Nicholas Boothman é um escritor que se tornou conhecido após publicar uma série de livros que ensinam a conquistar e convencer pessoas em 90 segundos. No artigo de hoje, falarei sobre uma dessas obras, intitulada “Como Convencer Alguém em 90 Segundos”, que foi publicada em 2010 e se tornou um best-seller. Se ficou curioso para entender como convencer alguém em tão pouco tempo e saber mais a respeito desse livro, é só continuar acompanhando.

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Como Convencer Alguém em 90 Segundos e Outros Livros de Nicholas Boothman

Parece um tanto quanto audacioso alguém afirmar, no título de uma publicação, que é possível conseguir persuadir ou conquistar pessoas em tão pouco tempo, não é mesmo? E foi exatamente o que Nicholas Boothman fez, ele ousou, pois os seus livros de maior sucesso se chamam:

  • Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos;
  • Como fazer alguém se apaixonar por você em 90 segundos;
  • Como ter sucesso nos negócios em 90 segundos.

Logo que a primeira obra de sua autoria foi lançada, as pessoas começaram a duvidar de que 90 segundos seriam o suficiente para conquistar ou convencer alguém de qualquer coisa. Então, ele decidiu provar o que estava falando e foi para as ruas da cidade de Houston, no estado americano do Texas, acompanhado de um repórter para abordar pessoas e colocar em prática as suas técnicas. Posteriormente, repetiu o feito em Nova Iorque, abordando pessoas a fim de ganhar a confiança delas.

Logo que o seu primeiro livro foi publicado, Nicholas Boothman foi chamado de “o novo Dale Carnegie”, famoso autor conhecido pela obra “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, que se tornou um grande sucesso mundial. Porém, o seu diferencial está em focar no primeiro contato, a fim de causar aquela boa impressão que, muitas vezes, é tão importante nos negócios, na vida em sociedade e, até mesmo, no amor.

Dicas de Como Convencer Alguém em 90 Segundos Para uma Comunicação de Sucesso

Depois de saber mais sobre o autor e o foco dos seus livros, confira dicas de como convencer pessoas em 90 minutos e, assim, abrir portas para novos negócios, oportunidades na carreira e relacionamentos.

Considere o Modelo de Comunicação em 3 Etapas

Em seu livro, Nicholas Boothman apresentou um modelo de comunicação em três etapas, que ele também chama de KFC, que é formado por:

K – Know what you want: saiba o que você quer.

F – Find out what you’re getting: descubra o resultado que obteve.

C – Change what you do until you get what you want: altere sua atitude até conseguir o que quer.

Essa é uma técnica que pode ser usada para qualquer situação de contato com outra pessoa em que tenha um objetivo específico de convencê-la de algo. Então, se você vai para um encontro com alguém especial ou à uma reunião de negócios, saiba exatamente o que pretende. Em seguida, verifique através da reação do outro se as coisas estão saindo dentro do esperado, seja empático e obtenha feedback. Assim, poderá adaptar sua atitude considerando sempre o ponto em que deseja chegar.

Essa é uma abordagem interessante porque cada indivíduo tem um estilo de comunicação diferente. Nesse sentido, não dá para decorar um script e esperar que a outra pessoa aja exatamente da forma descrita. E, ao colocar a técnica FKC em prática, poderá adaptar o modo de se aproximar, a fim de causar uma excelente primeira impressão.

Adote as Atitudes Úteis e Abandone as Inúteis

Você já percebeu o quanto o modo com o qual uma pessoa te aborda influencia na forma como irá reagir? Pense bem, se alguém chega até você com um sorriso e, de modo muito educado, lhe pede uma informação, provavelmente dará muito mais atenção do que se essa mesma pessoa se aproximasse de modo rude, simplesmente fazendo uma pergunta, sem qualquer gentileza, certo? Então, é importante considerar isso antes de abordar alguém.

Baseado nisso, Nicholas Boothman desenvolveu listas em que ele classifica as atitudes como úteis e inúteis para se aproximar e convencer alguém de algo.

Dentre as atitudes inúteis estão: ser bravo, sarcástico, impaciente, entediado, desrespeitoso, convencido, pessimista, ansioso, rude, desconfiado, vingativo, com medo, constrangido.

Já as atitudes consideradas úteis são: ser caloroso, entusiasmado, confiante, solidário, tranquilo, curioso, confortável, prestativo, descontraído, paciente, receptivo, alegre, interessado.

Lembre-se sempre dessa lista ao se aproximar de uma pessoa que precisará convencer a fazer o que você deseja. Adote uma das atitudes úteis, de preferência que tiver maior relação com o contexto, e veja o quanto isso irá influenciar o modo como o interlocutor irá agir contigo.

Estabeleça Rapport

Já falei em outros artigos a respeito da importância do rapport e, aqui, reafirmo o quanto isso é necessário, principalmente se tem como objetivo convencer alguém em tão pouco tempo. Caso ainda não saiba, rapport é o mesmo que criar conexão e empatia ao falar com outra pessoa. Nicholas Boothman descreve essa atitude como: falar com alguém como se estivesse à frente de alguém que gosta muito, como um velho amigo.

O autor cita um exemplo bastante interessante, de quando ele precisa conversar com uma pessoa pelo telefone. Quando o interlocutor pergunta “como vai?”, em vez de responder simplesmente que está bem, ele vai além e descreve o que está fazendo, como, por exemplo: “estou muito bem, sentado em meu escritório, olhando pela janela e observando a fazenda em que vivo, uma paisagem muito bonita”. Apenas com uma atitude simples, a pessoa que está do outro lado da linha já começa a se sentir mais próxima.

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Os Passos Para Convencer Alguém em 90 Segundos

Basicamente, se deseja criar conexão, convencer alguém em pouco tempo e chegar ao resultado esperado, é preciso que siga os seguintes passos.

  • Adapte a sua atitude, substituindo uma ação inútil por uma útil;
  • Mostre-se aberto para a pessoa, mental e fisicamente (a expressão corporal é muito importante);
  • Olhe nos olhos para demonstrar que é confiável, apenas tomando cuidado para não exagerar e parecer assustador;
  • Sorria;
  • Estabeleça rapport e crie uma conexão, agindo como se estivesse falando com um velho amigo;
  • Encontre um ponto em comum entre você e explore.

Com essas dicas você conseguirá adotar uma postura persuasiva para usar em qualquer situação e, assim, fortalecer laços e criar conexões. Se gostou, aproveite para compartilhar em suas redes sociais e passar o conhecimento adiante!

 

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