Todo profissional que queira desenvolver a sua capacidade de liderança deve antes lembrar-se do que sabiamente disse o executivo americano, Donald McGannon: Liderança é ação, e não posição. Isso significa que, mais do que ocupar um cargo, liderar se mostra na prática, por meio de atitudes congruentes e eficazes.

Muitas pessoas acham que liderar se resume a ter uma equipe para gerenciar, quando, na verdade, esta é uma responsabilidade maior, que todos os dias nos convida a ir além. O líder deve ser um mestre; guia; capitão; mentor e uma referência positiva para os seus liderados. Deve ser um exemplo!

Não basta apenas sentar-se em uma cadeira e, de lá, dar ordens. É preciso atuar ativamente juntos dos seus profissionais, instruir, guiar, delegar, ensinar, direcionar, acompanhar, planejar, orientar, corrigir as falhas, reconhecer os méritos e compartilhar os sucessos.

Esse comportamento positivo é o que faz toda a diferença para que um gestor seja ou não querido, respeitado, seguido e admirado por sua equipe. Sem isso, não há espaço para o líder e os liderados desenvolverem uma comunicação efetiva, bons relacionamentos interpessoais, motivação, engajamento, produtividade e uma sensação genuína de pertencimento à equipe e à empresa. Confira, na sequência, como desenvolver a capacidade de liderança!

8 dicas para desenvolver a capacidade de liderança

Tornar-se um líder competente é um processo, e não o ganho de um título. Isso depende do desenvolvimento de uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes, de modo que o indivíduo torne-se capaz de engajar os liderados e de conduzi-los ao alcance dos objetivos em questão. Confira as dicas a seguir!

1. Adquira novos conhecimentos

Invista no seu desenvolvimento técnico e também das suas habilidades emocionais e comportamentais para aumentar a sua capacidade de lidar com as dificuldades e de superá-las com inteligência, congruência e precisão. Nesse sentido, lembre-se de que o líder deve ter conhecimentos gerais acerca dos trabalhos da equipe que lidera, mas também precisa estudar sobre a liderança em si e sobre como desenvolver outros seres humanos. Leituras, cursos e treinamentos devem ser rotina para quem lidera!

2. Mantenha um bom relacionamento interpessoal

Seja humano e evite fazer julgamentos negativos e preconceituosos, sem conhecer a história das pessoas. Um líder tem que lidar com todos os tipos de colaboradores e os mais diversos perfis comportamentais. Por isso, procure expandir a sua visão sobre o ser humano e entender melhor a sua forma de pensar. Entenda que a diversidade entre os membros de uma equipe é o que a enriquece. Portanto, defina regras que estimulem o respeito, a educação, a empatia, o altruísmo e a colaboração constante.

3. Aprenda sobre avaliação de desempenho e feedbacks

Desenvolva a habilidade de dar feedbacks no trabalho. Isso significa ter um método de abordagem e aprender a sempre dar à sua equipe um retorno sobre as suas ações, hábitos e desempenho profissional. Faça isso da melhor maneira possível, sendo sempre justo, objetivo e específico. Isso é importante para o crescimento dos seus liderados, conscientizando-os dos seus pontos positivos e dos que ainda precisam de melhorias.

Também busque sempre receber feedbacks da equipe, dos colegas e dos seus superiores quanto à sua atuação. Ouça-os com muita atenção e tente extrair o melhor de cada retorno, seja ele positivo, seja negativo.

4. Desenvolva as suas habilidades de comunicação

Em todas as funções de um líder, há algo em comum: a comunicação. Ele precisa dessa competência para definir objetivos, delegar tarefas, explicar procedimentos, prestar auxílio, tirar dúvidas, compartilhar conhecimentos, dar instruções, avaliar o desempenho e comunicar os resultados. Portanto, certifique-se de que as suas habilidades comunicacionais sejam desenvolvidas, tanto ao falar quanto ao escrever. Um bom líder é claro, preciso, objetivo, empático e capaz de motivar a sua equipe!

5. Desenvolva as suas capacidades de organização e planejamento

É muito difícil que um líder obtenha sucesso se não for organizado. Ele deve saber o que deve ser feito, anotar todas as suas obrigações, administrar o seu tempo para cada tarefa e saber exatamente o que cada liderado está fazendo. Além disso, ele precisa desenvolver o planejamento estratégico da equipe, isto é, a definição das metas a serem alcançadas e dos meios para que isso seja possível. Definir tarefas, selecionar ferramentas e capacitar pessoas são os pilares desse planejamento.

6. Lidere pelo exemplo

De fato, as palavras de um líder são importantes, mas não são tão impactantes quanto o poder do exemplo. Dessa forma, deve haver congruência entre o que o líder diz e a forma como ele age. Se ele deseja ter uma equipe de funcionários disciplinados, precisa dar o exemplo sendo disciplinado também. O mesmo vale para todos os demais atributos de uma equipe de sucesso: assiduidade, pontualidade, criatividade, responsabilidade, motivação, bons relacionamentos internos, dedicação etc.

7. Jamais deixe de ser humilde

Não é porque você está no comando de uma equipe que você é infalível, que não há mais nada a aprender ou que os seus funcionários sempre sabem menos. Seja humilde para ouvi-los e incluí-los na sua tomada de decisão. Cada um é especialista em algo, de modo que a união desses diferentes pontos de vista permite que decisões mais eficazes sejam tomadas. Por isso, aprenda a ouvir o outro, a receber feedbacks da própria equipe e a investir também no seu desenvolvimento contínuo. Sempre é tempo de aprender!

8. Conheça a liderança com base em coaching

Por mais que exista um desejo latente em você de tornar-se um grande “capitão”, definir os seus objetivos e metas, planejar as suas ações e corrigir os seus pontos de melhoria, ter o apoio de um coach (profissional especializado neste processo), vai fazer toda a diferença no alcance rápido, planejado e acelerado dos seus resultados como líder. Aqui no IBC, oferecemos formações específicas para o desenvolvimento de lideranças, além de soluções corporativas completas!

Se, além de ter um coach, você deseja investir em cursos e treinamentos de liderança, a dica é: invista na formação Leader Coach Training (LCT). Com o LCT, você obterá todos os conhecimentos, ferramentas, técnicas e experiências para tornar-se, verdadeiramente, um líder extraordinário!

E você, querida pessoa, como tem desenvolvido a sua capacidade de liderança? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!