A tolerância é a capacidade que uma pessoa tem de tolerar, ou seja, de lidar e conviver com os erros e com as diferenças em relação às outras pessoas. Quando nós cometemos uma falha, gostamos quando os outros nos perdoam, não é mesmo? Portanto, agir da mesma maneira em relação àqueles que erraram e se arrependeram é agir com tolerância e compaixão.

Quando isso não acontece, agimos de forma ríspida e vingativa, sem qualquer resquício de humildade. É o que ocorre quando descontamos a raiva em alguém que cometeu alguma falha, seja por impaciência, seja por rigidez. No entanto, ninguém pode se esquecer da natureza humana, que é essencialmente imperfeita. Já que ninguém é dono da verdade, o jeito é desenvolver uma postura de tolerância. Quer saber como isso é possível? Então, confira as 7 dicas a seguir!

1. Escute o outro na essência

Todo mundo tem o direito de se defender. Sendo assim, se alguém teve alguma atitude de que você discorda, permita que a pessoa se explique. Dê a ela uma oportunidade para dizer o que pensa, nem que seja um simples pedido de desculpas. Ao ouvi-la, não a interrompa nem a julgue. Escute para entender, e não para responder.

Mesmo que você não concorde com o que a pessoa diga, ouça-a e lide com a diferença. Uma amizade não precisa chegar ao fim porque duas pessoas têm opiniões distintas. É possível continuar a conviver em paz, mesmo com as diferenças, desde que haja diálogo e respeito. Dessa forma, saiba a hora de falar, mas também entenda que há uma hora para ouvir o outro.

2. Mantenha o respeito sempre

Mesmo que você deseje manifestar incômodo ou divergência diante da atitude de outra pessoa, há um jeito certo para fazer isso, que é o do respeito. Ainda que você vá apontar um erro, é perfeitamente possível e desejável fazê-lo sem se esquecer de que, do outro lado, há um ser humano, como você.

Não ridicularize, ofenda ou humilhe o outro. Manter o respeito em relação à outra pessoa, mesmo que ela o tenha ofendido, não significa que você aceitou a ofensa. Pelo contrário, indica que você sabe se defender sem precisar descer ao nível daquele indivíduo, o que indica superioridade. Assim, mantenha o equilíbrio das suas emoções e jamais parta para agressões verbais ou físicas.

3. Lide adequadamente com os conflitos

PSC

Pessoas tolerantes são aquelas que procuram trazer as discussões para a luz da razão, e não embarcar nas emoções e colocar ainda mais lenha na fogueira. Sendo assim, se você presenciar pessoas fazendo críticas destrutivas e desnecessárias, sobretudo por trás da pessoa que é o assunto da vez, procure trazer a conversa para o lado mais positivo do indivíduo.

Isso pode acontecer na família, no círculo de amigos, no trabalho, entre outros ambientes. Não levante a voz, não utilize xingamentos e acalme os ânimos dos mais exaltados. Leve a paz aos locais em que a discórdia estiver prestes a eclodir. Traga as pessoas para a racionalidade e faça com que elas só voltem a conversar quando os ânimos estiverem mais calmos.

4. Seja paciente

Além de acalmar os ânimos das outras pessoas, não se esqueça do seu. Exercite a paciência diariamente. Entenda que há coisas que estão sob o seu controle, mas há vários outros aspectos da vida que não estão. Sendo assim, respire fundo e aceite a verdade como ela é. Apenas gaste a sua energia com as coisas que realmente estiverem ao seu alcance.

Não se desespere nem desconte em outras pessoas a sua frustração. Se o pneu do seu carro furou ou se você brigou com o namorado, o seu colega de trabalho não tem nada a ver com isso. Portanto, saiba separar as situações da vida uma da outra, sem permitir que as oscilações emocionais invadam outros contextos. Ao detectar uma fonte de irritação, distancie-se dela, conte até dez e faça respirações mais lentas e profundas.

5. Administre as oscilações de humor

Em decorrência do item anterior, é fato que o mau humor nos deixa impacientes e que a impaciência nos deixa de mau humor. Esse é o cenário perfeito para dar uma resposta atravessada a pessoas que nada têm a ver com os nossos problemas. Por isso, identifique formas de manter um humor positivo, na medida do possível, como: vida social, lazer, descanso e sono adequados, prática frequente de atividade física, hobbies, boa alimentação, entre outros.

Além disso, diante de uma discussão que estiver ganhando contornos mais “entusiasmados”, encerre o assunto antes que ele gere “ferimentos graves”. Retome a conversa em outro momento, quando todos os envolvidos estiverem em melhor estado de humor e mais serenos. Dar continuidade a qualquer discussão nessas circunstâncias só servirá para sair de vez da razão. Evite!

6. Conheça a si mesmo

Frequentemente, aquilo que não toleramos no outro é também uma característica que não suportamos em nós mesmos. Por isso, quando você estiver julgando alguém, pare e reflita. Será que você não tem cometido esses mesmos erros de que se queixa? Compreendendo o que se passa consigo mesmo, você também conseguirá compreender melhor o outro. Antes de criticar o outro, lembre-se de que você também erra!

Aquele velho ensinamento de não julgar para não ser julgado e de olhar para si antes de observar o comportamento do outro é uma regra de ouro. Ofereça aos outros a mesma tolerância que você procura quando erra. Isso significa dizer “amém” para tudo? É claro que não, afinal de contas, todos nós precisamos definir certos limites. Contudo, não podemos ser tão intransigentes.

7. Exercite a empatia

Assim como você tem dias ruins, em que acaba dizendo o que não devia e descontando as suas frustrações nos outros, as outras pessoas também têm esses momentos de negatividade. Portanto, exercite a sua empatia colocando-se no lugar delas. Se o seu amigo acabou de perder o emprego, ele não estará de bom humor para conversar com você. Respeite isso.

Além do mais, se alguém discorda de você em algum aspecto, pense na vida desse indivíduo. Certamente, ele tem uma criação, uma cultura, um conjunto de crenças e valores diferentes dos seus. O respeito às diferenças envolve a tolerância e a capacidade de entender que ninguém é dono da razão, mas que, mesmo com as diferenças, nós podemos conviver em paz.

E você, ser de luz, se considera uma pessoa tolerante? Em quais dos aspectos acima você acredita que deve melhorar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!