Não existe feedback negativo! Esta é a primeira coisa que todo profissional deve ter em mente. Negativa pode ser a forma como o gestor ou colega pode ter lhe dado este retorno. Entretanto, é importante compreender que um feedback, é, antes de tudo, uma grande oportunidade de melhoria e não um puxão de orelha.
Deste modo, mesmo quando ouvirmos algo que não desejávamos ouvir, poderemos tirar boas lições e aprendizados deste acontecimento. Para que isso aconteça tenho algumas dicas poderosas que podem ser usadas em seu dia a dia para absorver um “feedback negativo” e crescer com ele. Continue lendo e confira!
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Dicas Para Aproveitar Bem o Feedback Negativo
Ouça Tudo Atentamente –
Por mais difícil que seja ouvir calado algumas coisas, busque escutar em silêncio cada ponto apontado pelo seu interlocutor. Ouça com atenção, se necessário anote as questões levantadas e evite interromper e retrucar a pessoa enquanto ela dá seu feedback.
Reflita antes de retrucar –
Após ouvir tudo, pense um pouco sobre o que foi dito e, só então, calmamente, exponha seu ponto de vista sobre a situação. Se precisar, peça ao seu gestor ou colega um dia para pensar em tudo que foi dito. Quando sentir-se preparado, chame a pessoa para conversar e explique o que houve. Caso tenha falhado em algum aspecto, peça desculpas e comprometa-se em estar mais atento. Caso não tenha sido falha sua, agradeça também e comprometa-se ainda mais com seu trabalho.
Tire lições e aprendizados –
De tudo podemos tirar algum aprendizado ou lição positiva. Se você errou, busque aprender com seus erros, crescer com eles e fazer disto motivação para ser um profissional ainda melhor. Procure fazer seu trabalho com mais assertividade, construir relacionamentos interpessoais sempre sadios e ter uma comunicação assertiva. Assim os feedbacks serão sempre para ressaltar seus resultados e não erros.
Tenha Inteligência Emocional –
A melhor forma de transformar um limão em limonada é tendo inteligência emocional. Você tem a opção de escolher ficar chateado e revoltado com um feedback ou então desafiar-se a eliminar os comportamentos ou qualquer imagem negativa que possa ter passado aos demais. Para isso é preciso controlar as emoções negativas e saber usar suas habilidades e competências para reverter à situação. Assim, além de mostrar maturidade profissional você mostra-se também aberto a ouvir os feedbacks de seus gestores e colegas e a, especialmente, aproveitá-los para ser o melhor profissional que você pode ser. Permita-se crescer com os feedbacks, seja ele um feedback negativo ou positivo e boa sorte!
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