O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, e as empresas buscam diversas maneiras de se destacar no mercado e manter a lucratividade. Considerando o fato de que as organizações são resultado de pessoas, uma das estratégias mais efetivas para atingir o sucesso da empresa é investir continuamente no seu capital humano.

Estimular a iniciativa e a proatividade, portanto, é fundamental para conquistar resultados cada vez maiores e melhores, uma vez que esses fatores impactam diretamente no aumento da produtividade dos colaboradores.

No ambiente corporativo, a proatividade deve se destacar em prol do grupo ou equipe, de modo que essa vantagem competitiva seja voltada para contribuir e somar. Caso contrário, a iniciativa individualista pode sabotar o crescimento do profissional e da equipe. Neste artigo, você vai compreender melhor a importância da proatividade e alguns meios de estimulá-la nas empresas. Boa leitura!

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Quais são as características das pessoas proativas?

A personalidade de uma pessoa proativa tem alguns traços característicos que são extremamente benéficos — tanto para si próprias como para as equipes das quais fazem parte. Na sequência, você vai conhecer um pouco mais sobre esses aspectos tão positivos.

1. Enxergam soluções diante das adversidades

As pessoas proativas são aquelas que, ao diagnosticarem um problema, não choram sobre o leite derramado, como se diz popularmente. Elas reúnem as suas energias e os seus conhecimentos, expõem o problema aos colegas e começam a levantar possibilidades para solucionar a questão.

2. Buscam novos desafios constantemente

Nem é preciso dizer que a proatividade é um traço que nos empurra para fora da zona de conforto, não é mesmo? Além de serem ligeiras para resolver problemas, as pessoas com essa característica também não perdem tempo para aproveitar uma oportunidade. Elas não esperam que elas caiam do céu e, por isso, correm atrás.

3. Engajam outras pessoas

Outro efeito positivo da proatividade nas pessoas é que ela é contagiosa. Uma pessoa com espírito de iniciativa consegue não apenas motivar quem está ao seu lado, como também estimular que essas pessoas também sejam mais proativas em suas vidas. Elas inspiram, interagem e servem de exemplo aos colegas.

4. São comprometidos com os resultados

Sabe aquele profissional que faz o que lhe mandam, mas não está nem aí se os objetivos da empresa foram alcançados ou se é possível encontrar formas de melhorar esse desempenho? Pois bem, uma pessoa proativa jamais agiria dessa forma. Ela gosta de acompanhar os resultados de suas atitudes e de melhorar continuamente.

5. Realizam suas tarefas com confiança, foco e entusiasmo

Por fim, uma pessoa proativa e com iniciativa confia em si mesma e na sua equipe. Ela tem consciência de suas forças e dos pontos que ainda precisam se desenvolver, de modo que ela não perde o entusiasmo diante dos desafios. Além disso, é uma pessoa focada, que não se distrai nem desanima com coisas pequenas.

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Como estimular a proatividade na empresa?

Existem pessoas que parecem já ter nascido com a iniciativa e a proatividade escritas em sua personalidade. No entanto, mesmo que esse não tenha sido o seu caso, também é possível desenvolver esse comportamento. Quer saber como? Então, confira algumas possibilidades a seguir.

1. Liderança

O líder deve ser sempre o exemplo da equipe: um gestor proativo torna a sua equipe proativa. Por isso, incentive os seus liderados por meio de atitudes, como comprometimento, confiança e foco no resultado. Se o líder da equipe falta, se atrasa, é indeciso, demonstra insegurança, não sabe delegar tarefas e não sabe cobrar um bom desempenho, dificilmente conseguirá que os liderados desenvolvam essas competências por conta própria.

Assim, um bom líder deve servir de exemplo, ao mesmo tempo em que estimula a autonomia de cada um. Quando um chefe delega uma função desafiadora a um funcionário, ele está automaticamente dizendo que confia em suas capacidades para realizá-la, o que favorece a iniciativa e a proatividade desse colaborador.

2. Reconhecimento

Incentive os colaboradores a buscarem novas soluções para os problemas existentes e ofereça premiações e benefícios para aqueles que mais contribuírem junto à empresa. Assim, você demonstra que as atitudes são valorizadas e consideradas importantes para o seu próprio crescimento e o da organização.

Nas reuniões, permita que todos participem e exponham os seus pontos de vista. Corrija com educação, individualmente. Elogie em público. Reconheça cada colaborador pelas suas habilidades e diferenciais. Avalie o desempenho de cada um, ofereça palavras de motivação e dê um feedback justo, de modo que cada funcionário se sinta amparado e confiante para agir, mesmo sem esperar uma ordem (o que é a maior característica da proatividade).

3. Treinamento

Novas técnicas e conhecimentos adquiridos nos treinamentos são sempre uma forma efetiva para motivar e engajar os colaboradores. Entre os cursos mais buscados para despertar a produtividade, está o coaching. Esse método tem apoiado grandes referências mundiais a expandirem o seu sucesso por meio de ferramentas que possibilitam o máximo aproveitamento do potencial de cada profissional!

Assim, construa um verdadeiro programa de treinamentos em sua empresa. Lembre-se de que quanto mais capacitado o indivíduo estiver, mais ele estará confiante e seguro para fazer as suas próprias escolhas e caminhar com as próprias pernas em sua vida profissional.

4. Reflexão sobre as atitudes em âmbito profissional

Por fim, é importante estimular os colaboradores de uma empresa a constantemente refletirem sobre as suas ações em ambiente profissional, a fim de identificarem se estão ou não sendo proativos. Para isso, proponha questionamentos como:

  • Eu sou capaz de tomar decisões sozinho?
  • Eu sempre dependo do meu supervisor para cumprir minhas tarefas?
  • Eu só faço o que me mandam, sem questionar e sem expor as minhas sugestões de melhoria?
  • Eu assumo a minha parcela de culpa diante dos erros ou tendo a me vitimizar?
  • Eu ajudo os meus colegas quando eles estão em alguma dificuldade?

Esses questionamentos são fundamentais para que o próprio indivíduo seja capaz de perceber se é ou não proativo e de melhorar de forma contínua em sua trajetória profissional no local em que trabalha. Assim, explorar as perguntas acima no próprio momento do feedback pode ser de grande utilidade.

A proatividade e a iniciativa são duas características que caminham juntas. Elas são resultado da autoconfiança e da autonomia que os colaboradores de uma organização desenvolvem — por meio do estudo, da experiência prática no dia a dia, dos treinamentos, do reconhecimento de competências e, acima de tudo, de uma cultura organizacional pautada em lideranças exemplares.

Você se considera uma pessoa proativa? Por quê? Deixe a sua resposta por meio de um comentário no espaço a seguir. Além disso, que tal levar esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!