O mundo mudou. Parece óbvio dizer isso, mas se pensarmos bem, a 10 ou 20 anos, não tínhamos celulares inteligentes ou acesso fácil à internet. Esta evolução, proporcionada pelas novas tecnologias e o vertiginoso crescimento do acesso à banda larga, também causou uma revolução no universo do entretenimento, que para não ficar obsoleto, tem criado novas formas de atingir o público.
Neste sentido, podemos dizer que a Netflix é um dos maiores cases de sucesso, da atualidade, quando o assunto é inovação. A empresa americana, criada em 1997, por Reed Hastings e Marc Rudolph, criou um negócio de TV por assinatura, pela internet, inovador. Hoje conta com mais de 50 milhões de assinantes, espalhados por todo mundo, em mais de 40 países diferentes.
A Revolução da Netflix
Mas o que faz a Netflix ser tão revolucionária? Antes da internet, para assistirmos um filme, dependíamos ou das locadoras ou da TV aberta e de uma televisão. Com a Netflix, não mais! Basta ter um dispositivo com acesso à rede, fazer sua assinatura, pagar a mensalidade e ter acesso, ilimitado, a uma infinidade de filmes, como também séries originais e exclusivas, criadas pela empresa para os seus usuários.
Este sistema on-demand (sob demanda) se tornou tão atrativo e rentável para seus criadores porque visa atender um público cansado das limitações e mesmices da TV e completamente ávido por novidades. Agora é possível escolher quando, como e onde vamos ver um filme ou mesmo rever nossos prediletos na hora em que quisermos.
Ao oferecer este serviço de conteúdo multimídia, via streaming (onde os dados podem ser acessados, mas não ficam armazenados no computador do cliente), a Netflix mais uma vez revolucionou o mercado. Isso ocorre porque este sistema, além de evitar ocupar espaço na memória do aparelho utilizado, também evita downloads indevidos. Assim, os assinantes podem ver seus filmes e séries, sem infringir as leis de direitos autorais, o que torna este negócio totalmente legal também. Excelente sacada!
Não por acaso o slogan e a premissa desta empresa é: “Movie Enjoyment Made Easy”, na tradução para o português: “Apreciar filmes de forma fácil”. E foi exatamente o que seus criadores conseguiram, oferecer um serviço de fácil acesso, com uma demanda latente, onde todas as pessoas por meio de uma assinatura, quase simbólica, poderiam assistir aos seus filmes e séries favoritos.
Como resultado desta brilhante visão de mercado e do espírito empreendedor de seus criadores, além de consolidada no mercado de streaming, oferecendo entretenimento via internet, a Netflix acumula uma receita que já ultrapassou a casa dos seis bilhões de dólares.
Este exemplo, nos mostra, na prática, como devemos estar mais atentos e observar melhor tudo que acontece ao nosso redor. Isso permite enxergar novas demandas no mercado e aproveitar estas oportunidades para criar negócios revolucionários, como a Netflix e ir além como empreendedor.
Gostou do case de sucesso da Netflix? Curta, comente e compartilhe estes conhecimentos em suas redes sociais!