Quando falamos em criatividade, certamente a Disney é uma organização que é referência no assunto. Você consegue imaginar alguém mais criativo do que Walt Disney? Difícil, não é mesmo?
O fato é que o método de criatividade da Disney, inquestionavelmente bem-sucedido, tem se tornado um modelo de referência para outras empresas em todo o mundo, de diversos segmentos de atuação. Na verdade, esse modelo serve como referência também para qualquer pessoa que tem sonhos e que deseja criá-los, isto é, realizá-los. Neste artigo, você vai conhecer a estratégia Disney e como ela funciona. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!
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Conheça a estratégia Disney de criatividade
Na Estratégia Disney, passo a passo, existe um exercício de PNL (Programação Neurolinguística), criado por Robert Dilts, amplamente utilizado em sessões de coaching e na modelagem que você verá a seguir. Antes disso, é importante que você entenda alguns conceitos.
Dilts teve como objeto de estudo pessoas que tiverem grande ascensão profissional por estabelecer padrões. A isso foi atribuído o nome de modelagem. Robert Dilts analisou também o comportamento e a vida de Walt Disney e a metodologia que o dono do resort de entretenimento mais famoso do mundo utilizou para desenvolver os seus filmes e personagens.
O estudo revelou uma estratégia de pensamento criativo que explora como ordenar e utilizar as habilidades de sonhar, fazer análise crítica e concretizar planos. Assim, a estratégia de criatividade Disney tornou-se uma forma de organizar o pensamento para melhorar a capacidade de alcançar metas ou sonhos. Agora, podemos exercitar esse conceito.
Os 3 estágios da estratégia
A estratégia criativa da Disney é subdividida em três estágios, conhecidos como os 3 perfis de desenvolvimento de ideias. São eles: o perfil sonhador, o perfil realista e o perfil crítico. Em cada um dos perfis, há uma série de questionamentos que o ajudam a dar forma às suas ideias e a concretizá-las da melhor maneira possível. Conheça melhor cada estágio na sequência.
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Para o perfil sonhador
Visualize seu sonho, meta ou objetivo, de forma criativa, sem medo de ser feliz. Essa é a hora de querer. Considere, ainda, todos os benefícios que você pode alcançar. Você pode perguntar a si próprio ou realizar com o seu coachee em voz alta.
- O que você quer?
- Por qual motivo você o quer?
- Quais são os projetos necessários para a realização do seu sonho?
- Por onde começar? Como você vai planejar?
- O que você vai fazer para auferir?
- Quem você gostaria de modelar (ter como modelo)?
- Quais serão os benefícios obtidos quando você ascender?
- O que isso significa para você?
- Você vai beneficiar as pessoas próximas a você?
- Como você pode mensurar os resultados para fazer uma avaliação?
- Quando você espera alcançar esse objetivo?
- Por quais razões o seu negócio vai dar certo?
Para o perfil realista
Ainda pensando em planejamento, pense que o sonho é viável para você. Essa é a parte metodológica, de como você vai fazer. Agora, arquitete de forma prática e realista. Vamos desenvolver um plano coordenável e detalhado.
- De que forma esse sonho será possível?
- Se o seu sonho for dividido por etapas, como essas partes estão ligadas umas às outras?
- O que você deve fazer para alcançar cada seção desse sonho?
- Quando e como vai ser colocada em prática cada fase?
- Por que cada passo dado é necessário?
- Quem vai distribuir responsabilidades e conseguir comprometimento das pessoas envolvidas?
- Quais são os recursos triviais (prazo, pessoas, investimento financeiro) para que isso aconteça?
- Quais serão as provas vistas ou ouvidas de que cada passo foi realizado com sucesso?
Para o perfil crítico
Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que você (ou o seu coachee) é um(a) crítico(a) construtivo(a). Neste passo, é possível identificar possíveis desafios. Assim, a intenção é melhorar o planejamento e a execução do projeto.
- Quais são os pontos de melhoria do seu planejamento?
- O que ainda falta?
- O que é aparentemente inadequado?
- Pense nas adversidades. Quais podem ocorrer?
- Existe alguma objeção da parte de alguém? Quem poderia ser prejudicado?
- Quando e onde as suas estratégias podem não ser desejáveis ou simplesmente não funcionar?
- Há alguma outra carência no projeto?
- E como você pode melhorar?
Refaça quantas vezes for necessário o questionário acima. Se esse é realmente um grande sonho, possivelmente, vai exigir um número de ciclos entre os perfis crítico e realista. Siga os seguintes passos:
- Quando concluir o estágio Crítico, volte para o estágio realista.
- Repense as suas estratégias com base nos comentários/respostas do estágio crítico.
- Na sequência, volte para o estágio crítico e reavalie o plano “pronto”.
Realize esse ciclo entre o realista e o crítico, até que haja um plano mais sólido. Caso sinta que o plano ainda não seja viável, mova-se para o sonhador e melhore seu sonho.
Conclusão
O sonhador, o realista e o crítico são papéis por vezes conflitantes, de modo que pode ser desafiador conciliá-los. Todavia, devemos ter em mente que os 3 são essenciais ao planejamento dos projetos das pessoas e das empresas, desde que sejam ativados na ordem adequada. Por mais que alguns queiram fazer isso, não caia na tentação de colocar os 3 perfis em prática ao mesmo tempo, OK?
Por meio da utilização da estratégia Disney de criatividade, você conseguirá definir com clareza esses 3 papéis e dedicar-se separadamente a cada um deles. No momento em que as funções forem estabelecidas, as equipes envolvidas no projeto poderão se dedicar a uma atividade de cada vez. Dessa forma, o seu planejamento será definitivamente realista, inovador e eficaz!
E você, querida pessoa, já pensou em seguir o método Disney para transformar os seus sonhos em objetivos e, em seguida, fazer com que se tornem realidade? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
*De Robert Dilts, adaptado por José Roberto Marques.
Imagem: George Sheldon
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