico com informações sobre o seu negócio?

É possível as pessoas saberem com que tipo de produto/ serviço você trabalha através do seu endereço de e-mail? Elas saberão o horário de atendimento do negócio? Saberão quais produtos/serviços estão disponíveis? Você possui um site com domínio próprio, blog, conta no Mercado Livre ou uma página no Facebook? Como as pessoas poderão indicá-lo para outras na internet ou mostrar com o que você trabalha?

Você lê e responde os e-mails que recebe?

E outras mensagens que recebe pelo Twitter, Facebook etc.? Você usa o telefone somente para fazer ligações de vendas ou também para tirar dúvidas dos possíveis clientes? Em relação às pessoas que entram em contato com você, você as trata da mesma forma como gostaria de ser tratado? Com que rapidez você gostaria que sua solicitação fosse atendida?

Você possui perfil ou página em uma rede social?

O que as outras empresas do mesmo segmento que você estão fazendo? Como elas se comportam nas redes sociais? Se a rede social utilizada for o Facebook, qual o conteúdo mais comentado e compartilhado? O que as pessoas comentam? Do que elas gostam e do que elas reclamam?

Você sabe ouvir o que as pessoas têm a dizer?

Você se preocupa em ajudar as pessoas que estão com problemas, uma a uma? Você passa as informações solicitadas de maneira clara e completa? Procura saber a opinião dos clientes referente ao seu produto/serviço?

Em sua área de atuação você produz e compartilha conteúdos relevantes?

Você fornece algum tipo de informação para o seu público? Fornece conteúdos de qualidade para as pessoas? Publica fotos e comentários sobre eventos?

O endereço de sua loja física está em algum sistema de mapas?

As pessoas interessadas encontrarão informações sobre localização ou telefone do seu negócio na internet?

Você conhece os clientes ou as pessoas que vai atender?

Quem são essas pessoas? Que tipo de sites elas procuram? Que tipo de informações e como elas gostam de recebê-las? Em qual perfil de pessoas o negócio está focado?

Não basta apenas estar online, é preciso saber o que você pretende fazer nas redes sociais e, principalmente, qual é o seu objetivo. Para aumentar ainda mais as chances de fidelizar clientes, é preciso mostrar quem você é, e as redes sociais são uma ótima maneira de quebrar essa barreira que existe entre o cliente e o dono do negócio.

Aproveite as redes sociais para ter constantes feedbacks dos seus consumidores, procure conhecer o nível de satisfação deles. Mas esteja preparado para ouvir feedbacks de melhorias, que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do negócio. Quando houver reclamações, procure atendê-las rapidamente para não deixar que a má reputação cresça.

As redes sociais e a internet vieram para ficar. Para quem tem um pequeno negócio ou está começando, esse é o momento de usá-las no crescimento do negócio, ampliando sua base de cliente e consequentemente aumentando os seus lucros.