Todos nós temos dois caminhos à nossa frente. O primeiro deles é ver problemas em tudo e passar a vida reclamando, já o segundo, inclui adotar uma visão positiva e manter o foco em buscar soluções e ser grato. Acho que não preciso dizer qual deles irá te levar de encontro à felicidade, não é mesmo? Enxergar o lado bom das coisas fará com que aumente a sua percepção e valorize coisas que passariam despercebidas caso estivesse concentrado nas adversidades.

Outro ponto importante a ser destacado é que otimismo e positividade nada têm a ver com viver em um mundo utópico e de ilusões. É perfeitamente possível ser realista e, ao mesmo tempo, acreditar que o melhor irá acontecer e conseguir ver o lado bom de situações delicadas. Para isso, é necessário abandonar o papel de vítima e começar a assumir o controle sobre a própria vida, responsabilizando-se por suas ações e as consequências delas.

Prepare-se para adotar novos hábitos a partir de agora!
Acesse o “DETOX 21” e tenha uma vida mais leve e saudável!

Por Que é Necessário Enxergar o Lado Bom da Vida?

Se você ainda não se convenceu de que deveria começar a olhar mais para o lado bom da sua vida, confira alguns benefícios de adotar um mindset positivo.

  • É cientificamente comprovado que pessoas positivas vivem mais;
  • Quando acredita no próprio potencial, uma pessoa tende a ser mais produtiva;
  • Há uma maior percepção de oportunidades de sucesso e de desenvolvimento;
  • Pessoas alegres são mais atrativas, o que consequentemente irá resultar em relacionamentos mais positivos;
  • A positividade faz com que o indivíduo se torne mais resistente frente às adversidades da vida;
  • O pensamento positivo é um ótimo antídoto contra o estresse.

10 Atitudes Para Enxergar o Lado Bom da Vida e Ser Positivo

Depois de saber mais a respeito dos benefícios de buscar enxergar e valorizar o lado bom da vida, confira dez atitudes essenciais para levar isso para o seu dia a dia.

1 – Busque o Autoconhecimento

Se você deseja transformar algo, primeiro é preciso entender o estado atual para, então, saber o que precisa ser mudado. Nesse caso, como se trata da sua mente, é fundamental que busque conhecê-la, para entender em que pontos seus pensamentos se tornam negativos. Vale lembrar que esse é um processo que leva tempo e que deve te acompanhar por toda a vida, para que se mantenha conectado com o seu eu interior e saiba o que fazer para se manter positivo.

2 – Exercite Sua Positividade Fazendo Análises das Situações

PSC

Uma ótima maneira de aumentar a sua percepção em relação às coisas boas é lembrando-se de situações delicadas que já tenha enfrentado em sua vida. Ao revisitá-las, procure encontrar o lado positivo de cada uma delas, pois todas possuem, por mais desafiadoras que tenham sido. Pense no quanto cresceu e se tornou mais forte após cada episódio e exercite sua positividade.

3 – Envolva-se Com Pessoas Positivas

As pessoas com as quais você convive te influenciam, mesmo que não se dê conta disso. Vale dizer que isso serve tanto para o bem quanto para o mal. Assim, se tem um amigo que está o tempo todo reclamando e dizendo que não tem sorte, essa nuvem cinza de alguma maneira irá te contaminar. Portanto, escolha bem quem irá te influenciar, envolvendo-se com pessoas positivas.

4 – Organize a Sua Rotina

Uma pessoa que está mal humorada certamente não conseguirá enxergar o lado bom de nada, muito pelo contrário. Uma forma de evitar que o mau humor chegue até você é mantendo uma rotina organizada, para que tenha tempo o suficiente para suprir todas as suas necessidades como ser humano, o que inclui dormir bem, se alimentar, descansar e ter momentos de lazer.

5 – Perceba o Aprendizado Que Vem Pelo Erro

Sempre que cometer um erro, ao invés de se culpar, prefira identificar que lição teve a oportunidade de aprender em cada experiência. Agindo assim, aos poucos, irá perder o medo de falhar o que, curiosamente, irá reduzir as suas chances de erro, pois a mentalidade de um indivíduo tem total influência sobre os resultados de suas ações.

6 – Pense nas Coisas Pelas Quais Sente Gratidão

Ser grato irá permitir que mude o foco da sua vida, valorizando tudo o que possui ao invés de se concentrar naquilo que não tem. Através da gratidão, deixará de viver no piloto automático e começará a dar valor mesmo para as coisas que parecem pequenas, mas que têm uma grande importância na sua felicidade.

7 – Viva o Amor na Essência

O amor é forte, verdadeiro, transformador e pode se manifestar das mais diferentes maneiras. Vivê-lo na essência é mais uma atitude fundamental para enxergar o lado bom das coisas. Portanto, expresse o amor que sente pelo seus amigos, pais, irmãos e outros familiares, então verá o quanto esse sentimento irá encher o seu coração de positividade.

8 – Exercite-se Regularmente

A prática de atividades físicas também é uma aliada para se manter positivo e, consequentemente, conseguir enxergar o lado bom das coisas. Isso acontece porque, quando o ser humano se movimenta, o cérebro libera hormônios responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento. Além disso, é um hábito que faz bem para a saúde do corpo e da mente, o que também tem uma grande ligação com o bem-estar geral.

9 – Se Abra Quando Algo Te Incomodar

Por mais positivo que seja, é natural se chatear com determinadas situações. Nesse caso, o melhor a fazer é aceitar o que está sentindo e evitar tentar sufocar o problema. Falar abertamente a respeito com alguém da sua confiança é uma das melhores maneiras de realmente entender o que aconteceu, buscar soluções e se sentir mais leve.

10 – Tome um Tempo Para Si

Por fim, evite que as demandas do dia a dia te façam se esquecer de cuidar de si e zelar pelo seu bem-estar. Diariamente, separe um momento para realizar algo que lhe faça bem, como ler um livro, ouvir suas músicas preferidas, tomar um banho relaxante. Se quer que a positividade chegue para ficar em sua vida, é importante que mantenha o seu jardim interior sempre florido.

Enxergar o lado bom das coisas é um processo pelo qual devemos trabalhar por toda a vida. Ao começar a fazer isso, verá o quanto as bênçãos irão se multiplicar e tudo irá se transformar ao seu redor.

Créditos da Imagem: Por GaudiLab – ID da foto stock livre de direitos: 644250103