Muitas pessoas conduzem suas vidas profissionais meio de galho em galho, sem saber ao certo o que querem. Para quem deseja ser bem-sucedido e possivelmente prosperar financeiramente, essa não é das melhores estratégias.

O ideal é que a pessoa, dentro de seu segmento de atuação, construa um plano de carreira empresarial. Neste plano, ela identifica o ponto em que ela se encontra, o ponto em que deseja estar daqui a 5 ou 10 anos e todas as estratégias necessárias para percorrer esse trajeto.

Planos das empresas

Alguns anos atrás, era muito frequente que as pessoas passassem muitos anos numa mesma empresa, às vezes a vida profissional inteira. Por este motivo, era bastante comum que as próprias empresas construíssem planos de carreira para que seus funcionários pudessem crescer na medida em que ganhassem experiência.

Tomando uma agência de publicidade como exemplo:

  • Estagiário de design e criação: 1 ano de experiência (salário: R$1500,00)
  • Diretor de Arte Junior: 1 a 5 anos de experiência (salário: R$2500,00)
  • Diretor de Arte Pleno: 5 a 10 anos de experiência (salário: R$4000,00)
  • Diretor de Arte Sênior: mais de 10 anos de experiência (salário: R$6000,00).

É claro que cada segmento e cada empresa têm suas regras próprias, e o exemplo acima é fictício. Hoje em dia, porém, planos de carreira na empresa não são tão frequentes, de modo que cada pessoa deve criar o seu próprio plano individual.

Planos Individuais

Profissionais de diferentes áreas, atualmente, precisam compreender quais são suas principais habilidades e de que forma podem colocá-las a serviço de diferentes empresas. Assim, individualmente, o profissional define suas metas: a área em que deseja atuar, o cargo que deseja ocupar e o salário que deseja ganhar.

Além de isso exigir um autoconhecimento profundo, é necessário pensar em todas as ações que serão necessárias para atingir suas metas. Cursos, treinamentos, estudos e vivências para desenvolver novas competências (ou relembrar as antigas) sempre são importantes.

Plano de Oportunidades

Outra opção que algumas empresas oferecem aos seus colaboradores é o chamado plano de oportunidades. Por meio das avaliações de desempenho, os próprios funcionários escrevem seus objetivos de carreira; em termos de cargos, salários, novas experiências ou até mesmo de possíveis mudanças de área ou departamento (crescimento horizontal). Quando a oportunidade surgir, conseguem o que queriam.

Algumas recomendações gerais para um plano de carreira:

  • Estabeleça metas: se você não souber onde está e aonde quer chegar, vai ficar difícil desenvolver um plano. Defina suas aspirações profissionais: empreender, mudar de empresa, mudar de área, mudar de departamento, ter um aumento salarial, conquistar um cargo mais alto etc.
  • Pense nas estratégias necessárias para alcançar este objetivo: aprender um novo idioma, um novo software, fazer um curso, criar um portfólio, acumular experiências internacionais, fazer networking, enfim, o que for preciso. Isso vai demandar tempo, dinheiro e muita dedicação; portanto, planeje-se.
  • Coloque a mão na massa: tire as metas e tarefas do papel. Estude, pesquise, faça cursos, viaje, vá a eventos e converse com as pessoas que já alcançaram o objetivo que você deseja. Ter um mentor compartilhando seus ensinamentos ajuda muito num plano de carreira.
  • Faça acontecer: divulgue seu trabalho, converse com as pessoas do seu ramo, envie currículos se quiser mudar de empresa, converse com seu chefe a respeito de uma promoção ou aumento salarial. É preciso expor seus objetivos para alcançá-los. Ninguém tem como adivinhá-los.

Se você está em busca de uma promoção ou aumento salarial, procure conhecer bem a cultura da sua empresa e o organograma da sua área para compreender se os seus objetivos se encaixam na estrutura da instituição. Se sim, vá em frente. Se não, pense em estratégias alternativas.

Qualquer que seja o seu objetivo profissional ou trajeto a ser percorrido, o fato é que você precisa agir com motivação. Sem propósito e sem aquele brilho no olhar, não há trabalho que seja bem feito, nem promoção que seja obtida.