A fala é a nossa principal forma de comunicação. Em casa, no trabalho, na rua, estamos sempre nos comunicando, tanto com pessoas conhecidas quanto desconhecidas. Dada a sua importância, saber como falar corretamente no dia a dia é essencial, assim, podemos nos entender melhor e convivermos de forma mais harmônica e produtiva. Se deseja saber mais a respeito, é só continuar acompanhando o artigo.

A Importância de Se Comunicar Bem

Quando digo falar corretamente ou falar bem, não me refiro especificamente a seguir minuciosamente todas as regras gramaticais da língua portuguesa, e sim conseguir passar o seu recado com clareza e ser entendido pelo interlocutor. É claro que existem ambientes que pedem uma fala mais formal, como uma reunião profissional, por exemplo, contudo, o importante mesmo é conseguir se comunicar de maneira eficaz.

Tratar a respeito deste assunto é necessário porque muitos se preocupam demais com a escrita e deixam a fala em segundo plano, que é tão importante quanto. Quando você se comunica bem, consegue entender melhor o que o outro diz, expor suas ideias, ser entendido e, consequentemente, ter relacionamentos mais positivos. Por tudo isso, é sempre interessante buscar aperfeiçoar suas habilidades de comunicação, para que aprenda cada vez mais e possa evoluir sempre.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

7 Dicas de Como Falar Corretamente no Dia a Dia em Diferentes Situações

Assim como qualquer outra habilidade, a fala se desenvolve através da prática. Porém, existem algumas atitudes que podem intensificar esse desenvolvimento, veja, a seguir, quais são elas.

1 – Considere a Linguagem do Interlocutor

É fundamental começar se lembrando de que falar bem e corretamente nada tem a ver com parecer mais inteligente ou superior em relação aos demais, e sim ser entendido. Dessa forma, é primordial que considere a linguagem do seu interlocutor ao formular as suas frases, para que evite, por exemplo, utilizar um vocabulário rebuscado em um ambiente descontraído ou ser informal em uma ocasião que pede certa formalidade. Então, lembre-se de considerar o contexto para se comunicar de maneira adequada.

2 – Leia Mais e Amplie Seu Vocabulário

Buscar ampliar seu vocabulário é fundamental para que aprenda formas diferentes de dizer a mesma coisa e aperfeiçoe a sua capacidade de interpretação em relação ao que os outros lhe dizem. E a melhor maneira de fazer isso é através da leitura, que pode tanto ser de livros, quanto de revistas, jornais, sites. Assim, além de melhorar suas habilidades de comunicação, estará ampliando o seu conhecimento e, consequentemente, seu repertório de assuntos. Apenas tenha o cuidado de buscar fontes sérias e reconhecidas para obter informações confiáveis.

3 – Procure Saber Mais Para Falar Com Convicção

PSC

Falando em se informar, é sempre importante que busque aprofundar seus conhecimentos a respeito de temas que irá conversar com alguém. Lembrando que ninguém é obrigado a ser um especialista em determinado assunto para poder falar sobre ele, contudo, é interessante que tenha domínio em certas áreas para que sinta maior segurança para abordá-las. Isso se torna ainda mais necessário quando se trata de assuntos ligados ao seu trabalho.

4 – Não Tenha Vergonha de Assumir Que Não Sabe Algo

Ninguém sabe tudo, nem mesmo aquelas pessoas que são conhecidas por suas inteligência. Além disso, aqueles que são verdadeiramente inteligentes sabem que reconhecer que não sabem de algo não os torna tolos. Por isso, quando for conversar com alguém e for citado algum tema do qual não tem conhecimento, seja sincero. É muito mais digno e honesto reconhecer que não sabe do que emitir opiniões distorcidas e cheias de preconceito. A honestidade é uma característica dos sábios, lembre-se sempre disso.

5 – Saiba Ouvir Seu Interlocutor

Quando o assunto é fala, é inevitável deixar de citar o complemento dela, que é o ouvir, afinal é através desses dois elementos que a comunicação acontece. Nesse sentido, mais do que esperar que seu interlocutor conclua sua ideia para que você possa compartilhar o que você pensa a respeito daquilo, pare para ouvi-lo de forma atenciosa, sem julgamentos. Desse modo, estará criando uma conexão poderosa entre vocês e abrindo-se para o entendimento e o aprendizado.

6 – Seja Conciso e Evite “Florear” Demais

Um dos principais passos para ser entendido pelo interlocutor é transmitir a sua ideia de forma clara, sem florear demais. É claro que existem situações especiais em que é necessário ter certa cautela, como quando se vai ser uma notícia delicada a alguém, por exemplo. Entretanto, na grande maioria dos casos, o melhor a fazer é ser conciso e passar o seu recado com clareza e sem rodeios. Lembrando que ir direto ao ponto nada tem a ver com ser grosseiro, pois o foco é apenas a objetividade.

7 – Seja Você Mesmo

Por mais que deseje desenvolver suas habilidades de comunicação para falar melhor, seja sempre fiel à sua essência e ao que acredita ser o certo. O segredo do desenvolvimento e da evolução está exatamente em buscar conhecimento e absorvê-lo para aplicá-lo considerando os seus valores. Desse modo, lembre-se sempre de filtrar as informações para adaptá-las de acordo com a sua personalidade, pois é ela que faz de você um ser único e especial.

Falar corretamente é um processo que se estende por toda a vida, uma habilidade que deve ser buscada diariamente, através do hábito da leitura, do interesse em relação ao novo e de ouvir o que o outro diz. Além disso, trata-se de algo que não irá beneficiar apenas a sua comunicação e sim o seu desenvolvimento pessoal e profissional como um todo. Quanto mais vontade de aprender você tiver, mais rapidamente irá se desenvolver, o que te trará benefícios na carreira, nos relacionamentos e na vida em sociedade.

Minha última sugestão é que você se permita aprender e não tenha medo de sair da sua zona de conforto e errar. Afinal, caso se deixe dominar pelo medo, ficará sempre se julgando e perderá grandes oportunidades de evolução. Por mais doloroso que seja se dar conta de que cometeu um erro, é através desse tipo de experiência que mais se aprende. Então, ultrapasse as barreiras da insegurança e ouse ir além, porque é assim que irá se desenvolver e aperfeiçoar cada vez mais todas as suas habilidades, inclusive as de comunicação.

 

Copyright: 457481938 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem