As Constelações Familiares têm um enfoque sistêmico para as doenças. Dentro de uma rede familiar, considerando todos os acontecimentos que ocorreram até a geração atual, pode ser que a doença apareça nas gerações posteriores.
Por exemplo: Uma pessoa que tenha problemas com o excesso de peso corporal, ao passar pelo processo de Constelação, pode vir a descobrir que tem uma memória ancestral que a faz agir daquela maneira. Talvez essa pessoa tenha um avô que tenha morrido de fome em um campo de prisioneiros de guerra, e por isso, ao comer, ela(e) traga à tona, de forma inconsciente, a existência, o pertencimento e a dor do avô pela privação de comida. Ao reconhecer a dinâmica oculta da sua compulsão por alimentos, ele(a) pode se fortalecer para honrar seu familiar de forma menos destrutiva.
Dinâmicas ocultas nos levam a tomar decisões fundamentadas em lealdades que não trarão nenhum resultado senão a repetição de um padrão de sofrimento. A principal ideia no campo da saúde em Constelações Sistêmicas é que forças inconscientes negativas passam de uma geração à outra, e se não desvincularmos nosso amor infantil, olhando e honrando nosso sistema e suas dores como adultos, podemos estar repetindo um ciclo de dor que jamais cessará.
Por meio da Constelação, vemos realmente esses destinos sofridos e os honramos, como adultos que reconhecem seus lugares e seus reais papéis dentro da rede familiar. Quando decidimos olhar para a essas situações de sofrimento, honrando e respeitando o destino dos nossos antepassados, diminuímos e por vezes até mesmo eliminamos a possibilidade de gerações futuras sofrerem pelo mesmo “mal”.
É conhecendo nossa história e a história de nossa família, e lembrando o que aconteceu, com maturidade e respeito, que vamos nos livrando dos emaranhados que até então atuavam em nossa rede familiar.
A Constelação Familiar não exclui de forma alguma os avanços e os cuidados gerados pela medicina tradicional, que é o que tem contribuído fortemente para o crescimento da nossa expectativa de vida e manutenção de nossa Saúde. A Constelação Familiar funciona na verdade como uma ferramenta que tem foco no que não está aparente, mas influencia nosso dia a dia.
Muitas vezes, as histórias de nosso Sistema Familiar voltam à tona por meio de dificuldades de saúde, para que tenhamos a chance de cessar seu ciclo de repetição. Concluímos então que juntamente com a medicina, a Constelação gera uma imagem precisa do problema, podendo auxiliar tratamentos e buscas de soluções para problemas de saúde.
Créditos da Imagem: Por Monster Ztudio – ID da foto stock livre de direitos: 1021932094