A escrita é uma habilidade que faz parte de uma grande parcela das profissões, além disso, está presente em muitas situações da vida cotidiana. Afinal, estamos sempre escrevendo, seja um e-mail, uma mensagem em um chat, um bilhete. Se deseja saber como escrever bem e evoluir nessa prática, saiba que existem algumas atitudes simples que podem te ajudar. Conseguir se expressar bem através da escrita certamente irá agregar ao seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional.
Contents
Por Que Escrever Bem é Tão Importante?
Algumas pessoas se apegam ao fato de que têm profissões que não envolvem diretamente o ato de escrever para dizer que não precisam se preocupar com isso, o que não é verdade, pois conseguir se expressar através da escrita é fundamental em qualquer área. Mesmo que você não seja um professor, escritor ou advogado, por exemplo, em algum momento precisará escrever pelo menos um e-mail, um relatório. Isso sem contar em oportunidades que podem surgir e exigirem essa habilidade, afinal, muitas empresas utilizam a redação como teste em processos seletivos.
A escrita é um complemento da fala, é uma maneira de registrar as suas ideias e se comunicar com as outras pessoas. Mesmo que opte por fazer um curso na área de exatas, precisará aprender a interpretar os enunciados das questões para resolvê-las e escrever uma monografia para concluir a graduação. Inclusive, foi através da escrita que muito do conhecimento do passado pode chegar até os dias atuais, pois, sem registros, dificilmente teríamos acesso a tantas informações valiosas.
Se costuma repetir a ideia de que tem problemas com a língua portuguesa, repense essa atitude. Afinal, tudo o que você diz, a sua mente toma como verdade, assim, essa crença limitante irá te impedir de buscar novos conhecimentos e se desenvolver. Você pode, sim, desenvolver a habilidade da escrita e de qualquer outra coisa que desejar, mas, para isso, precisa acreditar que é capaz.
10 Dicas de Como Escrever Bem e Evoluir na Prática da Escrita
Agora que entendeu melhor a importância de escrever bem, confira dicas que irão te ajudar a aperfeiçoar e desenvolver essa habilidade. Assim, conseguirá escrever e-mails, relatórios e mensagens com tranquilidade, sem medo de cometer erros e não ser compreendido.
1 – Leia Mais
A primeira atitude a se tomar para evoluir na prática da escrita é ler mais, pois, através do contato com textos bem escritos aprenderá diversas regras gramaticais naturalmente. Para isso, você não precisa ler romances clássicos se não desejar, encontre algo que goste, o que pode ser outros gêneros de livros, jornais, revistas, crônicas, o importante é ler.
2 – Utilize um Vocabulário Descomplicado
Com o intuito de parecerem cultas, muitas pessoas lançam mão de palavras difíceis quando escrevem algo, mesmo que seja um simples e-mail. Se alguma vez já fez isso, saiba que esbanjar vocabulário não é sinônimo de escrever bem, pois o foco deve estar sempre em conseguir se comunicar com clareza.
3 – Evite o Uso de Gírias
Quando digo para que use um vocabulário descomplicado, não quero sugerir que use gírias, principalmente se estiver escrevendo um e-mail de trabalho. Além de gírias soarem informais demais, nem todos sabem exatamente o que significam. Por essa razão, prefira lançar mão de palavras que estejam no dicionário e que todos saibam o significado.
4 – Tome Cuidado Com Repetições
Um erro bastante comum e que pode comprometer a qualidade de um texto são as repetições de palavras. Para evitar isso quando estiver escrevendo, recorra aos sinônimos. E, para ter um amplo repertório de palavras, retorne para a primeira dica, pois, mais uma vez, a leitura irá te ajudar a formar uma bagagem de termos e significados que fará toda a diferença na hora de escrever.
5 – Se Expresse Com Clareza e Objetividade
Quando se está escrevendo uma carta de amor, é natural repetir ideias para dar ênfase ao que está querendo dizer. Porém, isso não se aplica quando o destinatário da mensagem é o seu chefe ou um colega de trabalho. Então, busque sempre se expressar de forma clara e objetiva, claro, sendo muito educado, mas sem fazer rodeios.
6 – Pesquise em Caso de Dúvidas
Acredite, mesmo as pessoas mais experientes na arte da escrita às vezes têm dúvidas em relação à grafia correta de uma palavra. Por isso, sempre que tiver uma dúvida, faça uma pesquisa no Google ou em um aplicativo de dicionário e rapidamente irá encontrar a resposta que procura. Esse hábito, além de te ajudar naquele momento, irá ampliar seus conhecimentos.
7 – Utilize Programas de Edição de Textos
Se vai escrever um relatório ou um e-mail importante, o melhor a fazer é utilizar programas de edição de textos, como Word. Assim, caso a grafia de alguma palavra esteja errada, ele irá sinalizar e poderá entender onde está o problema. Depois, tudo o que terá que fazer é copiar e colar no corpo do e-mail ou do programa que desejar.
8 – Não Tenha Medo de Errar
Por mais que seja importante tomar certos cuidados na hora de escrever, é essencial que não tenha medo de errar, porque esse sentimento paralisa e pode fazer com que não consiga nem ao menos sair da primeira linha. Portanto, permita-se tentar, saiba que erros gramaticais acontecem e que o importante é buscar sempre aprender e evoluir.
9 – Considere a Pessoa Que Irá Ler
Um fator determinante na hora de escrever algo é considerar quem irá ler. Assim, poderá definir o tom, se será mais formal e informal, e o vocabulário a ser usado. Afinal de contas, a forma de escrever uma mensagem para o diretor da empresa será diferente de quando o destinatário for um colega próximo.
10 – Pratique!
Por fim, é fundamental que lembre-se sempre de praticar, pois, como qualquer outra habilidade, a escrita irá melhorar com o passar do tempo. Além disso, escrever pode te ajudar em outras áreas da vida, como aliviar o estresse colocando o que está sentindo no papel ou registrando suas atividades para ser mais organizado e produtivo.
Escrever bem irá te ajudar a se comunicar melhor e poderá te abrir muitas portas. Porém, para chegar lá é preciso se permitir e dar o seu melhor, pois, como bem disse o escritor Samuel Johnson, é escrevendo mal que se aprende a escrever bem.
Copyright: 553811536 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mangostar