homem em frente a plano de negócio

© Depositphotos.com / peshkova Um plano de negócio auxilia o empreendedor a conhecer melhor seu mercado de atuação, seus clientes, concorrentes, oportunidades.

Diz o ditado: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.  Essa afirmativa também pode ser aplicada ao contexto empresarial, uma vez que, sem estruturação, boas ideias podem se perder e prejudicar o sucesso de qualquer empreendimento.

Para evitar que isso aconteça, é essencial investir em um bom planejamento. Neste sentido, você sabe como elaborar um plano de negócio? Seja qual for o tamanho de sua empresa, é fundamental conhecer o seu negócio profundamente.

Um bom plano de negócio auxilia o empreendedor a conhecer melhor seu mercado de atuação, bem como seus clientes, concorrentes, oportunidades, forças, fraquezas e ameaças. Ao estruturar um plano de negócios, fica mais fácil mapear, visualizar e responder a todas as questões relativas ao futuro de sua iniciativa.

Essas reflexões são necessárias para que o empreendedor saiba por onde começar e, principalmente, quais medidas deve seguir e que ações tomar para iniciar e expandir sua empresa.

Montando um plano de negócios

Defina o objetivo da empresa

Qual a sua intenção ao abrir esta empresa? Qual demanda você pretende atender? O mercado está preparado e necessita deste empreendimento? Para que seu negócio não seja apenas mais um na multidão, é importante responder a estas perguntas, de modo que seu negócio se configure como uma novidade ou algo que trará melhorias ao que já existe.

Faça uma Análise Swot

Este método, desenvolvido nos Estados Unidos, permite conhecer as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças presentes em sua iniciativa, ou seja, tudo aquilo que pode potencializar ou prejudicar seu negócio. Faça uma lista completa e coloque no papel suas respostas. Assim, você conseguirá trabalhar de forma mais realista e assertiva em seu plano de negócios.

Faça uma análise financeira

De que maneira você irá rentabilizar seu negócio? Como vai conquistar seus clientes? Você tem capital para investir sozinho? Precisará de um sócio? Qual o capital de giro? Quanto tempo conseguirá sustentar o negócio?

Defina o público-alvo

Quem você irá atender? Quem serão seus clientes? Homens, mulheres, crianças, idosos? Qual faixa etária? Nível socioeconômico? Em qual parte da cidade, estado, país? Onde: ponto de venda fixo, móvel ou pela internet?

Liste seus diferenciais

O que seu negócio tem que os demais não possuem? Produtos, atendimento, formas de pagamento, personalização, entrega rápida, sabor, ingredientes, matérias – primas? Lembre-se que estes diferenciais são os pontos-chave para destacar seu empreendimento.

Conheça seus concorrentes

Quem são seus principais concorrentes? Quais são seus pontos fortes e fracos? O que eles têm que pode dificultar seu sucesso e o que você tem que pode trazer êxito à sua iniciativa?

Invista em marketing

Defina seus quatro “Ps”: Produto (O quê será vendido?), Preço (Por quanto será vendido?), Praça (Onde será vendido?) e Promoção ( Como será vendido?). A partir desta análise, é possível definir as estratégias de comunicação que serão utilizadas para promover o negócio – Internet, redes sociais, canais de vendas offline, marketing direto.

Mão-de-obra

Quem vai colocar a mão na massa? Será preciso contratar ou você mesmo dará conta de todas as funções do negócio? Lembre-se que é importante rodear-se de profissionais qualificados. Entretanto, se ainda não for possível contratar, é muito importante que o empreendedor invista em sua própria capacitação.

Retorno sobre investimento – ROI

Quanto tempo será necessário para que seu negócio dê o retorno esperado? Fazer este prognóstico é fundamental para administrar suas finanças até o negócio engrenar de vez.

Além destas dicas, é essencial para qualquer empreendedor o investimento contínuo em qualificação e aprimoramento. Para isso, faça um Treinamento de Coaching, desenvolva novas competências, habilidades técnicas e comportamentais, amplie sua visão de negócios e conquiste resultados extraordinários!

E você, já começou a montar seu plano de negócio? Comente aqui e compartilhe as dicas!