O amor ao aprendizado consiste no profundo interesse em explorar novas informações, adquirir continuamente novos conhecimentos, aprender e dominar novas habilidades e ampliar as capacidades. Este interesse pode ser nato do indivíduo e desenvolvido por conta própria ou ainda ser adquirido de maneira formal, através do ensino, por exemplo.
O amor ao aprendizado é proveniente de uma curiosidade sustentada pela busca de novos conhecimentos. Remonta à maneira pela qual são adquiridas novas informações e habilidades, e estas são alimentadas pelo profundo interesse em determinados temas e conteúdos.
Neste processo de aprendizagem, estimulado pela aquisição de novas competências, os sentimentos positivos estão sempre presentes, motivando o indivíduo para que aguce a sua curiosidade em prol do fortalecimento dos conhecimentos já adquiridos, ou para que objetive conquistar outros totalmente novos.
Mesmo que nem sempre consigamos perceber os sentimentos positivos, quando estamos sob a influência da força do amor ao aprendizado, esta ajuda é essencial para as pessoas superarem problemas, desafios, dúvidas e comentários negativos.
Este processo de aquisição de conhecimentos pode ser demonstrado ou não de maneira imediata. Entretanto, por estimular a evolução contínua, o amor ao aprendizado é extramente gratificante para aqueles que o tem como característica central.
Contents
Benefícios do Amor ao Aprendizado
- O amor ao aprendizado estimula o desenvolvimento de habilidades e o aprimoramento de competências, baseado na aquisição sólida de conhecimento.
- Oferece experiências positivas em relação ao conhecimento, o que possibilita ao indivíduo gozar de bem-estar psicológico e físico ao adquiri-lo. Possibilita reconhecer um problema ou desafio como uma oportunidade de desenvolvimento e este poder de ressignificação leva o indivíduo a ter mais perseverança e resiliente.
- Está associado a um envelhecimento mais saudável e produtivo.
O que isto significa sobre o indivíduo?
Este indivíduo se reconhece um apaixonado pelo ato de aprender em sua essência primeira, ou seja, apenas pelo aprendizado em si. Foge de abordagens superficiais, buscando sempre um aprofundamento maior nos temas de seu interesse.
Esta pessoa sente-se muito feliz ao alimentar sua sede por conhecimentos através: de leituras de livros, revistas, notícias. Visitas a museus, exposições e bibliotecas. Assistindo a concertos, filmes, peças de teatro, aulas, palestras, fazendo cursos ou ainda vendo programas educativos na televisão ou na internet.
Considera suas experiências de vida, em grande parte, oportunidades de aprendizagem e evolução. Para este indivíduo, assistir a um filme, ler um livro, conversar, fazer uma viagem ou dirigir para o trabalho pode representar estas oportunidades, por exemplo.
Para esta pessoa, um novo aprendizado é mais um caminho infinito que se abre a novas possibilidades. O amor ao aprendizado leva a um estado de empoderamento, onde a imaginação flui, o tempo passa sem perceber enquanto são absorvidos novos e relevantes conhecimentos.
Refletindo sobre o Amor ao Aprendizado
- Que áreas da aprendizagem (conhecimentos sobre fatos, pessoas, artes, habilidades, política, sociologia, filosofia ou espiritualidade) são mais interessantes para você?
- Quais as áreas do saber considera menos interessantes?
- O que você gosta na aprendizagem?
- Que maneiras de aprender (leitura, experiências, sozinho formal, por exemplo) são mais/menos envolventes para ti?
- Como o conhecimento melhora a sua vida?
- Como a amplitude e a sua profundidade de conhecimentos impacta em seus relacionamentos, desde aqueles com pessoas que tenha conhecido recentemente até aquelas que já sejam próximas?
Formas de Subutilizar a Virtude do Saber
O amor ao aprendizado está associado a determinados assuntos, mas não é igualmente distribuído no que tange seu interesse, por todas as temáticas e situações. A subutilização desta força pode refletir especialmente numa falta de interesse no autodesenvolvimento, o que impacta na vontade de perseguir os próprios interesses e na falta de oportunidades.
A busca por aprendizagem muitas vezes é limitada pelas restrições de tempo impostas pelo estilo de vida do indivíduo. Neste contexto, torna-se muito importante fazer uma reavaliação sobre como escolhas de vida influenciam na escolha de prioridades e verificar onde, em que nível de importância o amor ao aprendizado está classificado.
O amor ao aprendizado vai além, podendo ser aplicado na melhoria dos relacionamentos, através de um estímulo maior à procura de conhecimentos sobre o comportamento humano, uma vez que há muitos aspectos sobre pessoas próximas que são ignoradas. Assim, ao buscar uma compreensão maior, podemos aprender mais sobre estes como também sobre nós, e com isso cultivar relacionamentos ainda melhores.
Dicas de Formas de Exercitar Seu Amor ao Aprendizado
- Visite um museu/exposição todo mês e escreva sobre este aprendizado e as coisas novas que viu e sentiu.
- Leia mensalmente um livro de não ficção sobre um tema que você ache absorvente e cativante.
- Converse com alguém sobre um tema de interesse para ambos.
- Desenvolva um novo passatempo (exemplo: cursos de culinária, dança, canto, meditação) ou explore mais profundamente um passatempo atual (leitura, filmes, música, prática de esportes).
- Considere a importância de aprender sobre um novo assunto como um incentivo a mais para conhecer um tema que normalmente não lhe interessaria.
E você, qual é a sua paixão? Qual assunto rouba sua atenção e preenche seu coração completamente? Comente e compartilhe seu amor ao aprendizado abaixo.