As redes sociais vieram para ficar. Até mesmo o Instagram, que parecia ser uma tendência passageira, já mostrou a sua força na vida das marcas, das celebridades e dos produtores de conteúdo em geral. Contudo, para quem ainda está no começo da jornada na rede, criar um conteúdo de sucesso pode ser um desafio.

Não há como saber com precisão quais posts terão uma recepção melhor junto ao público, pois produzir conteúdo não é uma ciência exata. Assim, o que funciona em um determinado nicho pode não ser a melhor escolha em outro. O jeito é experimentar e monitorar os resultados. Apesar dessas incertezas, há algumas boas práticas para ser mais bem-sucedido no Instagram. Preparado para conhecê-las? Então, siga em frente e boa leitura!

1. Conheça o seu público

Conhecer os seus seguidores ou os públicos que você deseja atingir é muito importante para que você entenda os tipos de conteúdo que deve produzir. Além dos tradicionais dados demográficos que a própria plataforma revela (gênero, faixa etária e localização), procure conhecer mais a fundo o seu público.

Investigue as dores, os medos, os desejos, as necessidades, as paixões, enfim, o estilo de vida de quem se interessa pelo seu nicho. Isso certamente dará uma noção melhor dos assuntos que você deve abordar, bem como do estilo de linguagem ideal para conectar-se com essas pessoas.

2. Inspire

Para que um conteúdo seja considerado de sucesso, ele precisa fazer ao menos uma das três ações a seguir: inspirar, entreter ou ajudar. Inspirar significa servir de exemplo, mostrando às pessoas que é possível alcançar os seus objetivos. Trata-se de uma tarefa essencialmente voltada à motivação.

Coaches, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e pessoas que falam sobre espiritualidade são alguns dos produtores de conteúdo que mais se utilizam da inspiração para crescer nas redes. Eles falam aquilo que o seu público deseja ouvir para ter um dia mais feliz, nem que seja uma simples frase motivacional!

3. Entretenha

A segunda ação típica de um post de sucesso é entreter, ou seja, divertir. Quando uma pessoa acessa uma rede social, como o Instagram, ela não deseja encontrar textos com aquela carinha de artigo científico. Mesmo o mais complexo dos assuntos pode ser abordado de uma maneira divertida, e até mesmo engraçada.

Curiosidades, erros de gravação, memes, músicas do momento, histórias, entrevistas, filtros engraçados — não faltam recursos no Instagram que tornam um conteúdo mais divertido. Use e abuse deles para entreter os seus seguidores.

4. Ajude

Além de inspirar e entreter, é importante também ajudar o público que o segue. Isso é possível por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes, ou seja, que têm potencial para resolver as dores das pessoas e facilitar as suas vidas. Estamos falando das dicas, dos tutoriais, dos infográficos, enfim, dos conteúdos que ajudam.

Em uma rede social, é possível ser divertido e ensinar algo ao mesmo tempo. Portanto, seja didático ao compartilhar os seus conhecimentos, mas certifique-se de adequar a linguagem, sem parecer sério demais ou técnico demais. Fale com o seu seguidor como você falaria com um amigo que precisa dos seus conhecimentos.

5. Capriche nas legendas

O Instagram é uma rede social que possui uma natureza visual, ou seja, que privilegia as imagens e os vídeos, mais do que os textos. No entanto, a comunicação verbal enriquece e complementa as fotos que postamos. Assim, não negligencie as legendas, pois elas são espaços valiosos para que você comunique conteúdos mais complexos.

Por exemplo, se você tem um perfil voltado para o turismo, pode (e deve!) postar imagens incríveis dos destinos, mas é nas legendas que você vai dar dicas de passeios, restaurantes, hotéis, cultura local etc. Os textos que acompanham os posts mostram o seu conhecimento e contribuem com a construção da sua autoridade em seu nicho.

6. Monitore as métricas

As métricas do Instagram são os dados estatísticos que avaliam o desempenho de um post, como as curtidas, as visualizações, os comentários e os salvamentos.  Sendo assim, é importante que você avalie esses dados para identificar os posts que fizeram mais sucesso com os seus seguidores.

Se você analisar o que os seus posts de sucesso têm em comum, será capaz de identificar padrões, ou seja, elementos que se repetem e que, pelo visto, agradam o seu público. Esses padrões podem ser em formato de post, em tipo de linguagem, em assunto abordado etc. Reconheça-os, pois são um norte na sua produção de conteúdos de sucesso.

7. Experimente diferentes formatos

Reconhecer padrões do que agrada mais os seus seguidores é importante na sua produção de conteúdo. Entretanto, isso só será possível se você experimentar diferentes formatos, de modo que possa comparar os seus desempenhos e identificar os que tiveram melhor aceitação.

Sendo assim, varie os temas (dentro do seu nicho, é claro), os estilos de linguagem e os próprios formatos de conteúdo. Lembre-se de que, no Instagram, você pode postar imagens, frases, carrosséis de conteúdo, vídeos, stories, reels, lives, enquetes, caixas de perguntas, enfim uma infinidade de possibilidades. Conheça essas ferramentas e navegue por todas elas para interagir com quem o segue.

8. Crie uma identidade visual

A identidade visual é um conjunto de elementos, como cores, logotipos, símbolos, fontes tipográficas, estilo de imagem, entre outros aspectos visuais, que dão uma identidade única àquele perfil.

Quando você cria e reforça essa identidade visual, as pessoas reconhecem um determinado conteúdo como sendo seu, simplesmente ao bater os olhos e reconhecer esses padrões visuais. Isso fortalece a sua imagem na rede e também comunica a sua personalidade e os seus valores. Portanto, cuide do aspecto visual do seu conteúdo, pois ele é muito importante, sobretudo no Instagram.

9. Leia os comentários dos seus seguidores

A interatividade com os seguidores é uma consequência de posts bem-sucedidos. Contudo, os comentários são muito mais do que isso. Você já parou para pensar que aquilo que os seus seguidores escrevem podem ser diretrizes para a sua produção de conteúdo?

Não é raro encontrar dúvidas, críticas e sugestões de temas deixados por seus próprios seguidores nos comentários. Para dar ao público o que ele quer, leia esses comentários, pois eles contêm valiosas informações para nortear os seus próximos posts.

10. Atualize os seus conhecimentos

Por fim, nunca é demais lembrar que, independentemente da área em que você atue, é preciso sempre atualizar os seus conhecimentos para produzir conteúdos interessantes. Os públicos de qualquer nicho são ávidos por novidades, de modo que você deve levar o que há de novo em sua área para os seus seguidores.

Assim, acompanhe as inovações do seu segmento, estude, pesquise, faça cursos e aprimore as suas habilidades. Quanto mais você for capaz de divulgar com propriedade as informações do seu setor, mais credibilidade e interesse conquistará junto ao seu público.

Como você pode perceber, produzir um conteúdo de sucesso no Instagram não é uma atividade para a qual exista uma fórmula pronta. Tudo é uma questão de conhecer quem segue você, experimentar diferentes versões de conteúdo, monitorar as métricas e encontrar o padrão que mais agrada os seus seguidores. No entanto, o mais importante é que esse conteúdo seja criativo e com informações de qualidade!

Coloque as dicas acima em prática e alcance resultados extraordinários! Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço abaixo e lembre-se de compartilhá-lo nas suas redes sociais!