Mathias Rosenthal/Shutterstock Um feedback positivo é sempre bem-vindo, mas deve ser bem pensado e bem dado pelo gestor

Participar dos feedbacks pode e deve ser muito mais do que simplesmente dar ou receber elogios. Eles têm sim um importante caráter prático, inclusive, quando reconhecem e reforçam as qualidades de quem dele participa. Mas não se deve confundir esta oportunidade como ato para apenas inflar o ego do profissional. O convite a ser feito aqui é por um momento de reflexão.

Devem ser ressaltados a importância de aspectos exclusivamente profissionais como produtividade, engajamento e motivação. Além disso, é de extrema importância que o gestor ou avaliador assuma a tarefa de promover comportamentos positivos e, consequentemente, a potencialização dos resultados.

O Poder dos Feedbacks Positivos

Esse ponto em específico está no cerne da importância dos feedbacks no trabalho, de que já tem sido tão falado aqui, pois como animais em igual medida racionais e emocionais que somos o reconhecimento das nossas qualidades é um fator que faz toda a diferença na vida profissional. Não só como parte de um processo de Coaching, mas obter reconhecimento na verdade é algo constitutivo da essência do que representa o próprio feedback.

Se você é um gestor e já se deu conta dos benefícios que se tem na prática com elogios à sua equipe você sabe também que uma fala furtiva no corredor ou durante o cafezinho nem sempre é a maneira mais solene e correta de fazê-lo. É durante a prática do feedback que temos a possibilidade de fazer com que um elogio adquira um status de reconhecimento solene, um elogio formal, uma recompensa válida a quem fez por merecer e que a partir daquela experiência vai admitir o feedback como uma ferramenta preciosa até mesmo quando o for o caso de levar um puxão de orelha.

Dirigir ao colaborador os devidos elogios para uma missão bem cumprida ou por qualquer outra razão é recorrer à melhor instância para passar adiante o sentimento de reconhecimento naquele ambiente de trabalho, fortalecendo os laços com a organização, caracterizando um elogio merecido e que dará mais frutos no futuro, e de quebra ainda fortalecendo uma cultura organizacional virtuosa.

Por isso, esteja atento à forma como você concede seus feedbacks e ao modo de dar um retorno positivo aos seus profissionais. Busque fazer isso de forma sempre produtiva e construtiva, levando mais que elogios, mas sim lições e ensinamentos relevantes sobre a importância de ser um profissional comprometido, focado, dedicado e que busca crescer junto com a empresa.