Seguir uma dieta é, frequentemente, objetivo de muita gente, seja no ano novo ou na próxima segunda-feira. No entanto, levá-la adiante é sempre um desafio. Isso acontece porque seguir uma dieta implica em construir um novo hábito, o que é sempre uma tarefa complexa.

Incorporar ao nosso dia a dia hábitos mais saudáveis exige um esforço inicial. Criar um hábito nada mais é do que abandonar uma rotina antiga e iniciar uma nova, que se fortalece conforme a repetimos, dia após dia.

O problema é que o nosso cérebro, assim como o nosso corpo, está sempre muito adaptado às rotinas antigas. Por isso, esse processo precisa ser gradativo, mas muito disciplinado. O lado bom é que o cérebro apresenta plasticidade, isto é, pode ser moldado e adquirir novas rotinas, mas, especialmente nos primeiros dias, isso pode ser mais difícil.

Abandonar uma vida de pizzas e brigadeiros para abraçar a rotina de suco verde e arroz integral com certeza é desafiador. Ainda assim, é possível fazer da alimentação saudável um hábito. Entenda:

Motivação

Quanto maior o nosso propósito, maior a nossa força para superar os obstáculos. Isso vale para qualquer evento da vida, inclusive para nossos hábitos alimentares. É preciso visualizar com clareza todos os aspectos positivos que uma alimentação saudável pode nos trazer para que tenhamos mais motivação em seguir a dieta.

Um coração saudável, uma pele rejuvenescida, um corpo mais magro, mais disposição para trabalhar e exercitar-se. São várias as vantagens de alimentar-se de forma mais saudável. Relembre-as diariamente e visualize-se vivenciando todas essas vantagens. Isso te dará força para seguir em frente.

Construção de uma rotina realista

PSC

Vários especialistas tentaram chegar a um número mínimo de dias para que o cérebro internalizasse um novo hábito, como 21 ou 66. Ninguém sabe ao certo esse número mágico, mas o que parece ser consensual é que quanto mais brusca for a mudança, mais difícil será construir esse hábito.

No âmbito alimentar, isso quer dizer, por exemplo, que, se você come chocolate todo dia, remover completamente o alimento da sua rotina vai ser doloroso. Por isso, a recomendação é de que você reduza a quantidade do alimento ou de dias por semana em que você o consome, ao invés de aboli-lo completamente. Começar aos poucos, sem ser muito restritivo, e intensificar a dieta com o passar do tempo ajudam a edificar esse hábito.

Organização e plano de ação

Ao seguir uma nova rotina, ajuda muito ter um plano traçado num caderno ou planilha. Quando determinamos um objetivo, seja perder 30 kg, ele inicialmente pode parecer quase impossível. Contudo, se formos diluindo esse objetivo em metas menores, como 2 kg por mês, ele não parecerá tão ameaçador, não é mesmo?

Dessa forma, quando o assunto é dieta, é essencial contar com um profissional especializado na área que trace um plano de ação, semanal ou mensal. Além disso, é importante definir dias e horários para alimentar-se. Essa organização ajuda o cérebro a acostumar-se à rotina e a desenvolvê-la como hábito.

Planos bem definidos, principalmente por escrito, fortalecem a motivação e previnem que “escapemos da dieta”, já que tudo fica registrado.

Disciplina e determinação

Por fim, não tem jeito, é preciso ser disciplinado. Desde o início, não abra exceções, pois elas são armadilhas para que você acabe desistindo.

Uma dica para manter a determinação é sempre lembrar-se daquelas motivações de que falamos no início do artigo. O corpo dos sonhos e um organismo com mais saúde e disposição são exemplos de frases que você pode escrever no mural de seu quarto para nunca esquecer-se dos porquês de estar fazendo a dieta. Também ajuda contar com um familiar ou amigo que te incentive e cobre sua disciplina sempre.

No mais, é com você. Acredite em si mesmo, pois só percebemos o quanto somos capazes quando as barreiras começam a ser superadas. Mas é preciso começar. Sucesso!