As redes sociais estão aí e mostram que vieram para ficar. Por isso, a melhor maneira de utilizar esses canais de relacionamento e comunicação, é sempre usando o bom senso. Essa máxima se aplica, especialmente, em relação ao trabalho, que é onde passamos a maior parte do dia.
Atualmente, ninguém deseja ficar desconectado, contudo, é preciso tomar certos cuidados para evitar que o excesso de tempo que se passa navegando comprometa o desempenho profissional e a vida pessoal também. Assim, quando falamos sobre as redes sociais e seus impactos, podemos escolher se eles serão positivos e benéficos à nossa carreira, ou então, levarão à nossa derrocada.
Tudo depende do nosso nível de maturidade profissional, bem como da atenção que damos aos nossos objetivos, do nosso foco e do comprometimento com a empresa. O que estou querendo dizer é que redes sociais como: Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo, não são inimigas do seu profissionalismo. Entretanto, os seus resultados dependem do modo como escolhe usá-las durante seu expediente.
Siga a leitura para continuar a reflexão e repensar a sua relação entre redes sociais e o trabalho.
Contents
Redes Sociais x Produtividade
Para não prejudicar o seu desempenho profissional, o melhor caminho a seguir é não utilizar as redes sociais durante o expediente. Deixe para fazer isso em seus horários de almoço e café, por exemplo, de modo que as pequenas pausas para dar uma espiadinha ou responder um comentário não diminuam seu foco e interfiram em sua produtividade.
Lembre-se de que possui um compromisso com a empresa e que ela precisa de você 100% comprometido em realizar suas demandas e tarefas. Aproveite seu tempo no trabalho para expandir suas competências e habilidades, agregar novas experiências e evoluir como profissional. Foque em suas atividades e projetos e dê o seu melhor sempre, as mensagens e notificações podem esperar.
Caso a sua empresa libere o uso durante o horário de trabalho, a lógica é a mesma, use com moderação. Aproveite essa liberdade para mostrar que você tem bom senso e sabe a hora de navegar em suas redes sem que isso comprometa seus resultados. Atitudes assim mostram que os colaboradores atingiram um nível de entendimento que permite à organização ser mais flexível e atual.
Se você tem tido mais vontade de passar seu tempo comentando, curtindo e compartilhando postagens, esse é um sinal de que precisa urgente rever sua carreira, pois o trabalho atual não o está lhe interessando mais tanto assim. Caso perceba isso, busque maneiras de melhorar sua motivação e engajamento e tente reverter a situação antes que fique sem emprego.
7 Dicas para usar as redes sociais com bom senso
Abrangendo um pouco mais o assunto, o uso excessivo das redes sociais pode ser danoso para todas as áreas da vida. Quem é que nunca ficou impactado com aquela cena que tem se tornado comum em que casais ou famílias estão na mesa de um restaurante com os olhos fixados em uma tela, sem desfrutar da companhia uns dos outros? É esse tipo de coisa que devemos buscar evitar.
Entenda, as redes sociais são ferramentas extraordinárias, que nos proporcionam lazer, informação e nos permite conectar com pessoas das mais diferentes formas. Através delas, podemos reencontrar antigos amigos, manter contato com familiares que moram longe, conhecer pessoas novas e, até mesmo, encontrarmos oportunidades de trabalho.
Mas, mesmo com tantos benefícios, o excesso de uso pode ser prejudicial. Por isso, devemos nos manter sempre atentos para evitar dar às redes mais importância do que à presença dos nossos entes queridos, à dedicação ao trabalho e ao cuidado conosco mesmos. Veja, a seguir, algumas dicas que poderão te ajudar a encontrar esse equilíbrio.
1 – Utilize aplicativos que monitoram o tempo online
É possível usar o próprio smartphone para ajudar a reduzir seu tempo online, através da instalação de aplicativos que realizam esse monitoramento. Por mais que a tela mostre a hora o tempo todo, dificilmente uma pessoa que usa o aparelho consegue mensurar quanto tempo passa navegando nas redes sociais.
Dessa maneira, esse recurso permite que se tenha uma ideia clara a respeito disso, trazendo informações bastante úteis para planejar uma mudança de hábitos. Entre pensar que usa bastante as redes sociais e descobrir que passa quatro horas do seu dia fazendo isso existe uma grande diferença, o que certamente irá motivar a busca pela mudança.
2 – Desabilite as notificações
Se você é uma pessoa que usa muito as redes sociais, certamente interage bastante, enviando e recebendo mensagens. Se for parar o seu trabalho sempre que o celular apitar, o seu desempenho será totalmente prejudicado. Mesmo que verifique a mensagem rapidamente, esse corte na atenção faz com que o retorno ao foco demore mais para acontecer. Por isso, o melhor a fazer é manter as notificações desabilitadas.
3 – Explique aos amigos e familiares os novos hábitos que está tentando construir
Existem pessoas que afirmam não desabilitar as notificações porque seus amigos e familiares poderão se chatear com a demora para o retorno. Contudo, aqui entra uma parte importante dos relacionamentos, que envolve compreensão e respeito às individualidades uns dos outros.
Sendo assim, explique aos seus entes queridos que durante o horário de trabalho não pode parar o tempo todo para verificar o celular e combine de ligarem apenas em casos de emergência. Mesmo que estranhem no início, logo eles irão se acostumar e respeitar o seu tempo.
4 – Reconheça como seu dia fica produtivo sem o uso excessivo das redes
Experimente tentar ficar afastado das redes sociais durante um dia, verificando as mensagens apenas em alguns momentos e rapidamente. Então, ao final, analise como foram as últimas horas e o quanto conseguiu produzir sem que o aparelho interrompesse com avisos sonoros. Ao reconhecer esses benefícios, poderá se sentir mais motivado a prosseguir com a mudança e torná-la definitiva.
5 – Evite repetir pensamentos que te limitam
Existem pessoas que afirmam que são mesmo viciadas em redes sociais e internalizam esse pensamento a cada vez que os repetem. Se alguma vez já disse isso, repense esse comportamento. Afinal, é você quem decide como e quando irá utilizar seu smartphone e quanto tempo irá navegar pelas redes. Não terceirize uma responsabilidade que é sua, assuma o controle sobre si mesmo!
6 – Crie suas próprias regras em relação ao uso
Mesmo que a empresa na qual trabalha não tenha regras em relação ao uso do celular, crie as suas próprias. Afinal, o fato do seu supervisor não determinar quando pode ou não usar o aparelho não significa que possa abusar e sim que a organização confia no bom senso dos seus colaboradores. Então, mostre que é digno dessa confiança e evite se exceder.
7 – Tome cuidado com o que irá compartilhar
Até aqui tratamos a respeito dos limites de tempo que se passa no celular ao longo do trabalho. Entretanto, existe outro aspecto que é de grande relevância: o tipo de conteúdo que se compartilha. Jamais publique coisas que possam te comprometer no trabalho, como informações internas, comentários negativos, exposição de colegas ou clientes.
No máximo, compartilhe uma fotografia de algum evento com colegas, uma confraternização, o recebimento de um prêmio, coisas que não sejam comprometedoras para ninguém. Muitas demissões acontecem por situações assim, por isso, evite fazer publicações impulsivamente, pense antes se aquilo pode prejudicar você ou outra pessoa.
Agora que já sabe como as redes sociais podem afetar o seu trabalho, poderá encontrar a melhor maneira de utilizá-las sem prejuízos à sua carreira.
Se este conteúdo foi útil para você, passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!