Você tem o costume de se planejar para realizar as suas tarefas do dia a dia? Sabia que adotar esse hábito pode te ajudar a se tornar muito mais produtivo? Ao começar a fazer um planejamento semanal conseguirá organizar melhor suas atividades, tanto profissionais quanto domésticas, otimizar compras e fazer os seus dias renderem muito mais. Continue acompanhando e saiba como estruturar a sua rotina de forma prática e eficaz.

Conheça os Benefícios de Fazer um Planejamento Semanal

O planejamento é a chave para alcançar qualquer tipo de objetivo e, quando se trata da vida cotidiana, ele entra em cena como uma ferramenta poderosa, capaz de te ajudar a poupar recursos e fazer escolhas com mais sabedoria. Um exemplo bem simples do poder desse hábito envolve preparar, no início da semana, uma lista com todas as refeições que pretende cozinhar nos próximos dias. Assim, poderá fazer suas compras sabendo exatamente quais ingredientes irá precisar, o que resultará em mais economia e menos desperdício.
Lembrando que o planejamento pode beneficiar todas as áreas da sua vida, pois você conseguirá fazer uma melhor gestão do seu tempo e, assim, cumprir com todas as suas obrigações, ter mais tempo para se dedicar aos seus objetivos, aos relacionamentos pessoais e, claro, a si mesmo. Afinal, zelar pela sua saúde e equilíbrio emocional é essencial, pois é através do autocuidado que conseguirá se manter bem para continuar se dedicando para alcançar todas as suas metas.
Um ponto bastante importante a considerar é que, ao registrar as tarefas que precisa realizar durante a semana, sentirá a sua mente muito mais tranquila para se dedicar a uma atividade de cada vez, sem ansiedade e pensamentos intrusivos te lembrando de que tem mil coisas a fazer. É como se você passasse as preocupações para o papel, ou para um aplicativo se preferir, e se permitisse relaxar para viver cada momento em plenitude, sem afobação.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Dicas Para Fazer um Planejamento Semanal Eficaz

Se você tem uma rotina atribulada e acha que é impossível conseguir organizá-la, saiba que tudo é possível, desde que acredite e se dedique. E se já busca manter uma certa organização, adotar certos métodos fará com que suas ações tragam resultados ainda melhores. As dicas a seguir irão te ajudar nisso, confira!

1 – Separe um Dia da Semana Para Fazer Seu Planejamento

Como se trata de uma planejamento semanal, é importante que determine o dia em que ele será feito. O ideal é que seja no sábado ou domingo, assim, terá tempo para se organizar e começar a segunda-feira sabendo quais são as obrigações que precisa cumprir e seus respectivos horários. Escolha a ferramenta que achar mais prática, o que pode ser um bloco de notas, um aplicativo ou um tipo específico de agenda chamado planner, e mantenha-a sempre atualizada.

2 – Anote as Tarefas Que Precisa Realizar

Para se organizar e fazer o seu planejamento, é importante que saiba todas as tarefas que precisa cumprir naquela semana, o que inclui compromissos de trabalho, tarefas domésticas, consultas médicas, encontros com amigos, entre outras. Com essa lista em mãos, conseguirá encaixar as atividades com horário livre entre aquelas que têm hora marcada, como as consultas, por exemplo.

3 – Comprometa-se Com as Atividades Que Realmente Puder Cumprir

PSC

Ter um planejamento realmente irá te ajudar a fazer os seus dias renderem, entretanto, não existe milagre e, por isso, evite querer se comprometer com um número de atividades maior do que pode cumprir. A intenção de se planejar é ter um maior controle das suas horas, portanto, seja sensato ao estipular o tempo para cada tarefa, se conseguir fazer mais rápido, ótimo, se não der, tudo bem. Lembre-se que é melhor cumprir cinco obrigações e conclui-las do que se comprometer com dez e não dar conta.

4 – Adote o Hábito de Fazer Listas

O simples ato de anotar coisas já irá te ajudar a se organizar melhor e evitar desperdiçar tempo e dinheiro. Assim, comece a fazer listas quando for fazer suas compras semanais, isso evitará que se concentre no que realmente precisa, para que não gaste mais do que o necessário e, também, consiga concluir a tarefa em menos tempo. As listas são positivas porque te ajudam a manter o foco nos seus objetivos, sem correr o risco de se desviar deles.

5 – Elimine Tudo Aquilo Que Não Agrega

Durante o processo de se planejar para a semana que virá, considere eliminar todas as coisas que não agregam, como tarefas que não acha importantes. Fazer essa seleção é importante para que mantenha o foco nas coisas que realmente fazem sentido para você e contribuem para o seu desenvolvimento e bem-estar. Não há problema algum em recusar um pedido ou um convite se aquilo for, de alguma maneira, te atrapalhar, responda de modo educado e sincero que certamente será compreendido.

6 – Separe um Tempo Para Cuidar de Si

É necessário ressaltar que o planejamento deve contemplar tudo aquilo que você considera importante e não apenas obrigações da casa e do trabalho. Portanto, lembre-se de separar um tempo para cuidar de si e para realizar atividades que lhe façam bem, como praticar atividades físicas, descansar, estar com seus entes queridos e o que mais fizer sentido para você. Todo o tempo que você destina para o autocuidado não é perdido, pelo contrário, pois está investindo em mais energia e força para continuar dando o seu melhor em tudo o que fizer.

7 – Aceite Quando Imprevistos Acontecerem

Por fim, é fundamental que tenha a consciência de que, por mais organizado que seja o seu planejamento, imprevistos acontecem. Por isso, não se culpe ou desperdice seu tempo se lamentando, afinal, uma coisa que não saiu como o esperado não precisa comprometer toda a sua semana. Se hoje não deu certo, amanhã você terá uma nova oportunidade. Desse modo, esteja sempre aberto para fazer alterações necessárias ou para lançar mão de um plano B.
O planejamento é uma ferramenta que nos possibilita organizar todos os passos necessários para chegarmos até os nossos objetivos. Portanto, planeje-se e veja o quanto as suas forças serão multiplicadas.
 
Copyright: 222546226 – https://www.shutterstock.com/pt/g/roobcio